COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PARA O SETOR DE LOGÍSTICA

  19/02/2022 - Por : - -

Todos os setores da empresa devem contar com um planejamento orçamentário. Essa medida também vale para o setor de logística, especialmente nos dias de hoje, em que a crise econômica pela qual o Brasil passa elevou os gastos dessa área.

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o custo logístico alcança 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Já uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, publicada pelo Estadão, demonstra que o avanço real dos gastos foi de 1,8% em 2015, se comparado a 2014.

O que fazer? É preciso contar com um planejamento orçamentário para diminuir os gastos e controlá-los.

Neste artigo vamos apresentar o que é esse conceito, qual sua importância para a logística e como elaborar um orçamento adequado para a sua empresa.

Então, vamos lá?

O conceito de planejamento orçamentário

Esse é um dos pilares da gestão orçamentária, que prevê o monitoramento e o planejamento sistemático dos resultados financeiros.

A ideia do planejamento é considerar custos, receitas, despesas e investimentos que estão previstos para os próximos meses. Ou seja, é uma tentativa de antecipar o futuro.

Porém, é necessário se embasar em dados e argumentos precisos.

Uma forma de fazer isso é usar o histórico dos anos anteriores ou contar com a ajuda do gestor ou de sua própria experiência para determinar o valor.

O recomendado é que o planejamento orçamentário seja elaborado com antecedência, geralmente entre os meses de outubro e novembro para o ano seguinte.

Esse documento pode ser viável para o período de 3 a 5 anos, conforme o ciclo da organização.

A importância do planejamento orçamentário para o setor de logística

O benefício principal é proporcionar a diminuição de despesas e custos.

Essas vantagens são ainda mais relevantes em um contexto de crise, já que o aumento da burocracia, os custos elevados com mão de obra especializada, a elevação dos preços dos combustíveis, entre outros fatores impactam diretamente essa questão.

Outro fator que demonstra a relevância do planejamento orçamentário é a infraestrutura.

O diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) indicou, em entrevista ao Estadão, que o Brasil deveria investir 2 vezes mais somente para manter o contexto atual.

Caso houvesse o intuito de aprimorar estradas, portos e ferrovias, o investimento deveria ser bem mais elevado.

O que essa situação ocasiona? O Brasil tem um gasto 2 vezes maior por contêiner exportado que outros países.

Aqui as empresas investem 1.058,05 dólares, enquanto a média de outros países é de 2.224,40 dólares.

Assim, fica evidente que diferentes fatores impactam o orçamento logístico.

O planejamento é uma maneira de se precaver e garantir um controle sobre as contas.

A aplicação do planejamento orçamentário

Esse processo passa por ações de planejamento e controle.

No primeiro caso, o objetivo é obter eficiência, por exemplo, por meio da separação de receitas e despesas e pela percepção de demandas específicas para a área logística.

No segundo, as ações são voltadas à garantia de que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível.

Isso acontece por uma estrutura de monitoramento dos recursos financeiros.

O passo a passo para elaborar o planejamento orçamentário é o seguinte:

Determine os níveis de planejamento

A divisão pode ser feita em 3 âmbitos:

  • Estratégico: assegura a análise empresarial no longo prazo. Abrange receitas, despesas, metas e objetivos que devem ser alcançadas em um período longo, projeções para o segmento e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Tático: permite que o departamento de logística seja observado individualmente a fim de verificar investimentos e custos, além dos objetivos e metas de médio prazo;
  • Operacional: é um planejamento imediato, que considera o que deve ser feito no presente para que o orçamento seja controlado. Possibilita identificar a possibilidade de diminuir o estoque, reduzir gastos ou prever demandas. Por isso, essa etapa foca a rotina.

Defina o orçamento

O objetivo é definir o valor máximo que deve ser gasto pela área logística, sempre lembrando de analisar o retorno promovido por esse segmento.

Divida receitas e despesas

A finalidade, aqui, é conhecer a quantia disponível em dinheiro, o valor que se pretende obter, o montante gasto e o total que deve ser gasto.

Essa etapa abrange todos os níveis de planejamento, porque eles estão interligados. Assim, é possível verificar receitas e despesas e evitar imprevistos.

