CORE COMPETENCE E CORE BUSINESS: COMO DEFINI-LOS NO SEU NEGÓCIO?
30/06/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Processo de comprasToda empresa tem suas competências, ou seja, aquilo que faz melhor. Essas funções podem ser chamadas de core competence e core business. A questão é: qual a diferença entre essas duas expressões?
É claro que elas designam situações diferenciadas, senão não haveria motivo para haver nomes diversos.
De modo geral, podemos dizer que a core competence demonstra que seu negócio é tão bom ou melhor que a concorrência.
Já a core business apresenta a atividade principal executada pelo empreendimento.
Para entender melhor esses conceitos, este post vai apresentar as especificações de ambos. Então, vamos lá?
O que é core competence e core business?
Essas duas expressões são parecidas e tratam de situações-chave em uma organização. Isso porque a palavra core significa central, nuclear, ou seja, o que está no âmago do negócio.
Compreendendo essa questão vamos entender melhor os dois conceitos:
Core competence
A tradução literal dessa expressão é competência central.
O conceito foi criado por Gary Hamel e C. K. Prahalad no artigo The Core Competence of the Corporation (A competência central da corporação, em tradução livre), publicado na revista Harvard Business Review em 1990.
A ideia dos autores foi indicar que a core competence é formada pelas competências estratégicas, que definem, distinguem e tornam o negócio único.
Justamente por essa característica, o empreendimento tem uma vantagem competitiva inerente a suas atividades, que são os pontos-chave de diferenciação em relação à concorrência.
Cada empresa tem a sua core competence.
Para encontrá-la é preciso verificar se há a incidência de 3 fatores principais na atividade:
- Acesso a uma variedade de mercados bastante ampla;
- Contribuição para o produto final de modo significativo;
- Imitação difícil por parte dos concorrentes.
Um exemplo de core competence pode ser uma tecnologia específica ou um conhecimento técnico, desde que eles ofereçam um valor único para os clientes, o que torna a empresa realmente diferenciada e em um patamar acima das rivais.
Core business
Essa expressão é muito mais comum e representa os processos-chave da organização.
A ideia é que a empresa não tente ser boa em tudo, mas desempenhe algumas funções com verdadeira excelência.
Pode ser qualquer atividade, como as relativas a projetos, produção, distribuição, comercialização etc.
A partir desse conhecimento o negócio foca essas funções e passar a competir com base nelas.
Mas isso não seria core competence?
Sim, mas o core business é derivado diretamente dessa competência central ou essencial.
Na verdade, o primeiro geralmente é relativo à produção ou atendimento.
A seguir deve-se criar uma estratégia para definir as funções que serão mantidas na organização e aquelas que podem ser repassadas para terceiros.
Em outras palavras, as atividades que serão terceirizadas são as de serviços internos e apoio, devendo ser definidas a partir da delimitação do core business.
Qual a relação entre core competence e core business?
Definir a core competence é difícil, mas é o primeiro passo para chegar ao core business.
O que ocorre, geralmente, é o contrário.
No entanto, modificar essa ideia pode ser fundamental para o seu negócio.
O melhor é se concentrar em uma ou duas atividades principais e conquistar uma boa fatia de mercado a partir delas.
O cuidado que se deve ter é não perder o foco do core business, porque isso pode ocasionar até o fracasso da sua organização.
Tenha em mente que o core business é mais amplo e deriva de um conjunto de segmento de clientes, produtos e tecnologias que possibilitam ao negócio ter mais vantagem competitiva.
É ele que gera crescimento à organização e abrange os clientes mais rentáveis e leais.
Como definir o core business?
O primeiro passo é analisar a rentabilidade relativa (ou seja, aquela que é comparada a dos concorrentes) e o nível de lealdade dos consumidores.
O core business pode ser determinado por uma tecnologia, um modelo como um segmento de mercado, um sistema de fabricação com custo menor, entre outros.
O cuidado necessário é com o equilíbrio entre foco e amplitude. Um core business muito amplo geralmente é prejudicial.
O melhor é encarar as áreas adjacentes como oportunidades de crescimento.
É uma forma, portanto, de reposicionar o negócio, buscar novas fontes de lucro (mais atrativas) e responder às demandas do mercado.
Por outro lado, as oportunidades nem sempre são positivas.
Como diferenciá-las? Há 3 fatores, pelo menos, que devem ser analisados:
- A capacidade que a empresa possui de ter os mesmos resultados da organização líder naquele segmento;
- A solidez da previsão de lucros do setor em períodos futuros;
- A chance que a empresa possui de utilizar os verdadeiros pontos positivos do core business.
A finalidade, no final das contas, é reconhecer o potencial do seu core business e identificar as oportunidades existentes.
É assim que sua empresa poderá chegar ao verdadeiro sucesso.
Compreendeu melhor o que é core competence e core business?
Aplique as dicas que repassamos no seu negócio e veja os benefícios que pode conseguir.
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