6 FATORES QUE JUSTIFICAM O ALINHAMENTO DO SETOR DE COMPRAS E ESTOQUE
01/02/2022 - Por : Fábio Hoinaski - Área de compras - RevisadoÉ fácil compreender que existe uma relação entre a gestão de estoque e o setor de Compras. Mas você já parou para pensar qual a importância desse segundo quesito para o gerenciamento do primeiro?
Essa situação acontece porque a área de Compras possui um viés estratégico e que pode levar à redução de custos empresarial.
Assim, quando trabalha de forma integrada à gestão do estoque, consegue assegurar o cumprimento da demanda ao mesmo tempo em que evita o excesso de produtos armazenados.
Para explicar melhor a importância das compras para o estoque, neste post apresentaremos os 6 pontos principais que justificam esse alinhamento.
Então, que tal saber mais?
1. Variações na demanda
A previsão da procura pelos clientes nem sempre é exata.
Muitas vezes, é difícil fazer essa projeção e essa situação faz com que o que está previsto apresente uma diferença pequena em relação à demanda real.
Essa flutuação comum pode ser auxiliada pelo departamento de Compras, que tem dados mais consolidados a respeito da reposição dos itens.
O resultado é um controle de estoque mais apropriado e que protege a empresa dessas variações.
2. Serviços melhores aos clientes
A gestão e o controle de compras precisam ser adequados à demanda média. Quando isso acontece, a empresa é capaz de fazer as entregas a tempo.
Em outras palavras, isso significa que a área de Compras é crucial para definir a demanda e verificar os itens necessários para que as encomendas sejam entregues no período acordado com o cliente.
3. Continuidade das operações de vendas
O alinhamento entre as atividades dos setores de Estoque e Compras mantém a continuidade das operações de venda e um fluxo adequado de entradas e saídas.
4. Redução da possibilidade de perdas
Esse objetivo é conseguido pelo controle de estoque, porque isso evita a obsolescência e a deterioração dos produtos.
Ao integrar o departamento de Compras a essas práticas de gestão, evitam-se as aquisições desnecessárias e as entregas podem ser parceladas conforme a necessidade da empresa.
Dica: é possível contar com a ajuda do setor de Vendas para focar os esforços nos itens com pouco giro.
A consequência é a redução das perdas dos itens armazenados.
5. Uso eficaz do capital de giro
O controle de estoque adequado traz mais eficácia ao uso do capital de giro. A finalidade é manter a quantidade correta de componentes e materiais.
Assim, o capital de giro não fica bloqueado pelo excesso de itens armazenados.
6. Impedimento à duplicação das compras
A integração entre as áreas de Compras e de Estoque impede as duplicações e as aquisições desnecessárias.
O primeiro setor adquire tudo o que é necessário para fazer a organização total e as outras áreas podem ficar despreocupadas quanto a isso.
Ou seja, o trabalho é centralizado, o que aumenta a eficiência e os resultados positivos.
Tenha em mente que o controle e os níveis de estoque, bem como a gestão das aquisições realizadas sofrem impacto de diferentes fatores, como: incerteza da demanda, serviço ao cliente e flexibilidade da cadeia de suprimentos.
Desse modo, fica evidente que a integração entre o setor de Compras e a gestão do estoque eleva a eficiência e a eficácia da empresa.
E no seu negócio, você já trabalha visando a esse alinhamento?
Aproveite para melhorar a gestão de Compras vendo 6 dicas para ser mais eficiente.
A saber mais informações sobre os 6 fatores que justificam com a do setor de contas e de estoque confira aqui no nosso blog!