GERENCIAMENTO DE COMPRAS: PORQUE SUA EMPRESA DEVERIA SE PREOCUPAR

  28/07/2014 - Por : -

A gestão de compras é uma ferramenta essencial para apoiar uma das principais razões da existência de uma empresa: a geração de lucros.

Fazer o acompanhamento minucioso de tudo que é comprado, bem como ter uma excelente estratégia de relacionamento com fornecedores e potenciais fornecedores é um diferencial das empresas competitivas.

E competitividade deixou de ser algo teórico há muito tempo.

Somente as empresas competitivas se mantém no mercado, sejam quais forem os seus portes ou os segmentos em que atuam.

O gerenciamento estratégico de compras vai desde a avaliação constante da carteira de fornecedores e aqui não estamos falando apenas de preço, mas também de como estas empresas fornecedoras estão de acordo com os valores da organização contratante, passando pela negociação de preços e prazos de entrega, controle de contratos, até o controle do estoque.

Outro ponto importante dentro da gestão de compras é o acompanhamento de contratos.

Com uma abordagem mais estratégica, é possível prever e projetar geração de receita e redução de custos com uma boa gestão de contratos.

Estipular contratualmente preços e prazos de entrega, muitas vezes, pode ser vital para o controle de suprimentos.

Gerenciamento de compras: Porque sua empresa deveria se preocupar

Do ponto de vista operacional, as empresas com boa gestão de compras ganham tempo uma vez que o fluxo dos processos está “redondo”, perde-se menos tempo com retrabalhos, redundância de informações e reparação de erros.

Também é possível afirmar que controlando estrategicamente as compras, a empresa ganha significativa redução de custos.

Este ganho é possível com a negociação mais estreita de mercadorias e serviços, mas também pelo fato de ter uma equipe mais reduzida na área de suprimentos.

Ou seja, as pessoas envolvidas podem se dedicar a outras atividades, potencializando suas entregas para a empresa.

Além de tudo isso, o gerenciamento estratégico de compras, permite que a empresa tenha em mãos mais insumos na hora de negociar com seus próprios clientes.

Uma vez que está tudo sob controle, é possível ter uma visão clara das margens de lucro, bem como ser mais preciso na hora de prometer entrega e flexibilidade para negociar.

E a gestão estratégica de compras é feita com pessoas altamente qualificadas, mas também com ferramentas tecnológicas que façam o operacional, e deixem os profissionais mais livres para se dedicar ao estratégico.

Não dá mais para fazer compras utilizando apenas telefone ou E-mail, é preciso ferramentas que comparem preços, otimizem fluxos, guardem históricos de evolução das negociações e, no fim das contas, tornem o processo mais fácil, para isso pode ser usado um sistema de compras.

E a sua empresa, como está se preocupando com o gerenciamento de compras?

Conte para a gente nos comentários abaixo!

4.5/5 - (28 votes)

Avalie esse Post

4.5/5 - (28 votes)