GESTÃO DE FORNECEDORES: POR QUE É IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA?
14/06/2017 - Por : Fábio Hoinaski - FornecedoresPara ter um departamento de compras eficiente é preciso contar com uma boa gestão de fornecedores.
É assim que se consegue adquirir mercadorias e matérias-primas com qualidade, preço, quantidade e prazo de entrega.
De modo geral um bom fornecedor é aquele que pode vender a preços competitivos, é capaz de produzir na quantidade necessária e consegue gerir seu negócio para ter lucros.
Como saber disso? Por meio de um processo de seleção efetivo.
Neste post vamos tratar da seleção de fornecedores e como executar esse processo complexo para geri-los de maneira eficiente.
O processo de seleção de fornecedores
O gerenciamento de fornecedores começa com o processo de seleção deles.
No entanto, a escolha é complexa e varia conforme as características do serviço ou do produto que está sendo comprado e suas exigências.
É por isso que as compras ultrapassam a cotação de preços e chegam à seleção de fornecedores.
Esse processo deve considerar 3 características básicas: qualidade, preço e serviço.
Fazer uma boa gestão dos fornecedores assegura diferenciais para a sobrevivência competitiva da empresa.
Para isso é preciso ter critérios eficientes de avaliação e seleção, já que a concorrência não é mais relativa a organizações que atuam no mesmo segmento de mercado, mas sim às cadeias de suprimento e o gerenciamento adequado.
Além dos 3 elementos principais para a seleção de fornecedores, há outros itens que devem ser considerados:
- Habilidade técnica;
- Capacidade produtiva;
- Confiabilidade;
- Pós-venda, ou seja, suporte técnico;
- Localização do fornecedor (existem casos em que a proximidade é importante);
- Preço, que deve ser competitivo, não necessariamente o mais baixo.
A gestão de fornecedores
O setor de Compras deve traçar uma estratégia para estabelecer com quantos fornecedores vai trabalhar e quais serão eles. Por exemplo: é possível atuar com:
- Alguns que fornecem produtos específicos (caso do single sourcing);
- Vários que proveem uma mercadoria similar (multiple sourcing);
- Uma rede com poucos fornecedores diretos (primeiro nível);
- Uma base maior indireta (segundo e terceiro níveis);
- Fornecedores internacionais (global sourcing).
Deve-se pensar sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo e verificar aquele que se ajusta mais ao contexto empresarial.
Além disso é preciso ter um cadastro dos dados sobre fornecedores potenciais.
Essa base deve ser extensa e ser capaz de oferecer alternativas de serviços e materiais.
Considerando esse processo é preciso estabelecer as seguintes atividades:
- Descrição total das necessidades;
- Seleção das fontes de suprimentos;
- Informações de preço;
- Ordens de compras;
- Follow up dos pedidos;
- Verificação de notas fiscais;
- Manutenção de arquivos e registros;
- Relacionamento com os vendedores.
Outro item pelo qual passa a gestão de fornecedores é a avaliação deles.
Esse procedimento deve considerar fatores qualitativos e quantitativos.
A melhor forma de fazer isso é seguir as próximas dicas:
- Selecione os fatores a serem considerados na avaliação de fornecedores;
- Atribua um peso para cada fator, determinando a importância de um item em relação a outro;
- Determine uma pontuação para os fornecedores em relação a cada um dos fatores;
- Classifique os fornecedores.
Assim fica claro que tanto a seleção quanto a gestão dos fornecedores são relevantes para o processo de compras.
É assim que as necessidades da empresa serão asseguradas e que se evitam prejuízos à qualidade, à demanda e à logística da mercadoria.
Entendeu por que é importante fazer a gestão de fornecedores?
Aproveite e saia mais do porquê você deve adotar esse processo.