7 DICAS PARA OTIMIZAR E AUMENTAR COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL

  08/11/2017 - Por : -

A sua empresa precisa estar sempre atenta à gestão de compras, saber procurar as melhores ofertas, buscar fornecedores adequados e alinhar as estratégias conforme o modelo de negócios é fundamental para alcançar competitividade e qualidade dos produtos, que levam ao aumento do lucro.

No entanto, é preciso ir além. Gerenciar as compras requer sua otimização, a fim de que a cadeia de suprimentos seja mais eficiente.

É assim que se conseguirá tomar decisões mais acertadas, que levarão sua empresa ao sucesso. A dúvida é: o que é necessário fazer para otimizar o gerenciamento das compras?

Neste post, vamos apresentar 7 dicas que o farão atingir esse intuito.

Então, que tal acompanhar a partir de agora? Confira as sugestões:

1. Defina objetivos e metas

Os primeiros são a finalidade principal que deve ser atingida. Já as segundas, os propósitos menores que ajudarão a chegar lá.

Ou seja, as metas são os caminhos que facilitam o alcance dos objetivos.

Mas por que essas questões são relevantes?

É por meio desses dois aspectos que a empresa saberá para onde deve seguir e qual a rota mais adequada. Os objetivos e metas servem, portanto, para determinar as ações que devem ser tomadas no processo de gerenciamento das aquisições.

Por exemplo: você pode determinar que o objetivo é comprar produtos com a mesma qualidade e mesmas características de entrega, mas com um preço 20% menor.

Nesse caso, uma meta pode ser a elaboração de uma lista de critérios para categorizar melhor os fornecedores.

Outra atitude que pode ser tomada é implantar uma ferramenta de e-procurement, como a da IBID, que ajudará a identificar os parceiros mais adequados, que garantam a sua demanda de acordo com os critérios estabelecidos.

2. Mantenha o controle da gestão de compras

Pode ser difícil, mas é importante tentar monitorar o gerenciamento das aquisições da sua empresa. Desse modo, evitam-se as compras urgentes e se assegura a prestação de um serviço mais eficiente para toda a organização.

Observe que esse aspecto traz benefícios para os clientes internos (colaboradores) e externos.

No primeiro caso, você garante que todos os departamentos estão bem servidos e que não faltará nenhum item que impeça a continuidade das operações.

No segundo, aumenta ou mantém a satisfação dos consumidores, que tende a elevar a fidelização. Isso se reflete diretamente nas vendas, que tendem a se elevar.

3. Saiba negociar

Uma das premissas para fazer boas compras é a negociação. O resultado deve ser o ganha-ganha, mas, para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado.

Desse modo, você descobre os valores mais atrativos existentes no mercado.

Porém, tenha atenção com a qualidade, o aspecto mais relevante ao fazer uma aquisição. Em resumo, analise o custo-benefício (preço x qualidade).

Para ter sucesso, lembre-se de definir um orçamento (e segui-lo), consultar pelo menos 3 fornecedores e buscar uma estratégia de compras vantajosa.

Além disso, vale a pena usar algumas técnicas de negociação, como:

  • Argumentar sobre formas de pagamento, prazos e preços;
  • Mostrar controle no processo de negociação;
  • Saber quando falar e ouvir.

4. Faça uma boa seleção de fornecedores

Esse processo deve ser cuidadoso e bastante detalhado para que a melhor opção seja escolhida.

O ideal é manter uma lista atualizada com orçamentos, fornecedores, materiais garantidos por parceiro potencial, cumprimento dos prazos de entrega e qualidade.

Perceba que essa lista serve como um plano B, que ajuda a assegurar a satisfação do seu cliente. Além disso, tenha em mente que a seleção de fornecedores é um aspecto-chave no processo de compras.

5. Controle e gerencie o estoque

A gestão desse item ajudará a manter um estoque de segurança, ao mesmo tempo que assegura a redução de custos e evite o armazenamento exagerado de itens.

Essa é uma maneira de acabar com os gastos supérfluos e impedir que o dinheiro fique parado – situação que causa o descasamento de caixa e pode trazer grandes prejuízos.

6. Analise as vendas da sua empresa

Avaliar o histórico de vendas é uma forma de prever o futuro do seu negócio. Para ter maior precisão, é necessário ter dados atualizados, que indiquem a frequência e a quantidade de itens comercializados.

Aproveite a oportunidade para identificar quanto foi gasto e economizado. A partir disso, é possível verificar a necessidade de ajustes, que resultarão no aprimoramento das operações.

A consequência é um fluxo de atividades mais acertado e que trará benefícios para todos os setores.

7. Conquiste vantagem competitiva para o seu negócio

A área de Compras deve ser decisiva para a competitividade organizacional. Isso acontece porque o setor está diretamente relacionado às finanças e à produção.

Afinal, a gestão eficiente das aquisições resulta na otimização de recursos, que são melhor utilizados pelo segmento produtivo e garantem a geração de mais lucros para o financeiro.

Para alcançar esse intuito, o ideal é trabalhar 4 pontos-chave:

  • Redução de custos nos materiais usados;
  • Garantia da qualidade dos produtos;
  • Controle do ciclo de compra e venda;
  • Busca da inovação e desenvolvimento tecnológico.

Como você pôde perceber, essas 7 dicas atuam diretamente na otimização da gestão de compras da sua empresa. E você, já coloca alguma dessas sugestões em prática? Conte para a gente deixando o seu comentário.

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