AGENCIAMENTO DE CARGAS: O QUE É E QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

  27/01/2022 - Por : - - Agenciamento de cargas: o que é e quais são as vantagens?

As operações do comércio exterior modificaram profundamente as atividades logísticas. A busca por competitividade, eficiência, pontualidade e velocidade é cada vez maior.

Nesse cenário surge o papel do agenciamento de cargas.

O profissional ou empresa que executa essa função tem uma grande responsabilidade pela frente: ultrapassar os obstáculos inerentes à logística inclusive a distribuição, o transporte e o controle de estoque, os investimentos necessários em TI e a burocracia.

Esse tem se mostrado ser o melhor caminho, mas ainda há muitas dúvidas a respeito desse conceito. É por isso que criamos este artigo.

Aqui, vamos explicar melhor o que é o agenciamento, seus benefícios e como ele funciona.

Acompanhe!

O agenciamento de cargas

Essa é uma área que ainda está em evolução, principalmente no que é relativo à amplitude de serviços.

Os profissionais que executam essa função montam projetos logísticos e reúnem prestadores que trazem mais agilidade às operações e oferecem mudanças valiosas para as organizações.

No começo, o atendimento dos agenciadores se limitava ao modal do transporte internacional.

No entanto, o crescimento da demanda e o surgimento de concorrentes fez com que houvesse a multimodalização.

Ou seja, além de oferecer serviços de transporte, esses profissionais e empresas passaram a ofertar distribuição e armazenamento de mercadorias, além do desembaraço aduaneiro e outras atividades.

O resultado é a especialização nas soluções logísticas, que permitiu o cumprimento de quase todas as necessidades existentes.

O funcionamento dessa prática

O agenciamento é realizado por uma empresa de intermediação, que vai elaborar soluções conforme as rotinas já existentes ou criar processos novos a fim de otimizar os processos.

Para que isso aconteça, o agenciador deve ter todas as informações a respeito dos produtos armazenados, transportados ou distribuídos.

O objetivo desse detalhamento é ajudar na criação das rotinas, que devem se encaixar adequadamente em cada uma das etapas logísticas.

As empresas intermediadoras, portanto, são prestadoras de serviço.

Essa atividade se baseia em 4 pilares:

  • relacionamento próximo a transportadoras e operadores de carga;
  • carteira de clientes embarcadores diversificada, que possibilita à empresa intermediadora ter volume para boas negociações com todas as partes;
  • ferramentas tecnológicas de produção e análise de dados sobre o transporte;
  • conhecimento técnico e experiência para solucionar problemas relativos ao setor de transporte.

É importante destacar que muitas tradings já executavam esses serviços, mas nem sempre fornecem uma consultoria apropriada.

Mesmo assim, se tornam referência por atuarem em mercados diferentes.

A partir do detalhamento da carga, o agente indicará a melhor estratégia a ser seguida para que o produto chegue no prazo.

Será desenvolvido um plano de transporte que considerará a necessidade de integrar modais, o tamanho e total de contêineres a serem utilizados, se é interessante usar a consolidação (ou seja, criar uma carga única partindo de outras menores que têm o mesmo destino), prazos de retirada etc.

As vantagens do agenciamento de cargas

Os benefícios dessa prática são bastante variados. Confira:

Redução de gastos

O agenciador analisa a melhor opção de documentação, prazos, integração de modais, segurança, armazenamento, rastreabilidade da carga, entre outros fatores.

Isso leva a uma redução de custos e desperdício de tempo, já que a empresa contratada tem experiência com esse assunto.

Além disso, muitos agenciadores fornecem soluções personalizadas, que levam em contato o tamanho da sua empresa, a necessidade de armazenamento, o tipo de carga e a rapidez do transporte.

Essa consideração resulta em ganhos.

Por exemplo: em alguns casos, a consolidação de contêineres evita os espaços ociosos e diminui os custos do transporte, porque o espaço e o valor é compartilhado.

Agilidade no fluxo de atividades

O trabalho com uma empresa agenciadora permite que sejam traçados planejamentos a fim de evitar os custos com estadia e reduzir a parte burocrática.

Essa medida também impede a incidência de gastos desnecessários com diárias e multas, por exemplo.

Distribuição inteligente e econômica

As agenciadoras cuidam dessa parte, o que significa que você não precisa mais se preocupar com isso.

O trabalho é realizado a partir de um estudo sobre a integração de modais mais adequada e a possibilidade de usar transportes alternativos.

Tudo para que a entrega seja feita rapidamente.

Desse modo, fica claro que o agenciamento de cargas é uma atividade cada vez mais procurada e importante para as empresas.

E a sua empresa, já utiliza?

Deixe seu comentário e conte a sua experiência!

FAQ

Saiba o que é agenciamento de cargas?

 

O agenciamento de cargas nasce como uma forma de otimizar o processo logístico das empresas, sendo o responsável pela distribuição, o transporte e o controle de estoque e burocracia. Com o agenciamento de cargas o objetivo é fazer com que a sua mercadoria alcance o destino da forma mais rápida e barata possível através da incorporação entre os vários tipos de modais. O resultado disso é a especialização nas soluções logísticas, que permitiu o cumprimento de quase todas as necessidades que existem.

Como é o funcionamento na prática?

 

O agenciamento de cargas é realizado por uma empresa de intermediação, que vai efetuar a elaboração das soluções conforme as rotinas já existentes ou criar processos novos a fim de aperfeiçoar os processos. Para que isso aconteça, o agenciador deverá ter todas as informações a respeito dos itens armazenados, transportados ou distribuídos.

O objetivo desse detalhamento é ajudar na criação das rotinas, que devem se encaixar de forma adequada em cada uma das etapas logísticas. As empresas que são intermediadoras, portanto, são prestadoras de serviço. Essa atividade se baseia em 4 pilares que são os seguintes:

  1. Relacionamento próximo as transportadoras e também as operadoras de carga;
  2. Carteira de clientes embarcadores diversificadas, que proporciona a empresa que é intermediadora ter volume para boas negociações com todas as partes;
  3. Ferramentas tecnológicas de produção e analise de dados sobre o transporte;
  4. E o conhecimento técnico e a experiência para assim solucionar os problemas que são relativos ao setor de transporte.

É a partir do detalhamento da carga, que o agente irá indicar a melhor estratégia a ser seguida para que o produto chegue no prazo.

Onde será desenvolvido um plano de transporte que irá considerar a necessidade de integrar modais, o tamanho e o total de contêineres a serem utilizados, se é interessante usar a consolidação, prazos de retiradas, entre outros.

Quais as vantagens do agenciamento de cargas para as empresas?

 

Saiba que as vantagens do agenciamento de cargas são muito variados, são os seguintes:

  • A redução dos gastos;
  • O agenciador a melhor opção de documentação, com os prazos, a integração de modais, a segurança, o armazenamento, o rastreamento da carga, entre outros fatores;
  • Isso leva a uma redução dos custos e do desperdício de tempo, já que a empresa que é contratada possui experiência com esse assunto;
  • Além disso, muitos agenciadores fornecem as soluções personalizadas, que levam em conta o tamanho da sua empresa, a necessidade de armazenamento, o tipo de carga e também a rapidez do transporte, entre outros;
  • A agilidade no fluxo de atividades, entre outras vantagens.
4.7/5 - (32 votes)

Avalie esse Post

4.7/5 - (32 votes)