FUNÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS: QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS?
29/05/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Rastreabilidade e AuditoriaVocê já parou para pensar na função do código de barras?
Esse item já faz parte da realidade de qualquer empresa e representa uma vantagem competitiva.
Sua função é guardar informações relevantes sobre um produto e assegurar que os dados sejam registrados.
Porém, mais atribuições podem ser destacadas.
Entre elas estão a agilidade e automação de atividades, redução de erros e custos, elevação da visibilidade e rastreabilidade, elevação da segurança para coletar informações e melhoria na tomada de decisão quanto à gestão.
No entanto, qual é a tendência para os próximos anos?
É o que vamos entender melhor neste post. Confira!
Função do código de barras: tendências a serem seguidas
Este formato de identificação é utilizado cotidianamente.
Pense bem: você usa o código de barras no supermercado, em lojas de vestuário, no estoque da sua empresa etc.
Isso significa que é impossível ignorar esse elemento no dia a dia.
Mais do que isso: os códigos de barras estão migrando para o ambiente virtual.
Essa situação é devido aos clientes, que estão cada vez mais exigentes e bem informados.
De modo geral, os consumidores desejam ter o suporte dos códigos de barras em suas compras.
No entanto, esse elemento também está servindo para outras atividades, como pesquisas, avaliação e pagamento de produtos.
Isso fornece ao consumidor um poder maior, porque ele conta com mais informações e pode transformar suas aquisições em processos bastante exigentes.
Qual a consequência disso? A necessidade de usar um formato único de identificação de produtos.
A ideia é que esse item centralize as informações a fim de que os clientes possam pesquisar de maneira mais fácil e objetiva.
Uma tentativa de estabelecer esse cenário é o QR Code.
Esta é uma variante dos códigos de barras que pode ser lida por dispositivos móveis.
Porém, a expectativa é que haja mais melhorias nesse segmento. Veja algumas delas:
Informações para pesquisa
Uma delas é a reunião de informações sobre os produtos para que o consumidor possa encontrá-las em apenas um lugar, o que facilita a pesquisa.
Com os dados, o potencial comprador pode comparar dois ou mais produtos e adquirir aquele que se adequar melhor a suas necessidades.
Detalhamento sobre os produtos
A tendência é que os códigos de barras apresentem cada vez mais informações sobre os produtos.
A ideia é incluir a data de validade, dados do fabricante, sua localização no lote e outros aspectos a respeito do processo de fabricação.
Esta tendência deve começar a ser implementada em breve.
Nesse sentido, um destaque são os dados de saída, chegada e entrega da mercadoria.
Eles aumentam a segurança do consumidor e asseguram um monitoramento melhor por parte dele.
Segurança
O código de barras permite executar uma melhor rastreabilidade, ou seja, os produtos podem ser mais facilmente localizados em qualquer etapa de sua produção, desde a fabricação até o consumidor final.
Isso aumenta a segurança e confiabilidade do processo e evita a falsificação de produtos, porque o cliente pode atestar sua autenticidade por meio do código de barras e acompanhar a entrega das aquisições realizadas.
Outro benefício é a facilitação do recall, que ocorre quando algum lote de mercadorias veio danificado, com defeito de fabricação ou estragado.
Como você pôde perceber, o código de barras tem funções relevantes e a percepção do consumidor ajuda a transformar e melhorar esse processo.
É fundamental que sua empresa esteja inserida nesse contexto.
Então, sua empresa está preparada para a melhoria da função do código de barras?
Não espere mais e implante agora mesmo no seu negócio!
Para entender mais sobre este assunto leia o post Como funcionam os códigos de barras?