COMPRAS COM ÉTICA: POR QUE SUA EMPRESA DEVE AGIR DESSA FORMA?
29/01/2022 - Por : Fábio Hoinaski - Área de compras - RevisadoÉ fato que os interesses organizacionais sempre devem se sobrepor aos pessoais. Porém, quanto maior e mais complexa é a estrutura da empresa, mais difícil é garantir a efetivação das compras com ética.
Considerando o viés estratégico desse departamento, torna-se essencial realizar aquisições com transparência e de maneira acertada.
Dessa maneira, as negociações são eficazes e asseguram redução de custos, bons preços e aumento da vantagem competitiva.
Agora, você sabe o que é necessário para agir de acordo com a ética?
Vamos entender melhor o que isso representa para a área de Compras neste post. Vamos lá?
O conceito de ética
O Dicionário Michaelis Online define ética como “conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade”.
A palavra, que deriva do grego ethos, refere-se aos hábitos dos seres humanos.
Como parte filosófica, a ética trabalha a compreensão de princípios e noções que sustentam a vida individual e a moralidade social.
Assim, fica evidente que ser ético é refletir sobre suas ações nos aspectos individuais e coletivos.
O que isso tem a ver com as compras feitas por uma empresa?
É por meio da ética que se consegue facilitar as decisões e ter uma negociação mais objetiva e transparente.
A relação compras x ética
O setor de Compras precisa tomar diversas decisões para alcançar a eficiência.
No entanto, a estruturação da área e a automatização das atividades devem garantir que o discernimento, o caráter e as tomadas de decisão sejam pautados pela ética.
Essa atitude assegura que os interesses organizacionais estejam sempre em primeiro lugar, sobrepondo-se aos pessoais.
Dessa forma, todos sabem o que fazer e atendem os valores da empresa, não de indivíduos particulares.
Nesse cenário, fica evidente que algumas atitudes são negativas para a empresa e podem ocasionar prejuízos.
Uma delas, por exemplo, é o recebimento de agrados e presentes de fornecedores.
Essa situação pode gerar um sentimento de gratidão ou necessidade de retribuição por parte dos colaboradores, que privilegiam aquele parceiro, mesmo que ele não seja a opção mais adequada.
Nesse cenário, o mais indicado é que a empresa proíba o recebimento desses agrados.
As organizações flexíveis com relação a esse assunto precisam deixar a definição bem clara para os colaboradores, evitando interpretações dúbias.
A importância de um código de ética
O ideal é que toda organização elabore um código de ética para determinar o que é aceitável.
Por exemplo: o bom senso define que o almoço de negócios deve ser feito de forma natural, sendo igualmente dividido entre os participantes para evitar débitos ou créditos que ocasionam cobranças futuras.
Da mesma forma, os fornecedores devem estipular as características dos produtos e formas de pagamento que estão sendo negociados a fim de evitar a aplicação de multas e juros.
O ideal é evitar a omissão de detalhes, que podem ser desfavoráveis ao comprador.
Em relação à cotação de preços, indica-se realizar 3 processos para verificar as condições.
Porém, muitas vezes o que se vê é que os colaboradores do setor de Compras realizam esse procedimento apenas para cumprir o protocolo.
Nesse caso, o fornecedor já foi escolhido e as planilhas são preenchidas com dados fictícios.
Uma grandiosa falta de ética que pode ocorrer em qualquer empreendimento e que pode gerar prejuízos grandes à organização.
Com o código de ética, assegura-se a adoção de uma conduta correta no dia a dia.
Ao mesmo tempo, os colaboradores devem passar por treinamentos de reciclagem, que ajudam a lembrar as práticas recomendadas e permitem tirar dúvidas que surgem no desenvolvimento das atividades.
Esse também é o motivo que exige que o código de ética esteja acessível e visível a todos, para que direcione as ações dos colaboradores.
Desse modo, as condutas éticas são sempre lembradas e praticadas, o que resulta em benefícios para a própria empresa, seus clientes e fornecedores.
E na sua empresa, já são feitas compras com ética?
Ou ainda é preciso melhorar alguns aspectos? Deixe a sua resposta no campo de comentários.
F.A.Q – Perguntas frequentes:
- o que é ética?
O conceito de ética está relacionado com o conjunto de valores e juízos morais que dirige a nossa sociedade, levando em consideração o bem-estar e o respeito mútuo às diferentes interações. é possível afirmar que a ética se fundamenta nos valores de constância, respeito,razão, translucidez e honestidade.
A ética segura os valores de uma sociedade levando em conta a diversidade de cada indivíduo, o que permite que cada grupo crie seu próprio código de conduta ética. É a ética em compras.
A ética se define em fazer o que é correto sem necessariamente haver uma obrigação ou punição.
- Qual a definição de ética em compras?
A partir da ética que conduz a nossa sociedade tendo em vista a responsabilidade do setor de compras para o gerenciamento de uma empresa, podemos dizer que a ética em compras se relaciona com valores morais e boas atitudes sugeridas para as ligações com a cadeia de suprimentos além de outros departamentos internos.
- Como se dá a relação entre compra e ética?
O setor de compras é uma das áreas que tem a incubencia de tomar várias decisões para obter eficiência.
Para isso, a estrutura dessa área assim como as atividades desempenhadas devem garantir o discernimento, o caráter e as decisões precisam ser baseadas pela ética.
Essa prática permite que os interesses da empresa estejam em primeiro lugar, estando acima dos objetivos pessoais.
Agindo assim todos ficam ciente do que devem fazer para atender os valores da empresa, não de opiniões particulares.
- Quais as principais normas de conduta em compras?
O setor de compras deve agir de forma alinhada à cultura organizacional das diretrizes da empresa, argumentando a visão de mercado e valores. o atendimento dos profissionais com os fornecedores, deve manter uma postura ética e respeitosa em todos os aspectos.
A ética por tanto nesse segmento tem a função de alinhar os interesses dentro e fora da organização. o que irá favorecer as políticas internas e confirmar excelentes resultados para a empresa, porém é importante que os princípios e normas não firam os valores de seus clientes, funcionários ou fornecedores;
Podemos então afirmar que as principais normas de conduta dentro de qualquer setor ou processo dentro da empresa devem ser necessariamente:
- Agir de forma ética e prezar por essa imagem: a pessoa que realiza as ações de compras deve evitar atitudes e declarações que venham a ser vistas como impróprias ou antiéticas.
- Garantir melhor custo deve ser uma prioridade: é papel do setor de compras garantir que cada custo investido pela empresa ofereça o melhor resultado possível.
- Discernir e estimular o crescimento de talentos no departamento: a direção deve confirmar a evolução do setor, como partícula da ética de compras, enxergando talentos e investindo no seu crescimento
- Assegurar o cumprimento das normas regulamentares: profissionais devem manter uma postura no setor de compras que garanta o cumprimento às normas brasileiras, normas internas da empresa e ações impostas pelo mercado;
- Assegurar a preservação ambiental e crescimento social;