4 DICAS PARA OTIMIZAR O RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DE MERCADORIAS

  20/02/2022 - Por : - - -

A gestão do estoque é uma atividade essencial para a empresa.

Sem esse controle, sua empresa pode ficar sem produtos para a venda ou manter uma grande quantidade de itens, o que gera custos altos para a organização.

No entanto, uma dúvida recorrente é: como controlar o recebimento e armazenamento de mercadorias?

Esse processo precisa ser automatizado para apresentar maior precisão.

Os dados devem coincidir com o inventário físico e com os controles de estoque determinados, como a contagem rotativa e cíclica.

A ideia é evitar os problemas principais das empresas: necessidade de disponibilizar áreas livres e aproveitar o espaço de forma inadequada.

Se é isso que você deseja, leia este post e confira algumas dicas para monitorar o recebimento e armazenamento. Então, vamos lá?

Como funciona o recebimento e armazenamento de mercadorias?

Esse processo pode variar de acordo com a empresa e suas especificidades. Porém, há 7 etapas gerais que fazem parte do procedimento.

Confira quais são elas e como se caracterizam:

1. Recebimento das mercadorias

A primeira etapa se refere à preparação para a carga e descarga de mercadorias. De acordo com a espécie e característica dos produtos, eles são paletizados ou fracionados.

Alguns equipamentos ajudam nesse momento, como empilhadeiras, niveladores, entre outros.

2. Endereçamento

Nessa etapa é feita a conferência dos produtos com a nota fiscal e o pedido. Em seguida, os itens são endereçados e enviados para o estoque conforme a etiqueta da mercadoria.

A agilidade dos profissionais e as informações corretas ajudam a obter mais produtividade e gerar economia.

3. Estocagem

O produto chega ao endereço enviado e o operador confere se está correto.

O item é encaminhado para o ponto de estocagem para o armazenamento de modo sistêmico, sendo que ainda aguarda o procedimento de identificação.

O maior cuidado nesse momento é com o espaço, já que é possível evitar desperdícios e manter o controle de quantidade.

4. Identificação

Nesse processo, a mercadoria é retirada do estoque para identificação. A partir disso, o pedido vai para o sistema de gerenciamento do armazém.

Em seguida, as informações são encaminhadas para o coletor de dados. Há a identificação da mercadoria e o profissional é encaminhado para o setor de separação.

5. Separação

Esse procedimento também é chamado de picking. Isso acontece depois que a mercadoria chega ao setor de separação, onde é fracionada e desfeita conforme as especificações do pedido.

O picking propriamente dito é o procedimento de separação e preparação, que deve ser eficaz. O recomendado é seguir o posicionamento dos itens e o fluxo de documentos e informações.

Assim, evita-se a perda de mão de obra e a incidência de custos elevados. É por isso que essa atividade, muitas vezes, é terceirizada.

6. Embalagem

A mercado passa por essa etapa conforme o pedido e o tipo de produto a ser transportado.

7. Expedição

O produto segue embalado para esse setor e cumpre as informações do sistema sobre o endereço de recebimento. A carga é carregada e a entrega, feita.

Como otimizar esse processo?

A passagem pelas 7 etapas listadas pode ser agilizada com algumas técnicas simples.

Veja o que sua empresa pode fazer:

1. Conte com máquinas e equipamentos especializados

O processo de recepção de produtos pode ser otimizado com o uso de máquinas, como empilhadeiras e niveladores.

2. Faça a conferência do pedido

No recebimento, o ideal é fazer a conferência de mercadorias conforme a nota fiscal e o pedido.

Lembre-se de colocar o endereço coreto, que aumenta a agilidade do processo e reduz os gastos desnecessários.

3. Utilize códigos de barras

Esse sistema é o mais adotado atualmente para o processo de endereçamento. Por meio dos códigos de barras, os materiais são transportados diretamente ao ponto de estocagem e são armazenados de acordo com um sistema preestabelecido.