Automatize os processos

O planejamento orçamentário já está finalizado e a automatização permite monitorar os resultados com maior precisão e gastando menos tempo.

O mais recomendado é usar softwares de gestão financeira, que oferecem um panorama completo sobre a logística.

Cuide de alguns aspectos

A ideia é evitar imprevistos por meio de alguns cuidados. Por exemplo: ter o capital de giro necessário para custear despesas inesperadas.

Ou fazer uma provisão, que se configura pelo desconto na receita líquida do exercício de acordo com a previsão de inadimplência.

Você também pode criar uma reserva para contingências, como é o caso de pagamento de impostos.

Crie uma cultura organizacional

Os processos internos devem ser pouco burocratizados para que a movimentação de recursos físicos e financeiros possa ser acompanhada com mais tranquilidade.

Os gestores também precisam supervisionar a área logística para evitar desequilíbrios entre o orçamento projetado e o que efetivamente se possui.

Entendeu como você pode elaborar um planejamento orçamentário para o setor de logística da sua empresa?

Aproveite para saber mais vendo se a sua empresa trabalha com orçamentos controlados ou otimizados.

FAQ

Qual o conceito de planejamento orçamentário?

 Saiba que esse é um dos pilares da gestão orçamentária, que prevê o monitoramento e o planejamento sistemático dos resultados financeiros.  A ideia do planejamento é analisar os custos, as receitas, as despesas e os investimentos que estão previstos para os próximos meses.

Ou seja, é uma tentativa de antecipar o futuro. O indicado é que o planejamento orçamentário seja elaborado com certa antecedência, no geral entre os meses de outubro e o mês de novembro para o ano seguinte. Pois, esse documento pode ser viável para o período de 3 a 5 anos, conforme o ciclo da organização.

Qual a importância do planejamento orçamentário para o setor de logística?

Saiba que o beneficio principal do planejamento orçamentário para o setor de logística é proporciona a diminuição de despesas e os custos. Pois, essas vantagens são ainda mais relevantes em um contexto de crise, já que os custos elevados com a mão de obra e o aumento da burocracia, bem como a elevação dos preços dos combustíveis impactam diretamente essa questão.

Como aplicar o planejamento orçamentário?

Saiba que esse processo passa por ações de planejamento e controle, primeiramente o objetivo é obter eficiência e segundo as ações elas são voltadas a garantia de que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível. Isso acontece através de uma estrutura de monitoramento dos recursos financeiros. A forma de elaboração do planejamento orçamentário é feita da seguinte maneira:

Determinando os níveis de planejamento, onde a divisão pode ser realizada em 3 âmbitos: o estratégico que assegura a análise empresarial no longo prazo. E que abrange as receitas, as despesas, as metas e os objetivos que devem ser alcançadas em um período longo, as projeções para o segmento e demonstração de resultado do exercício.

O tático que permite que o departamento de logística seja observado individualmente a fim de verificar os investimentos e os custos, além dos objetivos e as metas de médio prazo.

E o operacional que é o planejamento imediato, que considera o que deve ser realizado no presente para que o orçamento seja controlado. Possibilitando assim a identificação da possibilidade de diminuir o estoque, a redução dos gastos ou prevendo as demandas. Sendo por isso, que essa etapa possui foco na rotina.

A definição do orçamento que tem como objetivo a definição do valor máximo que deverá ser gasto pela área logística, sempre lembrando de analisar o retorno promovido por esse segmento.

A divisão das receitas e das despesas, automatizar os processos e cuidar de alguns aspectos onde a ideia é evitar os imprevistos por meio de alguns cuidados, como, por exemplo: possuir o capital de giro que é necessário para assim custear as despesas inesperadas.

A criação de uma cultura organizacional, onde os processos internos deverão ser pouco burocratizados para que a movimentação de recursos físicos e os financeiros possa ser acompanhada com mais tranquilidade. E os gestores também precisam na área logística supervisionar para assim evitar os desequilíbrios entre o orçamento projetado e o que efetivamente se possui.

Para mais informações sobre o planejamento orçamentário para o setor de logística confira outras matérias no nosso blog!

4.4/5 - (28 votes)

Avalie esse Post

4.4/5 - (28 votes)