BENEFÍCIOS DO SANEAMENTO DE CADASTROS

  14/03/2017 - Por : -

Se você tem uma empresa e nunca ouviu falar em saneamento de cadastros, essa é a hora de aprender para colocar em prática.

Aqueles que não deixam passar batidas as alterações no envio de arquivos tributários às Secretarias de Fazenda recebem uma série de benefícios.

Quer entender mais sobre o saneamento de cadastro?

Preparamos um artigo cheio de informação, que irá lhe ajudar em ter a situação tributária da sua empresa em regularidade com os órgãos fiscais.

Leia agora!

Como surgiu o saneamento de cadastros?

Em 2007 foi instituído o Sistema Público de Escrituração Digital, que tem como objetivo principal a instauração da emissão eletrônica de todos os livros e documentos contábeis e fiscais de uma organização comercial.

Nesse sentido, foram adicionadas uma série de mudanças na forma como o empresário lançava ao sistema o cadastro de clientes e fornecedores.

O saneamento de cadastros surge exatamente agora, para fazer a ponte entre as empresas que não possuíam um sistema eletrônico organizado e as novas exigências dos órgãos tributários e fiscais.

Por definição, o saneamento é aquilo que repara e higieniza algo, que neste caso seria o sistema de cadastros já existente na sua empresa.

A lógica é simples: unificar o fluxo de todas as transações comerciais feitas no CNPJ da organização.

Para isso, é preciso que todas as mercadorias, fornecedores e consumidores estejam organizados objetivamente, eliminando qualquer possibilidade de que um mesmo fornecedor ou produto, por exemplo, estejam registrados com vários códigos diferentes.

O registro feito de qualquer forma era uma prática muito comum em empresas, já que os funcionários que executavam as funções não possuíam experiência na área tributária.

Porém, esse é o momento ideal para pensar em uma capacitação ou na contratação de um agente que possa realizar o cadastro correto e revisão de forma contínua.

É claro que a micro-empresa que não lida com tantos clientes ou fornecedores poderá fazer isso de maneira simples, com pequenas alterações e sem muitos desgastes.

Porém, aquela que possui uma base maior de dados irá precisar do auxilio de softwares e de profissionais contábeis para realizar um saneamento de cadastros mais eficiente.

Benefícios gerais do saneamento de cadastros

É claro que estar dentro dos padrões requeridos pelos órgãos traz uma série de benefícios, mas sabemos que é sempre bom citar alguns para poder conscientizar o empresário.

O saneamento de cadastros deve ser uma prioridade para a sua empresa daqui em diante, isso se já não tiver realizado, certo?

  • Não corre o risco de manter relações com fornecedores inaptos pela Secretaria do Estado da Fazenda;
  • Evita o pagamento de multas e sanções extras por não possuir cadastros inconsistentes;
  • Possui um sistema unificado e organizado;
  • Reduz a chance de pagar mais impostos do que o devido;
  • Mantém o nome da empresa limpo ao enviar arquivos digitais com validade jurídica, como os que são enviados ao SPED, PIS/CONFINS, EFD E ECD;
  • Não possui produtos duplicados dentro do sistema de cadastros;
  • Otimiza gastos com processos administrativos;
  • Evita gastos extras com processos jurídico-tributários;
  • Não paga multa pela apuração incorreta de créditos tributários;
  • Tem uma empresa consistente do início ao fim tributariamente;
  • Cumpre com as obrigações principais e acessórias;

Os benefícios de não sofrer denegação

Desde 2011 as Secretarias de Fazenda estão autorizadas em denegar a autorização dada ao uso da Nota Fiscal Eletrônica quando identificada alguma inconsistência na transação comercial.

Por isso, todas as empresas que não realizam o saneamento de cadastros podem estar correndo o risco de perder vendas e pagar multas e gastos extras com processos tributários.

Imagine se a higienização do sistema não for feita, ou que tenha sido realizada de maneira incorreta: alteração na rentabilidade da empresa.

Provavelmente o medo de qualquer empresário é o de ter uma empresa que não é rentável.

E é justamente a esse caminho que a denegação leva, já que reduz os ingressos monetários na organização comercial e aumenta os egressos de todas as taxas pagas para voltar à regularidade.

Fez o saneamento de cadastros e ainda tem dúvidas sobre a sua situação tributária?

Um profissional que está apto para realizar o gerenciamento do sistema de cadastro do seu empreendimento é aquele que trabalha na área contábil.

A situação poderá ser totalmente revisada com o assessoramento do contador, o que seria um investimento excelente para o saneamento de cadastros.

Porém, a tecnologia também pode ser usada ao seu favor.

Existem softwares que foram idealizados para realizar a análise completa das informações presentes no sistema, mostrando os erros e inconsistências presentes até o devido momento.

Utilizar esse tipo de equipamento é uma forma de otimizar a higienização dos dados já cadastrados posteriormente, dando a oportunidade de dar um fim ao problema no mesmo instante.

Se você ainda não fez o saneamento de cadastros da sua empresa, não se preocupe.

Após a leitura deste artigo a questão já entrou à sua consciência e é hora de partir para a ação, realizando a unificação do sistema e aderindo as novas normas exigidas pela SPED desde 2007!

4.7/5 - (23 votes)

Avalie esse Post

4.7/5 - (23 votes)