COMO REDUZIR CUSTOS COM A GESTÃO DE CONTRATO

  04/04/2017 - Por : - Como reduzir custos com a gestão de contrato

Em sua empresa é comum serem firmadas parcerias.

Fazer a gestão de contrato é muito importante, porque isso traz mais segurança ao processo e ainda possibilita a redução de custos para a sua empresa.

Quer entender como isso é possível?

Primeiramente é preciso entender que essa prática de gestão está crescendo no país e vem sendo encarada como uma atividade estratégica.

De acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos em Logística com a revista Exame e que foi divulgado no site Techoje , o consumo nas empresas alcança 40% de suas receitas.

Do total consumido, 89% é gerenciado pelos setores de Aquisição de Serviços e de Compras. Esse índice demonstra que as duas áreas são fundamentais para as organizações.

É por isso que este post vai apresentar de que forma você pode gerir melhor os contratos da sua empresa para ser mais eficiente no seu setor de Compras e assegurar um nível maior de redução de despesas.

Acompanhe!

Como fazer a gestão de contrato

Há muitos anos o setor de Compras deixou de ser um departamento dispensável nas empresas e se tornou estratégico.

Hoje ele é encarado como um ponto de redução de custos, no qual trabalham executivos especializados e que entendem do processo.

O objetivo é que a organização seja líder em seu segmento, além de priorizar a gestão estratégica na compra de bens e serviços para a produção.

Dessa forma é possível conquistar a sustentabilidade econômica e firmar parcerias com fornecedores que realmente atendem aos objetivos necessários.

Qual o papel da gestão de contrato nesse contexto?

Essa prática ajuda a reduzir os riscos, proporciona mais rapidez, assegura a conformidade e a transparência com os procedimentos e políticas da organização e diminui a burocracia da contratação.

Por exemplo: os cuidados com os contratos permitem que as cláusulas sejam interpretadas de maneira correta, o que evita prejuízos para a organização.

Isso significa que, por meio de modelos, pode-se negociar com os fornecedores e facilitar a criação de contratos.

Também é possível fazer análises mais detalhadas e apuradas e melhorar os trâmites de aprovação.

Sem fazer essas observações a empresa pode ter seus custos aumentados e isso pode inclusive comprometer a gestão do serviço.

Os elementos que ocasionam essa situação geralmente são o descumprimento das cláusulas contratuais e a falta de detalhamento delas.

É por isso que, por exemplo, em um contrato para uma reforma, devem ser especificadas as situações de pagamento de bônus no caso de os níveis de qualidade e prazos serem atingidos, aplicação de multas etc.

Esses parâmetros podem ser definidos no próprio sistema e trazem mais segurança para todo o processo.

A melhor forma de fazer a gestão de contrato é automatizar os processos por meio da tecnologia.

É necessário ter um projeto que reduza as chances de os erros ocorrerem e os pagamentos de multas contratuais devido à falta de controle e gestão em tempo real.

Isso é conseguido com a adoção de um sistema que gerencie os contratos, como os e-procurements.

Esses sistemas ainda permitem melhorar a gestão de fornecedores e trazem diversos outros benefícios.

Quer entender mais sobre a gestão de contrato?

Entre em contato conosco e veja o que um software de e-procurement pode fazer pela sua empresa.

4.6/5 - (24 votes)

Avalie esse Post

4.6/5 - (24 votes)