KRALJIC MATRIX: CONHECENDO MELHOR

  18/12/2014 - Por : -

A Kraljic Matrix – conhecida também como Matriz ou Modelo de Kraljic, é uma poderosa ferramenta para os gestores que atuam na área de compras.

Ela consiste em um modelo matricial utilizado para a definição da estratégia empresarial mais adequada para a compra de bens ou serviços.

Em síntese, Kraljic busca obter o produto certo, na quantidade correta, adquirido no melhor fornecedor e ao preço mais vantajoso e entregue no prazo e no lugar adequados.

Ou seja, ela busca antever um mundo corporativo muito próximo do ideal.

Como funciona a matriz

O histórico do modelo se inicia quando Peter Kraljic incorpora ao modelo de análise do portfólio de compras da gigante alemã Basf um conceito criado em 1953 por Markowitz.

Isso ocorreu na década de 1980 e logo apresentou resultados surpreendentes, graças à visão estratégica inovadora.

Com a publicação de um artigo na revista Harvard Business Review em 1983, o modelo passa a ser reconhecido com uma importante ferramenta na área de compras.

Uma das grandes vantagens da Kraljic Matrix é reduzir drasticamente a vulnerabilidade no fornecimento de itens importantes para a corporação.

Os produtos são classificados por itens que levam em conta o impacto financeiro e o risco abastecimento com as seguintes classes:

Itens estratégicos

Apresentam imenso risco de abastecimento e grande impacto financeiro.

São materiais que se caracterizam pela escassez, alto valor e preços elevados.

A estratégia indicada é buscar parcerias e/ou colaborações.

Itens de alavancagem

Trazem reduzido risco de abastecimento, entretanto apresentam alto impacto financeiro.

A estratégia indicada prevê ofertas ou propostas competitivas.

Itens de gargalo

Têm impacto reduzido sobre o lucro da empresa, porém podem representar alto risco de abastecimento.

Normalmente são escassos ou estão nas mãos de fornecedores da área de novas tecnologias.

A estratégia sugere a busca por fornecedores alternativos, assegurando assim o abastecimento.

Itens não críticos

São aqueles que exibem baixo risco de abastecimento e reduzido impacto financeiro, devido à oferta abundante.

Neste caso, a estratégia mais adequada é focar na redução da complexidade de aquisição nas áreas administrativa e logística.

Nas duas últimas décadas do século passado, ainda sob os efeitos da crise econômica causada pelo choque do petróleo em 1973, ocorreu um intenso esforço para reduzir e racionalizar os custos industriais.

O surgimento da Kraljic Matrix se insere nesse contexto histórico.

Ela inova ao incorporar elementos da subjetividade em sua análise, principalmente no que concerne ao agrupamento de itens, impacto financeiro e à classificação de risco de abastecimento.

Em relação a avaliação do risco de abastecimento, são utilizados dados como o poder de barganha do fornecedor, o potencial de substituição desse provedor de itens, as possíveis rivalidades no fornecimento de materiais e a barreira à entrada de novos players no âmbito do abastecimento.

Por ser um modelo que busca elaborar um quadro amplo – e, por consequência, estratégico –, a Matriz de Kraljic é amplamente utilizada tanto por grandes corporações quanto por médias e pequenas empresas.

A implementação do modelo requer a participação de todos os setores que, direta ou indiretamente, estão envolvidos ou são afetados pela política de compras da empresa. Não cabe apenas ao Departamento de Compras a tarefa de pensar a melhor estratégia a ser adotada.

Setores como Financeiro, Logística e Vendas precisam incorporar o sentido da proposta de Peter Kraljic.

Ela traz implícita a lógica da combinação de competências das diversas áreas, e sempre busca eliminar os obstáculos no momento do planejamento, permitindo potencializar os resultados gerais.

4.6/5 - (30 votes)

Avalie esse Post

4.6/5 - (30 votes)

Comentários estão fechados.