COMO FAZER O RASTREIO DE CARGAS DA SUA EMPRESA?
02/02/2022 - Por : Fábio Hoinaski - Logística - RevisadoO rastreio de cargas é uma atividade fundamental para toda empresa que trabalha com operações logísticas. É a partir dessa prática que se poderá identificar atrasos e problemas, corrigir prazos, negociar entregas, entre outras possibilidades.
Essa é a melhor maneira de ter confiabilidade e segurança nos processos de transporte e distribuição.
O resultado é a otimização dos resultados logísticos por meio de mais eficiência e agilidade.
A dúvida é: como fazer o rastreamento das cargas?
É o que vamos apresentar neste post.
Aqui, você verá algumas práticas recomendadas, que podem fazer sua empresa chegar ao sucesso.
Acompanhe!
Use aplicativos para o rastreio de cargas
A tecnologia sempre deve ser usada para facilitar os processos empresariais e trazer melhores resultados.
Na logística, os aplicativos para rastreamento são bastante recomendados, porque simplificam o trabalho dos motoristas e ajudam até no planejamento estratégico empresarial.
Para os profissionais que trabalham no dia a dia, é possível negociar melhor os fretes por meio de uma interface amigável.
Eles podem saber como estão as estradas e acompanhar as exigências legais relativas ao transporte.
Também recebem informações sobre pontos de parada, e podem compartilhar dados e trocar mensagens com os colegas.
Já as empresas podem acessar recursos que potencializam a gestão dos fretes e monitoram o trabalho dos parceiros.
Quando o motorista é terceirizado, a organização pode entrar em contato com ele e negociar o preço de modo online, obtendo mais flexibilidade e agilidade nos processos.
Considere o planejamento estratégico na logística
Essa é uma demanda do mercado para que a empresa conquiste vantagem competitiva.
A ideia é que o gestor antecipe as demandas e analise a viabilidade de todas as variáveis.
Dessa forma, pode reduzir os custos e elevar sua produtividade.
O objetivo do planejamento estratégico na logística é definir as ações e estratégias que serão adotadas na rotina para gerenciar e reduzir os riscos.
Essa medida também ajuda a eliminar os desafios e assegura uma performance melhor da empresa perante os públicos estratégicos, como colaboradores, fornecedores e clientes.
Perceba que o rastreamento da carga alinhado ao planejamento estratégico possibilita alcançar os objetivos do negócio e fazer a empresa crescer em curto, médio e longo prazos.
Avalie o desempenho do setor
A performance logística deve ser analisada para verificar se as ações implementadas estão trazendo resultados positivos.
Por meio do rastreamento é possível acompanhar todo o processo, inclusive o transporte, abrangendo colaboradores e fornecedores.
A ideia desse processo contínuo é criar um ciclo positivo para adequar às práticas e adotar somente as melhores.
Por exemplo: o rastreamento permite identificar lacunas nos processos operacionais e gerenciais, tanto no âmbito individual quanto coletivo.
Além disso, é uma forma de mapear o uso de equipamentos, o que simplifica a manutenção dos softwares e hardwares.
A consequência é a eliminação de atitudes prejudiciais e a potencialização de outras que trazem resultados positivos.
Use a tecnologia para fazer uma gestão integrada
Nesse caso, a tecnologia é utilizada para automatizar os processos gerenciais, o que permite às empresas executar a gestão integrada.
Isso significa que todos os dados e informações estão reunidos em um só local e oferecem uma visão mais ampla dos resultados do negócio.
Essa situação facilita a resolução de problemas e permite o aprimoramento do trabalho individual e coletivo.
Outros benefícios são relativos a:
- Resultados atingidos pela empresa com os clientes;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Economia de recursos.
Observe que os fornecedores devem trabalhar da mesma forma e focar essa visão estratégica para que sejam prestados os melhores serviços de rastreamento de cargas.
Melhore o relacionamento com os fornecedores
O rastreamento de cargas aumenta a vantagem competitiva da empresa e permite que elas se destaquem da concorrência.
No entanto, é necessário que os fornecedores trabalhem de maneira sinérgica.
Desse modo, é possível planejar melhor as rotas, especialmente em situações de desvios ou acidentes na entrada.
Esse serviço ainda aproxima os clientes da empresa, porque ela pode repassar informações constantes sobre a entrega.
Todos esses objetivos agregam valor ao negócio e facilitam o alcance dos objetivos organizacionais.
Portanto, apostar no rastreio é essencial.
E na sua empresa, como funciona?
Aprofunde-se no assunto lendo sobre por que usar a telemetria na gestão de frotas.