6 ETAPAS PARA IMPLANTAR O PCP NA SUA EMPRESA

  14/07/2017 - Por : - 6 etapas para implantar o PCP na sua empresa

Você já adota na sua empresa o Planejamento e Controle da Produção (PCP)? Essa é uma ação fundamental, porque é a partir dela que se pode trabalhar a produção de modo mais eficiente e efetivo.

O planejamento é fundamental para o seu negócio. Com ele é possível prever a necessidade de materiais para o estoque e a demanda de produção em larga escala, além de recursos e investimentos necessários.

Mas quais são os reais benefícios do Planejamento e Controle da Produção para a sua empresa? É o que vamos tratar neste post.

Você vai ver que é possível reduzir os desperdícios e elevar o lucro, porque essa ferramenta facilita o trabalho do empreendedor em curto, médio e longo prazos.

Então, que tal entender melhor? Confira!

O que é PCP?

Esse sistema de gerenciamento da produção permite controlar, prever e otimizar o uso dos recursos.

A consequência é a melhoria dos resultados da produção e tomadas de decisão mais precisas e adequadas.

Isso porque o Planejamento e Controle da Produção é uma prática que permite gerir os recursos operacionais adotados no setor produtivo.

A grande finalidade é garantir que o produto certo seja entregue no momento adequado e para o cliente correto.

Quais benefícios sua empresa pode obter?

O Planejamento e Controle da Produção assegura a execução das atividades com os materiais corretos, na quantidade adequado e no prazo combinado.

O objetivo é evitar desperdícios e defasagens na produção.

Outros benefícios conquistados são:

Melhor avaliação dos recursos ociosos

Os itens parados em estoque representam perda de dinheiro e podem ser reduzidos com a prática do Planejamento e Controle da Produção.

É possível verificar os itens ociosos na produção e fazer um novo plano de compras, a fim de que não faltem nem fiquem sem giro.

Melhor planejamento da fábrica

A produção pode ser melhor organizada a partir das operações pendentes por recurso produtivo.

Assim pode-se otimizar o período de ociosidade de cada recurso e definir o que e quando deve ser realizado.

Melhor acompanhamento da produção

O Planejamento e Controle da Produção assegura melhor controle das ordens de pedido atrasadas e em dia, executando essa ação de modo estruturado.

Isso pode ser executado a partir da data de entrega e pela visualização da etapa produtiva em que se encontram.

O objetivo é saber exatamente quais prazos devem ser cumpridos, o que permite evitar problemas e imprevistos.

Melhor análise da produção por recurso

A ideia de fazer a análise da produção por recurso permite conferir datas determinadas, gerando estatísticas e relatórios de desempenho que ajudam a melhorar as decisões de compras futuras.

Como funciona?

A prática de Planejamento e Controle da Produção deve envolver todos os setores da empresa que trabalham de modo relacionado à produção.

Por exemplo: estoque, compras, entre outras áreas.

Todos devem determinar juntos as responsabilidades individuais e práticas que devem ser adotadas para que o processo seja mais eficiente.

Por exemplo: o setor de Vendas pode elaborar planos de produção de acordo com as previsões feitas pelo mercado. Já Compras deve se certificar de que não há falta de materiais.

E a indústria controla os níveis de produção para que a demanda seja entregue prazo. E por aí vai.

Na prática, isso significa a otimização de uso dos recursos, redução dos desperdícios e garantia de entregas no prazo. Em outras palavras, há mais qualidade e produtividade.

Há 6 etapas para implantar o sistema na sua empresa. Confira:

Previsão de demanda

Essa projeção assegura que os gestores analisem a produção e os recursos humanos e materiais necessários.

A ideia é que a organização aplique uma estratégia produtiva direcionada para o estoque.

Planejamento da capacidade produtiva

O gestor que possui esses dados pode analisar a capacidade produtiva do empreendimento, analisando se está adequada ou se há a necessidade de redimensionamento de acordo com a previsão de demanda.

Planejamento Agregado da Produção (PAP)

O PAP permite traçar uma estratégia mais adequada a partir da definição sobre volumes de produção, contratação e demissão de colaboradores, estoques mensais, subcontratação, serviços logísticos, horas extras e contratos de fornecimento.

Lembre-se de que esse documento é anual, mas possui uma atualização mensal.

Programação Mestra da Produção (PMP)

Essa etapa ajuda a definir como os planos de produção são operacionalizados em um prazo curto a partir do direcionamento e análise de recursos para produzir a quantidade correta a fim de suprir a demanda.

A diferença para o PAP é que o PMP é mais detalhado e considera a previsão da demanda, as solicitações de produção e compras e os pedidos realizados.

Programação Detalhada da Produção (PDP)

Esse é o momento em que se determina a operação diária do empreendimento. O PDP abrange:

  • Emissão e a liberação de ordens: é a implantação do programa de produção, que surge pela emissão e liberação dos documentos assim que os recursos são disponibilizados;
  • Gestão dos materiais: é o controle e planejamento dos estoques, definição do tamanho dos lotes, delimitação de como ocorrerá a reposição de matérias-primas e aplicação do estoque de segurança;
  • Sequenciamento das ordens da produção: define a ordem em que as operações de produção serão realizadas. Assim consegue-se diminuir ociosidades, atrasos e estoque.

Uma maneira de colocar o PDP em prática é utilizar o kanban ou sistemas que trabalham a programação da produção.

Controle da produção

A última etapa tem como foco o acompanhamento da produção para verificar se as ações seguem conforme o planejado.

Com isso é possível identificar gargalos, programar a produção em curto prazo, estimar prazos de entrega e facilitar as tomadas de decisão pela análise dos dados gerados.

O resultado do PCP é uma tomada de decisão mais confiável, melhor produção, mais lucros e menos falhas. E você, já adota na sua empresa?

Conte para a gente deixando seu comentário no post.

4.5/5 - (35 votes)

Avalie esse Post

4.5/5 - (35 votes)