4 DICAS PARA FAZER UM PLANEJAMENTO DE COMPRAS EFICIENTE

  30/01/2022 - Por : - -

Toda atividade na empresa precisa ser bem programada para surtir efeitos positivos, fazer um planejamento de compras eficiente, por exemplo, é um requisito mínimo.

O planejamento de compras eficiente é fundamental para ter um controle adequado do departamento, garantir a competitividade do negócio e manter as finanças em dia.

É importante saber que a gestão das aquisições feita de modo adequado pode representar uma economia significativa, que eleva a rentabilidade da organização.

Porém, o que pode ser feito nesse contexto?

Neste post, apresentaremos 4 dicas que ajudam a alavancar o seu negócio por meio de um planejamento de compras eficiente.

4 dicas de um planejamento de compras eficiente:

1. Monitore constantemente o seu inventário

A quantidade de itens armazenados no estoque é uma informação relevante e que precisa ser sempre conhecida em um planejamento de compras eficiente.

Por meio dela, é possível saber os consumíveis e insumos que acabam mais rapidamente. Ou seja, que têm maior giro e que, por consequência, exigem um abastecimento ágil e constante.

Além disso, é possível saber se há matéria-prima disponível para dar continuidade ao processo de produção. Sem haver prejuízos aos clientes, claro, ou ao funcionamento organizacional.

Outra informação útil é a rotatividade dos itens para garantir a satisfação dos consumidores. E, desta forma, evitar aquisições desnecessárias (no caso dos produtos com pouca saída).

2. Estabeleça um plano anual de compras

A finalidade dessa atitude é prever quais compras deverão ser realizadas ao longo do ano.

Por mais que haja variações, essa é uma maneira de saber antecipadamente a alocação dos recursos e quando o planejamento deve ser colocado em prática.

Para elaborar o planejamento de compras eficiente da sua empresa, diversos fatores devem ser considerados:

  • quantidade de insumos, matérias-primas, bens, consumíveis e serviços comprados ao longo do ano;
  • inventário atual;
  • informações sobre as vendas realizadas no ano imediatamente anterior;
  • pedidos realizados, conforme o seu negócio.

À partir desse planejamento anual, consegue-se ter uma visão mais abrangente e que considera aspectos sazonais. Ou seja, períodos que têm mais ou menos saída.

3. Gerencie os fornecedores

Essa etapa está diretamente relacionada à anterior, já que, à partir do planejamento de compras eficiente, é possível perceber a necessidade de novos fornecedores.

Ao mesmo tempo, consegue-se negociar melhor com os antigos fornecedores.

Isso porque a partir do relacionamento, volume de vendas, entre outros aspectos, é possível pedir descontos ou preços diferenciados.

De toda forma, é imprescindível especificar os detalhes da transação e as expectativas. Por exemplo, suporte pós-venda, prazos de entrega, qualidade etc.

No caso de tentar estabelecer uma parceria de longo prazo, vale a pena pensar em uma aliança estratégica, que permita que todas as partes envolvidas obtenham benefícios.

Veja o vídeo abaixo do SEBRAE Minas sobre gestão de compras e estoques:

4. Automatize o processo para um planejamento de compras eficiente

A automação possibilita realizar atividades operacionais de modo automático. Deixando, assim, um espaço maior para o envolvimento com as ações estratégicas.

O monitoramento do processo de compras e do controle de estoque também ajudam a melhorar os processos realizados e obter economia.

Tenha em mente que a falta de um sistema automatizado faz com que se perca muito tempo com a realização de atividades operacionais, que poderiam ser executadas automaticamente.

Por outro lado, um sistema de gestão facilita a obtenção dos dados e a previsão das compras para que o planejamento seja mais eficiente.

Você também pode contar com uma ferramenta de e-procurement, que ajuda a encontrar os melhores fornecedores para a sua empresa. Como o e-procurement da IBID, por exemplo. Quer conhecer mais sobre essa ferramenta? Solicite uma demonstração gratuita.

E na sua empresa, você já realiza um planejamento de compras?

Deixe a sua resposta no comentário.

F.A.Q- Perguntas frequentes:

  1. Qual a melhor maneira para se fazer um planejamento de compras eficiente?
    • Monitora frequentemente o inventário
    • determinar um plano anual de compras
    • Gerir os fornecedores
    • automatizar o processo para um planejamento de compras eficiente
    • revezamento dos itens
  2. Qual a finalidade de estabelecer um plano anual?

O objetivo dessa prática é analisar quais as compras que deverão ser feitas durante o ano.

Ainda que    haja   alterações,  essa  é       uma   forma de     ficar   entendido antecipadamente a reserva dos recursos e quando as metas devem ser postas em ação.

Por meio desse planejamento anual, é possível fazer uma avaliação mais ampla e que considera aspectos sazonais.

  1. o que são aspectos sazonais?

Esse fenômeno ocorre no período do ano em que as vendas de determinado produto aumenta mais que nos outros meses. esse acontecimento é denominado sazonalidade.

Tal acontecimento costuma ocorrer em alguns tipos de negócios e a liderança precisa estar a par para se proteger contra prejuízos.

Porém, esse aspecto também pode apresentar ótimas oportunidades. Mas para isso é preciso se organizar e se preparar para enfrentar aqueles meses que consecutivamente serão os mais difíceis.

  1. Como lidar com a sazonalidade no seu investimento?
  • organizar de forma correta os investimentos;
  • fazer todos os registros possíveis;
  • melhore o mix de produtos;
  • fiscalize o histórico das vendas;
  • invista nos relacionamentos com os clientes;
  1. Qual a importância das compras estratégicas?

As compras estratégicas tem uma importante finalidade permite que a empresa alcance diversos benefícios e obtenha um diferencial no mercado em relação a concorrência.

Mesmo com essa postura muitos no mercado de trabalho sentem dificuldade em atuar estrategicamente, principalmente devido às aquisições realizadas.

Isso porque há muitos embaraços sobre tal conceito e muitas pessoas pensam que a simples prática de comprar ja é o ponto mais louvável para aplicar essa prática.

Há diversos benefícios em obter essa prática as vantagens por ela alcançadas abrangem a padronização, organização e redução do ciclo de compras, além disso discorre em um aumento significativo no mercado e melhorar a qualificação dos fornecedores que também é uma parte muito importante para se investir em uma empresa.

A prática das compras estratégicas também contribui para reestruturação dos processos padronizados, com o objetivo de obter resultados mais eficientes.

  1. Quais as melhores vantagens através das compras estratégicas?
  • postura diligente;
  • manutenção da rede de fornecedores;
  • diminuição no custo de aquisições
  • aumento na competitividade
  1. Qual a importância em gerenciar os fornecedores?

Essa etapa está ligada inteiramente às estratégias de compras, a partir de um planejamento eficiente torna -se capaz de enxergar a necessidade de novos fornecedores.

Além de permitir fazer ótimas negociações com antigos fornecedores

Os volumes de vendas, e outros aspectos são melhorados a partir do relacionamento com fornecedores, é possível conseguir descontos entre outras coisas.

Vale a pena investir em uma aliança estratégica, o que permite que as partes envolvidas alcancem resultados benéficos.

  1. Qual a finalidade do planejamento de compras?

É fundamental para manter o gerenciamento e garantir a competitividade no mercado  e estabelecer as finanças do negócio de modo atualizado.

4.7/5 - (25 votes)

Avalie esse Post

4.7/5 - (25 votes)