COMPRAS INDIRETAS. POR QUE O PESSOAL DEVE SEMPRE ESTAR ALINHADO ESTRATEGICAMENTE?

  13/08/2014 - Por : -

A equipe de compras indiretas, aquela que centraliza todas as demandas de suprimentos da empresa, costuma receber uma quantidade imensa de e-mails todos os dias. Nas empresas onde o fluxo de informações não é automatizado, isso se intensifica, com dezenas de pessoas solicitando as mesmas coisas.

Imagine uma linha de produção em pleno vapor, quando, de repente, uma máquina deixa de funcionar.

A equipe de manutenção é chamada e detecta que um dos componentes quebrou e precisa ser substituído imediatamente.

Sirene nos ouvidos – telefone e e-mail – dos compradores.

Começa a corrida contra o tempo.

Tipos de manutenção

Vamos por partes.

Existem 3 tipos de manutenção dentro de uma indústria: a preventiva, a preditiva e a corretiva.

Quando a equipe de manutenção está estrategicamente alinhada com a equipe de compras, durante estas três etapas de manutenção, estas equipes conversam e se auxiliam, para evitar que a sirene agrida os tímpanos de todos.

Veja porque isto é importante:

  • Compras X manutenção preventiva

Durante a manutenção preventiva, se as equipes estão por dentro do andamento dos trabalhos, a empresa ganha redução de custos, pois há mais tempo para negociar com fornecedores os materiais necessários.

Se chegar o dia da manutenção e faltar algo, alguém terá de sair correndo para comprar.

Além disso, quando Manutenção e Compras trocam informações previamente, as quantidades também ficam alinhadas e não há riscos de investir além ou aquém do necessário.

  • Compras X manutenção preditiva

Na manutenção preditiva, como próprio nome já diz, os especialistas já conhecem de antemão as necessidades de troca de componentes nas máquinas e equipamentos. Isto é bom para o setor de Compras, pois a equipe consegue planejar e negociar preços e prazos.

Além disso, quando Manutenção e Suprimentos estão estrategicamente alinhados, o material pode chegar com antecedência, permitindo avaliações e, se preciso, devoluções ou trocas. Isso é muito importante para garantir qualidade e segurança ao chão de fábrica, por exemplo.

  • Compras X manutenção corretiva

A manutenção corretiva não tem jeito, quando acontece é porque alguma coisa realmente deu errado: uma peça quebrou ou um sistema deu pane, entre outros fatores.

Ainda assim, quando o processo de comunicação e ação entre a equipe de Manutenção e de Compras está bem desenhado, os profissionais estão alinhados e trabalhando em perfeita sintonia, a empresa também pode ganhar em tempo e economia de investimento, pois o nível dos estoques está sob controle, os fornecedores podem ser rapidamente contatado etc.

Automatize e profissionalize para maximizar resultados

Automatizar o sistema de compras diretas e indiretas da sua empresa pode trazer esta sinergia entre as equipes.

Isso garantirá mais tranquilidade, mais produtividade e menor custo na hora das manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Assim como a área de vendas precisa ser estratégica, pró ativa, também a área de Compras não pode mais ser tratada como uma equipe que faz pedidos solicitados pelo restante da companhia.

Ela precisa estar alinhada com todos os outros departamentos, com processos bem definidos e antenada com as informações e o que acontece no cotidiano corporativo.

E você, mantém o setor de equipamentos alinhado com o de vendas indiretas da sua empresa?

Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

4.6/5 - (24 votes)

Avalie esse Post

4.6/5 - (24 votes)