COMO APLICAR A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA
27/01/2022 - Por : Fábio Hoinaski - Logística - RevisadoVocê já pensou em aplicar a gestão da inovação na logística da sua empresa? Essa pode parecer uma atitude complicada, mas que precisa ser implementada, se você quer se destacar da concorrência e atrair mais clientes.
Acha exagerado?
Então, sua ideia precisa mudar.
Afinal de contas, a inovação é o segredo do sucesso e é a partir da gestão aplicada à logística que você conseguirá melhorar os processos do setor, reduzir os custos e atingir melhores resultados.
Para ajudá-lo nessa empreitada, neste post vamos explicar como implementar essa gestão na sua empresa e quais são as vantagens dessa prática.
Acompanhe!
O que é gestão da inovação
Essa ferramenta tem como objetivo implantar novas atitudes e ideias que permitem melhorar a realização de uma tarefa que já existe.
Em outras palavras, o objetivo é aperfeiçoar o processo produtivo dentro do setor logístico.
A finalidade principal dessa prática é adequar os processos internos, aproveitar as melhores oportunidades, reduzir custos e alcançar resultados significativos.
Esses objetivos podem ser conquistados por meio de diferentes formas, como redesenho do processo de distribuição, investimentos em transformação digital e oferta de serviços diferenciados.
Como aplicar a gestão da inovação à logística?
Existem 3 critérios principais que precisam ser considerados na implantação dessa ferramenta:
Produto
Visa à transformação da percepção do cliente sobre a mercadoria por meio da agregação de valor e geração de um diferencial competitivo.
Essa situação pode ser exemplificada pelas embalagens diferentes, que asseguram o bom acondicionamento do item e atraem a atenção do consumidor.
Processos
Foca as etapas executadas nas etapas da produção.
Com a melhoria dos processos é possível chegar a melhores resultados, reduzir custos e desperdícios, aumentar a produtividade e eliminar as atividades desnecessárias.
Modelo de negócios
Refere-se às mudanças inovadoras, que são direcionadas à prestação de serviços ao cliente.
O objetivo é melhorar a forma como os consumidores receberão os produtos ou serviços ofertados.
Esses 3 vieses podem ser complementados a 2 formatos de aplicação da gestão da inovação:
- Incremental, que são os pequenos aprimoramentos realizados em produtos ou serviços que conseguem impactar a forma de consumo;
- Radical, que prevê a realização de mudanças mais drásticas na oferta de serviços a fim de introduzir um novo conceito ao mercado. É possível, inclusive, modificar o modelo de negócio.
Além disso, é possível planejar a inovação na logística a partir de 3 etapas:
Análise de ambientes interno e externo
Prevê a identificação de oportunidades para melhorar a competitividade do negócio perante o mercado.
Deve-se identificar as deficiências internas, que podem limitar a inovação, para projetar ações de correção.
Um exemplo são problemas nas rotas, que podem ser pouco eficientes e ocasionar consumo excessivo de combustível e atrasos.
Para resolver esse problema é possível adotar um sistema que analise os trechos e proponha caminhos mais rápidos.
Análise do planejamento estratégico corporativo
Alinha-se e subordina-se o delineamento da inovação tecnológica à gestão com o objetivo de inovar.
Os resultados desse processo (que podem ser, por exemplo, missão, visão e objetivos) devem embasar a inovação.
Uma situação que exemplifica é quando a empresa quer realizar entregas mais rápidas para os clientes.
Então, deve-se priorizar essa necessidade, que pode ser por meio de processos padronizados que agilizam a saída dos produtos em estoque.
Definição da visão de inovação
Objetiva delimitar um cenário futuro de atuação empresarial, que deve atender as competências exigidas para que processos e produtos se desenvolvam.
Com isso, a empresa consegue se posicionar melhor no mercado.
É importante destacar que, muitas vezes, a inovação é algo muito simples, como a implantação de um e-procurement.
Por mais que seja um sistema comum, se ele não estiver implantado na sua empresa e ajudar a obter melhores resultados, é uma inovação.
Quais as vantagens da gestão da inovação?
Os principais benefícios conquistados são:
- Melhoria contínua;
- Otimização dos resultados;
- Crescimento da competitividade;
- Integração da gestão;
- Alteração significativa na cultura organizacional.
Agora, que tal implantar a gestão da inovação na sua empresa?
Deixe no comentário a sua ideia ou dúvida que tenha surgido.
FAQ
O que é na realidade a gestão da inovação?
Saiba que a ferramenta possui como objetivo a implantação das novas atitudes e as ideias que permitem melhorar a realização de uma tarefa que já existe. Ou seja, o seu objetivo é aperfeiçoar o processo da produção dentro do setor logístico.
Tendo como principal finalidade adequar os processos internos, aproveitando assim das melhores oportunidades, reduzindo os custos e alcançando os resultados significativos. Tais objetivos podem ser conquistados por meio de diferentes maneiras, como, por exemplo: redesenho do processo de distribuição, os investimentos em transformação digital e de oferta de serviços individualizados.
Como efetuar a aplicação da gestão da inovação a logística?
Saiba que há 3 fatores principais que necessitam ser levados em conta na implantação dessa ferramenta, que são:
- O produto que visa à transformação da percepção do cliente a respeito da mercadoria por meio da associação de valor e da geração de um diferencial competitivo. As embalagens diferentes podem ser a exemplificação dessa situação, pois, asseguram o bom acondicionamento do produto e atraem a atenção do consumidor.
- Os processos que se foca nas etapas que são executadas nas etapas da produção. E com a melhoria dos processos se torna possível chegar a melhores resultados, reduzindo os custos e os desperdícios, aumentando a produtividade e eliminando as atividades que são desnecessárias.
- O terceiro fator é o modelo de negócios que se refere às mudanças inovadoras, que são direcionadas a prestação de serviços ao cliente. Tendo como objetivo melhorar a forma como os consumidores receberão os produtos ou os serviços que são oferecidos.
Saiba que os 3 vieses poderão ser complementados a 2 formatos de aplicação da gestão da inovação, que são: O incremental que são os pequenos aprimoramentos que são realizados em itens ou em serviços que conseguem impactar a forma de consumo. E o radical que prevê a realização de mudanças mais drásticas na oferta de serviços a fim de introduzir um novo conceito ao mercado. Sendo possível, inclusive, a modificação do modelo de negócio.
E, além disso, é possível o planejamento da inovação na logística a partir de 3 etapas, que são:
- A analise de ambientes tanto interno quanto o externo que prevê a identificação de oportunidades para melhorar a competitividade do negócio perante o mercado. Devendo identificar assim as deficiências internas que poderão limitar a inovação para projetar as ações de correção.
- A análise do planejamento estratégico corporativo que alinha-se e também subordina-se o delineamento da inovação tecnológica a gestão com o objetivo de inovar. Os resultados desse que podem ser, por exemplo: a visão, a missão e os objetivos devem embasar a inovação.
- A terceira etapa é a definição da visão de inovação que é objetiva delimitar um cenário futuro de atuação empresarial, que deve atender assim as competências que são exigidas para que os processos e os produtos se desenvolvam. E com isso, a empresa conseguirá se posicionar melhor no mercado.