COMO APLICAR A GESTÃO DA INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA

  27/01/2022 - Por : - -

Você já pensou em aplicar a gestão da inovação na logística da sua empresa? Essa pode parecer uma atitude complicada, mas que precisa ser implementada, se você quer se destacar da concorrência e atrair mais clientes.

Acha exagerado?

Então, sua ideia precisa mudar.

Afinal de contas, a inovação é o segredo do sucesso e é a partir da gestão aplicada à logística que você conseguirá melhorar os processos do setor, reduzir os custos e atingir melhores resultados.

Para ajudá-lo nessa empreitada, neste post vamos explicar como implementar essa gestão na sua empresa e quais são as vantagens dessa prática.

Acompanhe!

O que é gestão da inovação

Essa ferramenta tem como objetivo implantar novas atitudes e ideias que permitem melhorar a realização de uma tarefa que já existe.

Em outras palavras, o objetivo é aperfeiçoar o processo produtivo dentro do setor logístico.

A finalidade principal dessa prática é adequar os processos internos, aproveitar as melhores oportunidades, reduzir custos e alcançar resultados significativos.

Esses objetivos podem ser conquistados por meio de diferentes formas, como redesenho do processo de distribuição, investimentos em transformação digital e oferta de serviços diferenciados.

Como aplicar a gestão da inovação à logística?

Existem 3 critérios principais que precisam ser considerados na implantação dessa ferramenta:

Produto

Visa à transformação da percepção do cliente sobre a mercadoria por meio da agregação de valor e geração de um diferencial competitivo.

Essa situação pode ser exemplificada pelas embalagens diferentes, que asseguram o bom acondicionamento do item e atraem a atenção do consumidor.

Processos

Foca as etapas executadas nas etapas da produção.

Com a melhoria dos processos é possível chegar a melhores resultados, reduzir custos e desperdícios, aumentar a produtividade e eliminar as atividades desnecessárias.

Modelo de negócios

Refere-se às mudanças inovadoras, que são direcionadas à prestação de serviços ao cliente.

O objetivo é melhorar a forma como os consumidores receberão os produtos ou serviços ofertados.

Esses 3 vieses podem ser complementados a 2 formatos de aplicação da gestão da inovação:

  • Incremental, que são os pequenos aprimoramentos realizados em produtos ou serviços que conseguem impactar a forma de consumo;
  • Radical, que prevê a realização de mudanças mais drásticas na oferta de serviços a fim de introduzir um novo conceito ao mercado. É possível, inclusive, modificar o modelo de negócio.

Além disso, é possível planejar a inovação na logística a partir de 3 etapas:

Análise de ambientes interno e externo

Prevê a identificação de oportunidades para melhorar a competitividade do negócio perante o mercado.

Deve-se identificar as deficiências internas, que podem limitar a inovação, para projetar ações de correção.

Um exemplo são problemas nas rotas, que podem ser pouco eficientes e ocasionar consumo excessivo de combustível e atrasos.

Para resolver esse problema é possível adotar um sistema que analise os trechos e proponha caminhos mais rápidos.

Análise do planejamento estratégico corporativo

Alinha-se e subordina-se o delineamento da inovação tecnológica à gestão com o objetivo de inovar.

Os resultados desse processo (que podem ser, por exemplo, missão, visão e objetivos) devem embasar a inovação.

Uma situação que exemplifica é quando a empresa quer realizar entregas mais rápidas para os clientes.

Então, deve-se priorizar essa necessidade, que pode ser por meio de processos padronizados que agilizam a saída dos produtos em estoque.

Definição da visão de inovação

Objetiva delimitar um cenário futuro de atuação empresarial, que deve atender as competências exigidas para que processos e produtos se desenvolvam.

Com isso, a empresa consegue se posicionar melhor no mercado.

É importante destacar que, muitas vezes, a inovação é algo muito simples, como a implantação de um e-procurement.

Por mais que seja um sistema comum, se ele não estiver implantado na sua empresa e ajudar a obter melhores resultados, é uma inovação.

Quais as vantagens da gestão da inovação?

Os principais benefícios conquistados são:

  • Melhoria contínua;
  • Otimização dos resultados;
  • Crescimento da competitividade;
  • Integração da gestão;
  • Alteração significativa na cultura organizacional.

Agora, que tal implantar a gestão da inovação na sua empresa?

Deixe no comentário a sua ideia ou dúvida que tenha surgido.

FAQ

O que é na realidade a gestão da inovação?

Saiba que a ferramenta possui como objetivo a implantação das novas atitudes e as ideias que permitem melhorar a realização de uma tarefa que já existe. Ou seja, o seu objetivo é aperfeiçoar o processo da produção dentro do setor logístico.

Tendo como principal finalidade adequar os processos internos, aproveitando assim das melhores oportunidades, reduzindo os custos e alcançando os resultados significativos. Tais objetivos podem ser conquistados por meio de diferentes maneiras, como, por exemplo: redesenho do processo de distribuição, os investimentos em transformação digital e de oferta de serviços individualizados.

Como efetuar a aplicação da gestão da inovação a logística?

 Saiba que há 3 fatores principais que necessitam ser levados em conta na implantação dessa ferramenta, que são:

  1. O produto que visa à transformação da percepção do cliente a respeito da mercadoria por meio da associação de valor e da geração de um diferencial competitivo. As embalagens diferentes podem ser a exemplificação dessa situação, pois, asseguram o bom acondicionamento do produto e atraem a atenção do consumidor.
  1. Os processos que se foca nas etapas que são executadas nas etapas da produção. E com a melhoria dos processos se torna possível chegar a melhores resultados, reduzindo os custos e os desperdícios, aumentando a produtividade e eliminando as atividades que são desnecessárias.
  1. O terceiro fator é o modelo de negócios que se refere às mudanças inovadoras, que são direcionadas a prestação de serviços ao cliente. Tendo como objetivo melhorar a forma como os consumidores receberão os produtos ou os serviços que são oferecidos.

Saiba que os 3 vieses poderão ser complementados a 2 formatos de aplicação da gestão da inovação, que são: O incremental que são os pequenos aprimoramentos que são realizados em itens ou em serviços que conseguem impactar a forma de consumo. E o radical que prevê a realização de mudanças mais drásticas na oferta de serviços a fim de introduzir um novo conceito ao mercado. Sendo possível, inclusive, a modificação do modelo de negócio.

E, além disso, é possível o planejamento da inovação na logística a partir de 3 etapas, que são:

  1. A analise de ambientes tanto interno quanto o externo que prevê a identificação de oportunidades para melhorar a competitividade do negócio perante o mercado. Devendo identificar assim as deficiências internas que poderão limitar a inovação para projetar as ações de correção.
  1. A análise do planejamento estratégico corporativo que alinha-se e também subordina-se o delineamento da inovação tecnológica a gestão com o objetivo de inovar. Os resultados desse que podem ser, por exemplo: a visão, a missão e os objetivos devem embasar a inovação.
  1. A terceira etapa é a definição da visão de inovação que é objetiva delimitar um cenário futuro de atuação empresarial, que deve atender assim as competências que são exigidas para que os processos e os produtos se desenvolvam. E com isso, a empresa conseguirá se posicionar melhor no mercado.
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