GESTÃO DE RISCOS E FORNECEDORES. O QUE É E POR QUE A SUA EMPRESA PRECISA SE IMPORTAR

  02/07/2014 - Por : -

A gestão de riscos de fornecedores é um trabalho preventivo em que a empresa simula ou imagina cenários de possíveis perdas e cria processos e rotinas para evitá-las.

A partir das relações comerciais com seus atuais e possíveis fornecedores, é possível pré-determinar quais os problemas que podem surgir em relação a sigilo, privacidade e políticas estratégicas, além de avaliar o desempenho.

A equipe de compras está diretamente ligada a este trabalho, porém não é exclusividade dela fazer este gerenciamento.

Também se envolvem financeiro, controladoria, jurídico e outros departamentos.

A gestão de riscos de fornecedores é uma preocupação da empresa moderna, pois o hall de fornecedores que a atende pode ser decisivo em sua competitividade.

A capacidade de um fornecedor atender a demanda com qualidade, bom preço e eficiência de entrega e tempo de resposta para possíveis problemas de logística pode fazer toda a diferença na hora de contar com a matéria-prima ou componentes de determinado produto.

A médio e longo prazo, isso se refletirá na produtividade da empresa e até na satisfação do cliente, pois a cadeia produtiva (incluindo aí recebimento de produtos e serviços de terceiros) precisa funcionar 100% para que o produto ou serviço final sejam entregues com qualidade e tempo hábil.

As empresas que fazem parte da carteira de fornecedores da minha empresa têm uma história sólida no mercado?

Elas têm capacidade de assumir os compromissos acordados?

Qual seu grau de endividamento?

Sua governança combina com os valores da minha empresa?

Como está a imagem delas e qual seu grau de envolvimento com sustentabilidade e responsabilidade social?

Estes são todos questionamentos que perpassam a gestão de riscos de fornecedores.

A comunicação precisa ser a chave desta relação, pois não se trata de algo puramente comercial.

O relacionamento entre contratante e contratado deve ser o mais transparente possível.

Ambos devem buscar juntos soluções neste trabalho ganha-ganha, onde todas as partes estão interessadas em crescer e têm consciência que isso só é possível apenas trabalhando em conjunto, pense sobre sua gestão de riscos.

Neste sentido, a tecnologia faz toda a diferença, pois vem para auxiliar na gestão de compras e relacionamento com fornecedores.

Uma boa solução de e-Procurement que atenda desde os processos de cotação até fechamento da compra e acompanhamento de recebimento, pagamento e demais processos da transação, tira o foco do operacional e torna tudo mais estratégico.

É uma questão de tempo, custo e confiabilidade (três fatores muito importantes no relacionamento entre contratante e contratado).

Com informações atualizadas, cruzando dados com as soluções de gestão empresarial e fornecendo relatórios dinâmicos, o software de e-Procurement auxilia na avaliação de fornecedores, nos cálculos de margem de lucro, gestão de contratos, controle de estoque, recebimento, pagamentos entre outros.

Assim, sobra mais tempo para o olho no olho, para acertar os ponteiros e fazer bons negócios.

Controle a gestão de riscos.

Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto?

Comente abaixo que teremos prazer em ajudá-lo!

4.4/5 - (29 votes)

Avalie esse Post

4.4/5 - (29 votes)