E-PROCUREMENT: VEJA COMO ELE PODE TRANSFORMAR A ÁREA DE COMPRAS
12/07/2017 - Por : Fábio Hoinaski - E-procurementO e-procurement é uma plataforma online que permite que compradores encontrem os melhores fornecedores, especialmente aqueles especializados.
Porém, o que nem todo mundo sabe é que o sistema também pode transformar a área de Compras.
Em um processo de aquisição de matérias-primas ou produtos, é comum haver diferentes ações e documentos.
Por exemplo: muitas empresas ainda usam planilhas para o controle das requisições, que precisam ser atualizadas manualmente.
Além disso, há troca de e-mails, ordens de compra e outros procedimentos que precisam ser verificados e analisados.
Por isso, a automatização por meio do e-procurement é mais do que necessária. Ela é fundamental para a eficiência e o máximo desempenho do empreendimento.
Neste post, vamos apresentar como o e-procurement pode melhorar o setor de Compras, acelerando os processos, eliminando os problemas de comunicação e reduzindo o desperdício de tempo para gerar valor para o negócio.
Quer saber mais? Então, acompanhe!
E-procurement para transformar a área de Compras
Essa plataforma permite consolidar os processos realizados no setor de Compras a fim de que as práticas levem a melhores negociações.
Para isso são avaliados diferentes tipos de fornecedores e suas propostas, chegando ao custo-benefício mais interessante para o comprador.
Entre os benefícios conseguidos por meio dessa estratégia estão a maior agilidade nas tomadas de decisão e a diminuição do tempo operacional para efetivar uma ordem de compra.
Por outro lado, melhora a relação com os fornecedores devido à precisão maior nas ordens de compra.
Isso assegura mais transparência ao processo e tende a evitar atrasos nas entregas, um critério fundamental para o comprador.
Na questão operacional, há a maximização do controle financeiro, o que propicia maior facilidade de negociação, mais segurança nos processos de auditoria e melhoria no compliance.
Implantação de novos processos
A implementação do e-procurement exige uma mudança de cultura organizacional, já que todos precisam compreender os benefícios que serão conquistados com a nova ferramenta.
Ainda há uma modificação nos processos internos. Se antes utilizava-se papel, planilhas e telefones, agora tudo passa a ser gerenciado pelo sistema, o que garante o foco em atividades estratégicas, não operacionais.
Porém, é preciso cuidar para não modificar todos os processos. Os que são considerados bons devem ser mantidos.
Por isso, pode ser necessário contar com a ajuda de consultores de sistemas e processos.
Outra questão essencial é que a solução de e-procurement adotada deve ser adaptável para o seu modelo de negócios.
O objetivo é evitar o engessamento das práticas positivas e que são bem-sucedidas.
Acompanhamento dos resultados
O sistema de e-procurement ainda permite monitorar os resultados e acompanhar o compliance e os gastos que ultrapassam o orçamento, já que esses quesitos impactam negativamente a lucratividade do empreendimento.
Isso acontece por meio da padronização das ordens de compra e processos de aprovação de aquisições, o que aumenta a transparência dos gastos e reduz os riscos de fraudes nas compras.
Como efeito há o aumento da governança empresarial.
Outra vantagem é a agregação de inteligência ao setor de Compras. Com o e-procurement, consegue-se otimizar as negociações com os fornecedores, tanto em relação a termos quanto a condições.
Por fim, há a medição do histórico de aquisições, criação de um preço-alvo e avaliação de relatórios de saving.
A consequência é uma tomada de decisões mais estratégica e que traz resultados mais positivos para a organização.
E você, já entendeu como o e-procurement pode transformar a área de Compras?
Aproveite e confira 5 benefícios dos softwares de compras e e-procurement para o seu trabalho.