KANBAN NO SETOR DE COMPRAS: COMO OBTER VANTAGENS COM ESSA TÉCNICA

  23/02/2017 - Por : - Kanban no setor de compras: como obter vantagens com essa técnica

O kanban é uma técnica bastante utilizada no setor de produção das empresas.

Você já sabe disso.

Mas já pensou nessa metodologia para fazer a programação de compras e controle de estoques?

A ideia dos cartões também pode ser usada nesses casos e é bastante interessante.

Os boards continuam com sua finalidade principal: disparar a produção e indicar se há a necessidade de reabastecer ou comprar alguma mercadoria.

As dúvidas são: vale a pena implantar?

Como fazer isso?

Que benefícios isso traz ao negócio?

Se você também tem questionamentos, leia este post e veja porque esse método pode fazer a diferença na sua organização.

O que é o kanban?

O sistema foi desenvolvido no Japão pela Toyota e consiste em apresentar as etapas do processo em um quadro.

Cada etapa possui seus cartões, que vão sendo realocados conforme aquele estágio fica pronto.

O objetivo é oferecer uma visualização mais ampla do processo e identificar etapas que podem estar apresentando entraves.

Dessa forma é possível retirar os obstáculos e focar naquilo que é mais urgente.

O resultado é a redução de prazos relativos à produção e à entrega, já que os materiais ficam menos tempo parados em estoque.

Além disso, consegue-se aumentar a qualidade e a produtividade devido à detecção mais fácil dos problemas e diminuir os custos por não precisar fazer compras urgentes e ser possível se organizar para pedidos maiores, que tendem a fornecer mais descontos.

Quais as vantagens do kanban?

A principal vantagem dessa metodologia é melhorar a comunicação entre os setores e oferecer uma visualização geral dos processos.

Como consequência, a equipe se sente mais engajada e todos se sentem responsáveis pelas atividades.

A chance de uma tarefa ser esquecida ou ignorada também é menor.

Outros benefícios são:

  • sincronização da produção com o departamento de Compras;
  • melhoria da comunicação interna;
  • aumento da qualidade da produção;
  • elevação da produtividade;
  • divulgação das metas;
  • integração entre os setores;
  • manutenção da organização;
  • redução de custos e tempo;
  • controle da validade dos produtos;
  • facilidade de uso;
  • aumento da eficiência operacional;
  • diminuição de estoque;
  • redução de desperdícios.

Como implantar o kanban para o setor de compras?

A ideia dessa metodologia é indicar quando algo precisa ser realizado.

Para estar adequado à realidade do departamento de Compras, a técnica precisa estar aliada ao estoque e à produção.

A implantação, nesse caso, deve ser feita de acordo com os próximos passos.

Passo 1: calcule o consumo diário das mercadorias ou produtos.

Passo 2: determine um lote ou caixa para cada um desses produtos e defina um cartão que servirá para o controle.

É importante destacar que o consumo delimita a necessidade de comprar mais mercadorias.

Dessa forma, evita-se trabalhar com um estoque grande, que representa custos, e usa-se a ideia do estoque mínimo.

Passo 3: defina os elementos necessários que devem estar contidos em cada cartão, como nome da mercadoria, produto ou matéria-prima, quantidade do lote, fornecedor etc.

Passo 4: divida os cartões por cores conforme a abertura de cada lote.

Por exemplo: vermelho representa o estoque de segurança, o amarelo significa tempo de reposição/compra e o verde caracteriza o consumo diário.

Nesse exemplo, o amarelo já indica que é preciso fazer compras.

Entendeu como usar o kanban na área de compras?

Use as dicas que apresentamos e implante esse sistema na sua empresa também.

Além disso, você pode aprofundar seus conhecimentos lendo o post Como otimizar os custos usando o Lote Econômico de Compras?

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