KANBAN NO SETOR DE COMPRAS: COMO OBTER VANTAGENS COM ESSA TÉCNICA
23/02/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasO kanban é uma técnica bastante utilizada no setor de produção das empresas.
Você já sabe disso.
Mas já pensou nessa metodologia para fazer a programação de compras e controle de estoques?
A ideia dos cartões também pode ser usada nesses casos e é bastante interessante.
Os boards continuam com sua finalidade principal: disparar a produção e indicar se há a necessidade de reabastecer ou comprar alguma mercadoria.
As dúvidas são: vale a pena implantar?
Como fazer isso?
Que benefícios isso traz ao negócio?
Se você também tem questionamentos, leia este post e veja porque esse método pode fazer a diferença na sua organização.
O que é o kanban?
O sistema foi desenvolvido no Japão pela Toyota e consiste em apresentar as etapas do processo em um quadro.
Cada etapa possui seus cartões, que vão sendo realocados conforme aquele estágio fica pronto.
O objetivo é oferecer uma visualização mais ampla do processo e identificar etapas que podem estar apresentando entraves.
Dessa forma é possível retirar os obstáculos e focar naquilo que é mais urgente.
O resultado é a redução de prazos relativos à produção e à entrega, já que os materiais ficam menos tempo parados em estoque.
Além disso, consegue-se aumentar a qualidade e a produtividade devido à detecção mais fácil dos problemas e diminuir os custos por não precisar fazer compras urgentes e ser possível se organizar para pedidos maiores, que tendem a fornecer mais descontos.
Quais as vantagens do kanban?
A principal vantagem dessa metodologia é melhorar a comunicação entre os setores e oferecer uma visualização geral dos processos.
Como consequência, a equipe se sente mais engajada e todos se sentem responsáveis pelas atividades.
A chance de uma tarefa ser esquecida ou ignorada também é menor.
Outros benefícios são:
- sincronização da produção com o departamento de Compras;
- melhoria da comunicação interna;
- aumento da qualidade da produção;
- elevação da produtividade;
- divulgação das metas;
- integração entre os setores;
- manutenção da organização;
- redução de custos e tempo;
- controle da validade dos produtos;
- facilidade de uso;
- aumento da eficiência operacional;
- diminuição de estoque;
- redução de desperdícios.
Como implantar o kanban para o setor de compras?
A ideia dessa metodologia é indicar quando algo precisa ser realizado.
Para estar adequado à realidade do departamento de Compras, a técnica precisa estar aliada ao estoque e à produção.
A implantação, nesse caso, deve ser feita de acordo com os próximos passos.
Passo 1: calcule o consumo diário das mercadorias ou produtos.
Passo 2: determine um lote ou caixa para cada um desses produtos e defina um cartão que servirá para o controle.
É importante destacar que o consumo delimita a necessidade de comprar mais mercadorias.
Dessa forma, evita-se trabalhar com um estoque grande, que representa custos, e usa-se a ideia do estoque mínimo.
Passo 3: defina os elementos necessários que devem estar contidos em cada cartão, como nome da mercadoria, produto ou matéria-prima, quantidade do lote, fornecedor etc.
Passo 4: divida os cartões por cores conforme a abertura de cada lote.
Por exemplo: vermelho representa o estoque de segurança, o amarelo significa tempo de reposição/compra e o verde caracteriza o consumo diário.
Nesse exemplo, o amarelo já indica que é preciso fazer compras.
Entendeu como usar o kanban na área de compras?
Use as dicas que apresentamos e implante esse sistema na sua empresa também.
Além disso, você pode aprofundar seus conhecimentos lendo o post Como otimizar os custos usando o Lote Econômico de Compras?