GESTÃO DE SUPRIMENTOS: 5 DICAS PARA ECONOMIZAR CUSTOS

  10/04/2017 - Por : -

Você já pensou que com uma boa gestão de suprimentos pode economizar dinheiro da sua empresa?

De acordo com um levantamento da consultoria Bain & Company divulgado pela revista Mundo Logística, as companhias conseguem economizar aproximadamente 10% de seu faturamento total com esse gerenciamento.

Isso é conseguido por meio da implantação de uma política de terceirização de serviços e excelência ao escolher equipamentos.

Mesmo assim ainda há um grande desafio a ser enfrentado.

No post de hoje vamos tratar melhor desse assunto. Vamos lá?

Como fazer uma boa gestão de suprimentos

O principal empecilho para gerenciar bem os suprimentos é a falta de boas práticas na gestão do departamento de suprimentos.

Considerando que os gastos com essa área representam cerca de 43% das receitas da empresa, esse número é preocupante.

É por isso que algumas ações devem ser adotadas para melhorar o gerenciamento de suprimentos.

Veja quais atitudes são recomendadas:

1. Use plataformas eletrônicas

As plataformas eletrônicas devem servir para convidar os fornecedores a fazerem suas ofertas. A ideia é funcionar como um leilão de concessão.

Um software para isso é o e-procurement, que permite que compradores encontrem fornecedores especializados de produtos e serviços.

2. Integre as áreas que realizam os pedidos e de suprimentos

Os setores que fazem os pedidos (qualquer um deles, desde a aquisição de um novo computador até o prestador de limpeza) e o de suprimentos devem trabalhar de forma integrada.

O objetivo é que todos possam visualizar o gasto total, que inclui os custos comerciais, de logística e manufatura.

Essa atitude é importante para que os setores não observem apenas seus interesses individuais e tenham uma visão global dos gastos.

3. Entenda a estrutura de custos dos fornecedores

Essa estrutura ajuda a identificar quando os fornecedores estão ganhando margens de lucro exageradas e permite criar soluções para que o produto ou serviço seja entregue da melhor forma possível.

4. Verifique se há duplicidade na supervisão dos terceirizados

Os casos de duplicidades levam à ineficiência do processo.

Por isso, esse deve ser uma das primeiras medidas a ser tomada.

Isso ocorre porque algumas companhias preferem manter estruturas internas a fim de controlar a performance dos serviços contratados com fornecedores.

Ou seja, é um retrabalho desnecessário e que gera custos para a organização.

5. Alinhe os bônus de incentivo às metas

Os funcionários da área de Compras podem ser incentivados a trabalhar melhor com esses bônus.

Mas eles devem estar sempre interligados com as metas da atividade fim.

6. Contrate especialistas para o setor de suprimentos

Essa área deve contar com profissionais experientes em outros nichos importantes para a empresa, porque isso ajuda a aumentar a eficiência e a reduzir os gastos.

7. Crie rotinas de discussão

Essas dicas só serão efetivamente implementadas quando você criar rotinas para a discussão delas na sua empresa.

Duas ideias são debater os custos por meio de fóruns e comitês.

Você também pode contar com canais de comunicação internos a fim de que a supply chain não seja composta somente por solicitações que entram e pedidos entregues.

Ainda devem existir sistemas que permitam mensurar e cobrar os resultados das ações.

Essas 7 dicas vão fazer você economizar custos com a gestão de suprimentos e permitirá que esse trabalho seja mais eficiente.

Para otimizar ainda mais o desempenho, leia o post Gestão de suprimentos: 11 coisas que você está esquecendo.

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