Outra vantagem do código de barras é o ato de encontrar o item no estoque, já que o sistema de gestão mantém o registro.

Isso facilita para o setor de Compras e evita gastos com aquisições desnecessárias.

4. Adote o inventário

A logística exige que os produtos armazenados sejam registrados de modo preciso, evitando inconsistências.

O inventário é fundamental nesse processo, tanto para a manutenção do estoque quanto para a organização da empresa.

Uma possibilidade é o inventário cíclico, também chamado de rotativo, que se constitui na contabilização contínua dos produtos estocados de acordo com uma frequência previamente determinada.

Com isso, é possível manter o sistema de gestão atualizado e garantir que os dados assegurem as demandas exigidas da produção.

E sua empresa, está preparada para otimizar o armazenamento de mercadorias?

Aproveite as dicas que preparamos e aprofunde-se no assunto lendo sobre “Métodos de controle de estoque: como aplicar o preço médio na sua empresa”.

FAQ

4 dicas para otimizar o recebimento e armazenamento de mercadorias

Uma gestão de estoque é uma atividade tida como de fundamental importância para uma empresa. Se não houver esse controle, uma empresa pode ficar sem ter produtos para uma venda ou não poderá manter uma grande quantidade que é a de itens, com geração de altos custos para uma organização. Surge uma dúvida: Como otimizar o recebimento e armazenamento de mercadorias?

Etapas gerais de recebimento e armazenamento de mercadorias 

O recebimento e o armazenamento de mercadorias pode ser variável e de acordo com uma empresa e as suas especificidades, com 7 etapas que são gerais e que fazem parte do procedimento. Essas etapas se caracterizam por recebimento das mercadorias, com uma preparação da carga e descarga, mas sempre de acordo com a espécie e características de um produto.

A etapa do endereçamento de um produto, com a nota fiscal e o pedido, para que com a agilidade dos profissionais e com informações corretas, possam ajudar em uma produtividade e com geração de economia. A etapa que é a de estocagem é com o produto chegando ao endereço enviado e com um operador conferindo se está tudo certo.

A etapa de identificação de um produto que é com a mercadoria sendo retirada de um estoque para identificação e com o pedido indo direto para um sistema de gerenciamento do armazém. A etapa de separação acontece após de a mercadoria chegar ao setor que é o de separação, para ser fracionada ou desfeita e de acordo com todas as especificações de um produto.

A embalagem é mais uma etapa no recebimento ou no armazenamento de mercadorias, que deve ser de acordo com um tipo de produto a ser transportado. A última etapa é a da expedição com o produto seguindo embalado para esse setor e ainda cumprindo com todas as informações do sistema sobre um endereçamento recebido, com a carga sendo carregada e entregue. 

A otimização desse processo  

Além de todas as etapas listadas acima, há de se ter uma agilidade e com algumas técnicas que sejam simples, que mostraremos por meio de 4 dicas que são para uma otimização que é a de um processo de recebimento e de armazenamento de mercadorias, que é o de contar com máquinas e equipamentos que sejam especializados no processo que é o de recepção de mercadorias. 

A segunda dica que é para uma otimização desse processo é para que se faça uma conferência que é a de um pedido, de acordo com a nota fiscal e o pedido. A terceira dica é pelo uso de um código de barras, para que os materiais possam ser transportados diretamente a um ponto que é o de estocagem e que serão armazenados de acordo com um sistema que é o preestabelecido.

A quarta e última dica é para uma adoção do inventário, com os produtos armazenados sendo registrados de um modo que é preciso, para uma manutenção de estoque e para uma organização de uma empresa. 

O que é o inventário cíclico?

R Esse tipo de inventário é também denominado como rotativo, constituindo em uma contabilização que é a contínua dos produtos estocados e que são de acordo com uma frequência que é a previamente determinada. 

4.5/5 - (25 votes)

Avalie esse Post

4.5/5 - (25 votes)