7 DICAS PARA OTIMIZAR E AUMENTAR COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL
08/11/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasA sua empresa precisa estar sempre atenta à gestão de compras, saber procurar as melhores ofertas, buscar fornecedores adequados e alinhar as estratégias conforme o modelo de negócios é fundamental para alcançar competitividade e qualidade dos produtos, que levam ao aumento do lucro.
No entanto, é preciso ir além. Gerenciar as compras requer sua otimização, a fim de que a cadeia de suprimentos seja mais eficiente.
É assim que se conseguirá tomar decisões mais acertadas, que levarão sua empresa ao sucesso. A dúvida é: o que é necessário fazer para otimizar o gerenciamento das compras?
Neste post, vamos apresentar 7 dicas que o farão atingir esse intuito.
Então, que tal acompanhar a partir de agora? Confira as sugestões:
1. Defina objetivos e metas
Os primeiros são a finalidade principal que deve ser atingida. Já as segundas, os propósitos menores que ajudarão a chegar lá.
Ou seja, as metas são os caminhos que facilitam o alcance dos objetivos.
Mas por que essas questões são relevantes?
É por meio desses dois aspectos que a empresa saberá para onde deve seguir e qual a rota mais adequada. Os objetivos e metas servem, portanto, para determinar as ações que devem ser tomadas no processo de gerenciamento das aquisições.
Por exemplo: você pode determinar que o objetivo é comprar produtos com a mesma qualidade e mesmas características de entrega, mas com um preço 20% menor.
Nesse caso, uma meta pode ser a elaboração de uma lista de critérios para categorizar melhor os fornecedores.
Outra atitude que pode ser tomada é implantar uma ferramenta de e-procurement, como a da IBID, que ajudará a identificar os parceiros mais adequados, que garantam a sua demanda de acordo com os critérios estabelecidos.
2. Mantenha o controle da gestão de compras
Pode ser difícil, mas é importante tentar monitorar o gerenciamento das aquisições da sua empresa. Desse modo, evitam-se as compras urgentes e se assegura a prestação de um serviço mais eficiente para toda a organização.
Observe que esse aspecto traz benefícios para os clientes internos (colaboradores) e externos.
No primeiro caso, você garante que todos os departamentos estão bem servidos e que não faltará nenhum item que impeça a continuidade das operações.
No segundo, aumenta ou mantém a satisfação dos consumidores, que tende a elevar a fidelização. Isso se reflete diretamente nas vendas, que tendem a se elevar.
3. Saiba negociar
Uma das premissas para fazer boas compras é a negociação. O resultado deve ser o ganha-ganha, mas, para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado.
Desse modo, você descobre os valores mais atrativos existentes no mercado.
Porém, tenha atenção com a qualidade, o aspecto mais relevante ao fazer uma aquisição. Em resumo, analise o custo-benefício (preço x qualidade).
Para ter sucesso, lembre-se de definir um orçamento (e segui-lo), consultar pelo menos 3 fornecedores e buscar uma estratégia de compras vantajosa.
Além disso, vale a pena usar algumas técnicas de negociação, como:
- Argumentar sobre formas de pagamento, prazos e preços;
- Mostrar controle no processo de negociação;
- Saber quando falar e ouvir.
4. Faça uma boa seleção de fornecedores
Esse processo deve ser cuidadoso e bastante detalhado para que a melhor opção seja escolhida.
O ideal é manter uma lista atualizada com orçamentos, fornecedores, materiais garantidos por parceiro potencial, cumprimento dos prazos de entrega e qualidade.
Perceba que essa lista serve como um plano B, que ajuda a assegurar a satisfação do seu cliente. Além disso, tenha em mente que a seleção de fornecedores é um aspecto-chave no processo de compras.
5. Controle e gerencie o estoque
A gestão desse item ajudará a manter um estoque de segurança, ao mesmo tempo que assegura a redução de custos e evite o armazenamento exagerado de itens.
Essa é uma maneira de acabar com os gastos supérfluos e impedir que o dinheiro fique parado – situação que causa o descasamento de caixa e pode trazer grandes prejuízos.
6. Analise as vendas da sua empresa
Avaliar o histórico de vendas é uma forma de prever o futuro do seu negócio. Para ter maior precisão, é necessário ter dados atualizados, que indiquem a frequência e a quantidade de itens comercializados.
Aproveite a oportunidade para identificar quanto foi gasto e economizado. A partir disso, é possível verificar a necessidade de ajustes, que resultarão no aprimoramento das operações.
A consequência é um fluxo de atividades mais acertado e que trará benefícios para todos os setores.
7. Conquiste vantagem competitiva para o seu negócio
A área de Compras deve ser decisiva para a competitividade organizacional. Isso acontece porque o setor está diretamente relacionado às finanças e à produção.
Afinal, a gestão eficiente das aquisições resulta na otimização de recursos, que são melhor utilizados pelo segmento produtivo e garantem a geração de mais lucros para o financeiro.
Para alcançar esse intuito, o ideal é trabalhar 4 pontos-chave:
- Redução de custos nos materiais usados;
- Garantia da qualidade dos produtos;
- Controle do ciclo de compra e venda;
- Busca da inovação e desenvolvimento tecnológico.
Como você pôde perceber, essas 7 dicas atuam diretamente na otimização da gestão de compras da sua empresa. E você, já coloca alguma dessas sugestões em prática? Conte para a gente deixando o seu comentário.