LEAD TIME DE COMPRAS: QUAL A IMPORTÂNCIA PARA SUA EMPRESA?
05/04/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasA sua empresa já analisa o seu lead time de compras?
Pode ser que você nem saiba exatamente o que esse termo significa, mas ele é imprescindível para o sucesso do seu negócio.
A definição clássica de lead time é o tempo que passa entre a chegada de um pedido até que as mercadorias sejam entregues.
Esse conceito vem da Engenharia da Produção e está correto. Porém, hoje está muito mais complexo do que isso.
No post de hoje você vai entender melhor o que o lead time indica e porque você deve se atentar para esse indicador no seu negócio.
Acompanhe!
Lead time de compras: o que é?
A conceituação mais atual é o período que compõe o caminho crítico da manufatura (MCT, do inglês manufacturing critical-path time).
O MCT é a quantidade de dias que passam desde que a ordem de serviço é criada até a entrega de pelo menos uma peça. Nesse intervalo de tempo o pedido passa pelo caminho crítico.
De modo mais simples, esse indicador é uma unidade de medida que avalia o tempo despendido pelo sistema produtivo até transformar a matéria-prima em um produto acabado.
É importante notar que esse termo também está relacionado à logística, já que ele indica o tempo de aprovisionamento.
Por isso abrange todos os aspectos do relacionamento com fornecedores e abastecimento da empresa, que envolve:
- Componentes de produção sobressalentes;
- Matérias-primas;
- Produtos semiacabados e acabados;
- Módulos;
- Linha de montagens;
- Transporte;
- Armazéns.
Por que é importante?
Esse indicador deve ser considerado porque ajuda a melhorar a produtividade por meio da técnica adequada, como o kanban.
Ele também serve para fazer um melhor planejamento da organização.
Por exemplo: as pessoas envolvidas no setor de Compras devem conhecer o lead time para garantir que o material esteja à disposição.
Os fatores que influenciam esse indicador são:
Fornecedor
Um fornecedor com problemas ou que não possui o know-how necessário sobre o segmento vai causar prejuízos ao lead time.
Nesse caso o melhor é cancelar a compra e adquirir de outro fornecedor.
Posição geográfica do fornecedor
Um fornecedor em uma posição geográfica ruim também trará problemas para o indicador. Isso significa que o lead time deve considerar a logística de transporte.
Por exemplo: se o fornecedor está em uma cidade do interior, mas os produtos serão enviados pelo mar é preciso lembrar de que haverá um deslocamento por estrada.
Ou seja, a possibilidade de imprevistos é maior.
Dica: tente procurar um fornecedor que exija o mínimo de transporte interno. Se o valor desse fornecedor do interior estiver bem mais baixo e a matéria-prima for de qualidade, considere um prazo maior no planejamento.
Dia da compra
Essa variável é ignorada por muitas empresas, mas deve ser analisada.
Isso porque o agente de carga realiza uma quantidade x de embarques ou voos por dia e isso faz com que a sua compra fique parada durante determinado período de tempo.
Receita Federal
A Receita é a responsável pelo fisco e suas ações são imprevisíveis.
Pode acontecer de ela decidir fazer uma análise mais detalhada na carga, por exemplo, o que vai ocasionar uma demora maior na entrega.
Como calcular o lead time de compras?
Veja a seguir o passo a passo para fazer esse cálculo:
1. Liste os produtos requeridos pelo trabalho em específico
Essa lista deve conter ainda os itens exigidos para serviços de instalação e reparos.
Lembre-se de acrescentar as matérias-primas usadas para conseguir o produto que será comercializado.
2. Descubra o período de tempo necessário para comprar cada item
Esse intervalo pode variar de acordo com o local em que o fornecedor está e com os dias de trabalho.
Por exemplo: se trabalhar somente em dias úteis, os finais de semana devem ser contabilizados no tempo de entrega.
Se estiver em outro estado, o tempo entre a solicitação de compra e a entrega pode ser de 5 dias ou mais.
3. Selecione o item com prazo de entrega mais longo
Ainda observando a lista anterior é preciso identificar e selecionar o item que possui o maior prazo de entrega. Anote o período que será necessário para recebê-lo.
Caso você mantenha um inventário de matéria-prima ou de produtos necessários para a venda assuma que levará 1 dia para o item começar a ser produzido.
4. Defina o número de dias ou horas para finalizar o produto ou serviço
Esse período deve ser contabilizado corretamente, incluindo finais de semana, atrasos e manutenções.
Se você contar com um equipamento avariado para realizar o serviço também deve acrescentar o período necessário para o serviço.
5. Acrescente o tempo de espera necessário para receber os produtos para venda
Esse elemento deve ser adicionado ao tempo de fabricação do item ou para conseguir um funcionário para instalação.
O total desses dois pontos indica o lead time previsto para o serviço.
Entendeu por que o lead time de compras é importante para a sua empresa?
Conheça outros 7 indicadores de suprimentos que você não pode ignorar neste post.