3 ERROS QUE O SEU DEPARTAMENTO DE COMPRAS DEVE EVITAR

  02/02/2022 - Por : - -

Muito se fala da necessidade de realizar uma boa gestão de aquisições e de estoque, de manter o equilíbrio com a demanda para evitar custos desnecessários.

No entanto, você já parou para pensar no impacto da má gestão do departamento de Compras para os resultados do seu negócio?

Provavelmente, sua resposta será não. Afinal, se a sua empresa faz um mau gerenciamento, os problemas nem são percebidos.

Mas acredite: eles existem e prejudicam o seu empreendimento.

Neste post, vamos apresentar os impactos negativos da má gestão de compras para a sua empresa. O objetivo é fortalecer o aspecto estratégico para melhorar as negociações e otimizar os resultados.

Que tal entender mais? É só continuar lendo!

A importância do departamento de Compras

Esse setor tem um viés operacional, mas precisa ter um aspecto cada vez mais estratégico.

É dessa maneira que se consegue aumentar a qualidade de produtos e matérias-primas, além de conseguir um preço mais atrativo, que trará um diferencial competitivo para o seu negócio.

Fica evidente que o setor de Compras tem um papel importante para as tomadas de decisão organizacionais. Ele está relacionado ao estoque e, principalmente, ao posicionamento estratégico da empresa perante o mercado, o que exige um trabalho sinérgico com as necessidades do negócio e planejamento estratégico.

Perceba que o setor de Compras tem uma grande responsabilidade, que vai além da simples cotação de preços.

Seu papel passa pela gestão do relacionamento com os fornecedores, que influencia as outras áreas e aprimora os processos internos.

Os principais erros do departamento de Compras

As 3 falhas principais relacionadas a esse setor são:

1. Compra de muitos produtos com baixo giro

Essa situação apresenta 2 problemas principais. Um deles é a expiração da validade dos produtos devido à pouca saída. O outro é o custo de manutenção dos itens parados. Afinal, o estoque representa dinheiro parado.

Essas situações impactam as finanças do negócio e prejudicam os processos logísticos, além de elevar os gastos com a reposição de mercadorias. Para evitar essa situação, é necessário ter um bom controle de estoque, que identifique os produtos com mais e menos giro.

Esse planejamento também ajuda a identificar a sazonalidade dos produtos (quando houver) e fazer uma programação de compras eficiente.

2. Ausência de conhecimento da rede de fornecedores

O relacionamento da sua empresa com os clientes pode ser prejudicado devido à falta de um produto ou o atraso na entrega da mercadoria.

Essas situações podem levar o consumidor a buscar um item similar na concorrência, o que leva à queda nas vendas.

Essas falhas são ocasionadas por fornecedores descomprometidos, que nem sempre cumprem sua parte e deixam o seu negócio em uma situação complicada. Tenha em mente que problemas com um fornecedor podem gerar erros na logística e até mesmo com a justiça. De modo geral, paralisam suas vendas e impactam negativamente os resultados.

O ideal é trabalhar com uma boa base de fornecedores, que seja qualificada e homologada. A lista deve contar com informações detalhadas e considerar aspectos relevantes, como histórico de entrega, saúde financeira e reputação no mercado.

3. Ignorar os programas de relacionamento com os fornecedores

Os parceiros de negócio são fundamentais para a sua empresa. Por isso, o bom relacionamento com eles é imprescindível.

É somente a partir da gestão desse aspecto que a equipe de Compras pode pedir prazos, condições especiais de pagamento e negociar descontos.

A falta de um relacionamento mais próximo atrapalha a negociação e quantidades e preços, que impactam o valor final dos produtos.

No entanto, é melhor investir em empresas que atuam com o fornecimento de insumos e mercadorias. Também é importante que eles conheçam suas necessidades, equipe de vendas e condições.

Lembre-se de que uma ferramenta de e-procurement é essencial para a homologação e qualificação de fornecedores.

Para esse processo, você pode contar com a IBID, que conta com uma solução adequada para fazer a gestão de parceiros, focar negociações e redução de custos, identificar tendências pelo Business Intelligence (BI) etc.

Evitando esses 3 erros, fica mais fácil para a sua empresa alcançar melhores resultados com o seu departamento de Compras. Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo com a nossa ferramenta!

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