A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DO TCO NA HORA DE ADQUIRIR PRODUTOS

  01/03/2017 - Por : - TCO

Quem gerencia uma empresa distribuidora ou varejista no mercado competitivo da atualidade, sabe muito bem que os compradores estão querendo mais do que produtos ou insumos de qualidade.

Mais do que isto, eles desejam preços baixos.

Afinal, eles também estão passando por um período em que a economia está contra, e preços altos podem afetar significativamente a sua saúde financeira e seu poder de compra.

E para oferecem preços mais baixos, as distribuidoras e varejistas precisam analisar não só o preço de aquisição dos produtos oferecidos pelos fornecedores, mas também o custos gerados por eles depois da compra, relacionados aos processos de transporte, recebimento, armazenamento, etc.

Muitos gestores não dão a devida atenção a estes custos, que muitas vezes são altos e acabam elevando os preços repassados aos clientes.

E para entenderem melhor esses custos, os gestores precisam analisar o TCO.

A seguir, mostraremos o que exatamente é TCO e por quê ele deve ser analisado antes da aquisição de produtos. Não deixe de conferir:

O que exatamente é TCO?

O TCO (Total Cost of Ownership ou, no português, ‘Custo Total de Propriedade’) nada mais é do que um instrumento de análise de custos, que dá suporte à contabilidade da cadeia de suprimentos.

Com ele, os gestores podem entender melhor os custos que cada produto gera após ser adquirido do fornecedor.

O TCO foi originalmente criado pela consultoria Gartner para medir os custos gerados pelas tecnologias adotadas pelas empresas.

No caso do TCO da TI, ele leva em conta os custos desde a aquisição da tecnologia até o seu descarte.

Já o TCO utilizado pelas empresas da cadeia de suprimentos analisa os custos de um produto desde a sua aquisição do fornecedor até a sua entrega ao cliente.

Estes custos podem ser relacionados ao transporte, armazenamento, contratação de pessoal para acompanhamento, etc, que interferem no preço repassado aos clientes.

Por que a sua análise é tão necessária?

Muitos gestores avaliam os produtos oferecidos pelos fornecedores levando em conta apenas o seu preço, não se atentando aos custos que eles gerarão para a empresa após a sua aquisição.

Se um determinado produto tem um preço baixo, mas requer uma complexa operação logística para ser transportado, então ele acaba gerando custos muito altos para a empresa, e até mesmo inviabilizando a sua venda no mercado.

Neste caso, um lote inviável de produtos seria comprado, e a empresa acabaria tendo prejuízos financeiros, em vez de lucros.

Isto afetaria o seu caixa e a impediria de fazer a compra de novos lotes viáveis.

Daí a importância dos gestores avaliarem o TCO dos produtos a serem adquiridos, que engloba os custos gerados por eles nos processos de:

  • Transporte;
  • Recepção;
  • Armazenamento;
  • Testes de qualidade;
  • Manutenção;
  • Troca ou adaptações;
  • Emissão de documentos fiscais;
  • Entre outros.

Ao conhecerem esses custos de propriedade, os gestores conseguem:

  • Gerenciar estrategicamente os custos dos produtos;
  • Analisar a viabilidade dos lotes a serem adquiridos;
  • Reduzir as despesas de alguns ou todos os processos;
  • Negociar com os fornecedores para eles baixarem os preços, se os custos gerados pelos produtos forem altos;
  • Tomar melhores decisões, para que prejuízos financeiros não ocorram.

Viu só o quão importante é a análise do TCO? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre ele, aproveite para escrevê-la nos comentários!

4.5/5 - (31 votes)

Avalie esse Post

4.5/5 - (31 votes)