5 DICAS PARA LIDAR COM A SAZONALIDADE PARA SEU NEGÓCIO

  28/01/2022 - Por : - -

Sabe aquele período do ano em que as vendas de determinado produto crescem mais que o restante dos meses? Ela é chamada de sazonalidade.

Esse fenômeno costuma acontecer com alguns tipos de negócios e o empreendedor precisa estar atento para evitar prejuízos.

No entanto, essa característica também pode apresentar boas oportunidades. Basta saber se organizar e preparar para encarar aqueles meses que são financeiramente mais difíceis.

Assim, essa flutuação das vendas deixa os impactos negativos para o fluxo de caixa de lado.

Para ajudá-lo a estar preparado, neste post vamos trazer 5 dicas que manterão as suas finanças estáveis durante o ano todo.

Quer saber mais?

Aproveite as dicas a partir de agora:

1.      Planeje bem seus investimentos

Toda empresa precisa saber se há dinheiro disponível para aplicar no negócio ou se é preciso esperar outro momento. Essa questão deve estar sempre em sua mente para evitar problemas nos meses de vendas mais fracas.

Por exemplo: se vende artigos para praia em um estado do Sul do Brasil, é possível que, durante os meses de inverno, venda significativamente menor.

O resultado é uma queda brusca no faturamento, que pode fazê-lo se comprometer com os fornecedores.

É nesse momento que o planejamento se torna essencial. Afinal, se tiver dinheiro guardado, é possível pagar os fornecedores à vista e tentar obter um desconto.

No entanto, lembre-se de cuidar com o espaço disponível no estoque. Desse modo, evita-se a obsolescência e danos aos produtos.

2. Faça todos os registros necessários

É possível que você faça as contas de cabeça quando o seu negócio ainda é pequeno. Porém, essa é uma atitude ruim e que pode prejudicar as suas finanças.

O ideal é trabalhar com um sistema de gestão ou uma planilha de volume de venda por período e fluxo de caixa.

A partir das anotações, é possível compreender quais são os períodos de mais e menos vendas, o que permitirá se preparar melhor para a segunda situação.

Essa visualização também facilitará a descoberta de quando é o melhor momento de comprar para ter um estoque apropriado para o período de aumento de vendas.

3. Aprimore o mix de produtos

A flutuações de vendas pode ser explicada por diferentes motivos. Por exemplo: a localização do seu estabelecimento e o hábito dos clientes.

No entanto, um fator altamente relevante e que nem sempre é considerado é o mix de produtos.

O recomendado é procurar sempre itens novos que permitam aumentar o ticket médio das vendas, ou seja, o valor médio gasto por cliente na sua empresa.

Ao contrário, se mantiver sempre os mesmos produtos, dificilmente terá alguma mudança.

Para conhecer as tendências, o ideal é participar de feiras, pesquisar na internet e conversar com concorrentes. Perceba que um item interessante pode ser uma oportunidade de atrair clientes nos períodos de baixa nas vendas.

4. Analise o histórico de vendas

O registro de vendas anteriores é um dado extremamente relevante para projetar estoque e a necessidade de investimentos para períodos de aumento nas vendas.

Primeiro, saiba qual é a média de vendas feitas durante todo o ano.

Procure saber também os produtos que têm mais e menos saída, além do total de vendedores necessário para o bom atendimento dos clientes.

A partir desses dados, você conseguirá identificar diferentes peculiaridades, como a demanda dos consumidores, detalhes do segmento de atuação, possibilidade de lançamento de produtos com base nas tendências e estabelecimento das metas de venda.

5. Foque o relacionamento com os clientes

Essa é uma premissa de todo negócio de sucesso, que ainda ajuda a melhorar os resultados da sua empresa.

Uma dica interessante é criar um newsletter que informe as promoções e novidades. Outra sugestão essencial é apostar nas redes sociais, que aumentam a visibilidade da sua marca e as chances de fidelização dos clientes.

Assim, a sazonalidade é um período interessante que, quando a empresa está bem preparada, transforma-se em uma grande oportunidade de crescer e desenvolver as vendas de outros produtos.

Então, que tal seguir essas 5 dicas? Aproveite e deixe o seu comentário se tiver alguma dúvida ou experiência a compartilhar.

F.A.Q – Perguntas frequentes:

  1. O que é sazonalidade?

Esse fenômeno ocorre no período do ano em que as vendas de determinado produto excedem mais que nos meses anteriores. Esse fato é chamado de aspectos sazonais, esse processo costuma ocorrer em alguns tipos de negócios, e a liderança precisa estar a par para se proteger contra prejuízos.

Por outro lado, esse aspecto também pode apresentar ótimas vantagens. Mas para isso é preciso haver organização e se preparar para enfrentar aqueles meses que consecutivamente serão os mais difíceis.

2.Como lidar com a sazonalidade?

  • Organizar de forma correta os investimentos; Toda organização deve saber conduzir seu capital ou seja precisa estar ciente se existe dinheiro disponível para aplicar no negócio ou se é necessário esperar para investir em outro ocasião.
  • Fazer todos os registros possíveis; Um ponto primordial para atravessar o processo de sazonalidade é fazer todas as anotações possíveis, essa prática permite ver quais são os períodos de maiores e menores vendas, isso permitirá se proteger melhor para um outra circunstância.
  • Melhore o mix de produtos; É recomendável estar sempre atualizado com novas tendências do mercado, itens que gerem maior visibilidade e aumentam o ticket médio das vendas, isto é o custo do valor médio por clientes na empresa.
  • Fiscalize o histórico das vendas; É importante fazer um levantamento da média de vendas realizadas ao longo do ano, em seguida avaliar os produtos que tem maior ou menor saída, além do número de vendedores necessários para um ótimo atendimento dos clientes. por meio desses dados é possível identificar as diversas peculiaridades.
  • Invista nos relacionamentos com os clientes; Este é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio, em especial em situações difíceis pois ajuda a melhorar os resultados da empresa. A criação de um newsletter para informar novidades e promoções, investir nas redes sociais como ferramenta de divulgação e visibilidade da empresa e além de criar um importante vínculo com os clientes.
  1. Quais fatores alinham o setor de compras?
    • variedade nas demandas
    • comodidade aos clientes
    • constância das operações de vendas
    • redução de perda
    • uso inteligente no capital de giro
    • impedimento na duplicação de compras
  2. Qual ferramenta pode ajudar no processo de vendas?

As diferentes mudanças imposta pela tecnologia nos procedimentos de comercialização trouxe muitas vantagens para as diversas empresas, um exemplo disso é o uso do código de barras, que traz muitos benefícios para o setor empresarial, fornecedores e até mesmo clientes.

  1. Quais vantagens na utilização do código de barra?
    • Melhoria no atendimento
    • Melhoramento no controle de estoque em tempo real
    • Diminuição das margens de erros
    • Eliminação de desperdícios
    • Organização para realizar promoções
    • Mais êxito na expansão do negócio
  2. Como aproveitar oportunidades no período sazonal?

Avaliar é identificar os produtos mais vendidos, investimento na equipe de atendimento, fazer uma decoração para tornar o ambiente mais atrativo, no período de baixa venda é importante conhecer mais os clientes oferecendo um serviço personalizado visando a fidelização entre ambas as partes e reforçar a gestão é um importante fator de desenvolvimento.

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