LEILÃO INGLÊS : COMO FUNCIONA?

  18/10/2016 - Por : - Conheça o funcionamento do leilão inglês

Já abordamos por aqui o que é um leilão e como ele pode beneficiar as empresas com oportunidades para a compra e venda de produtos.

Se você acompanhou os nossos artigos anteriores, também já sabe que existem algumas modalidades diferentes de leilões.

Hoje, falaremos especificamente sobre o Leilão Inglês.

O que é o Leilão Inglês?

O Leilão Inglês, também conhecido como leilão de preço ascendente é, usualmente, a modalidade de leilões mais utilizada para a venda de bens.

Nesta modalidade, o preço do bem é anunciado pelo vendedor (ou seja, pelo relógio onde o valor do lance para o produto é ajustado com o passar o tempo) ou através dos compradores interessados.

O leilão se encerra a partir do momento em que nenhum participante está disposto a dar um lance maior que cubra o valor ofertado anteriormente, ou quando um pré-determinado “buy-out” preço é atingido, altura em que o maior lance paga o preço.

Vale lembrar que o vendedor pode fixar um “reserva” de preço, ou seja, um valor mínimo para que o produto seja vendido.

Desta forma, se o leiloeiro não levantar uma oferta maior do que essa reserva a venda não pode seguir em frente.

Em alguns casos, este preço de reserva nem sempre é revelado aos participantes.

Como funciona o Leilão Inglês?

Dentro da modalidade do Leilão Inglês é possível leiloar tanto itens únicos, quanto unidades múltiplas, ou seja, diversos produtos.

Assim, cada um deles funciona da seguinte maneira:

Leilão de item único

No Leilão Inglês, quando um item único é leiloado, é estabelecido um preço de reserva específico, ou seja, um preço abaixo do qual a unidade não seria vendida.

Ao iniciar o leilão, à medida que os participantes dão seus lances, o preço consequentemente se eleva, até que apenas um participante aceite comprar o item ao preço corrente.

Leilão de unidades múltiplas

Quando se envolve unidades múltiplas no leilão inglês, é realizada a coleta de todas as quantidades demandadas a cada preço, comparando-as com o estoque ofertado.

Em seguida, é solicitado um novo “round” de lances a um preço maior, caso o montante demandado seja superior ao ofertado.

O processo continua até que seja alcançado o preço no qual a demanda total se iguale à quantidade fixa oferecida.

No geral, os leilões de unidades múltiplas são considerados uma seqüência organizada dos leilões de unidades simples.

Vantagens e desvantagens

Assim como em outras modalidades, o Leilão Inglês também possui suas vantagens e desvantagens. Algumas delas são:

Vantagens:

  • Durante o leilão, os participantes podem ter a qualquer momento o conhecimento do melhor nível de lance corrente, possibilitando-os rever suas propostas de preço para cima até que o bem seja arrematado pelo lance mais alto;
  • Nesta modalidade é possível observar uma grande clareza nas licitações, uma vez que o valor de oportunidade de cada participante pode ser confrontado com o dos demais;
  • Os participantes não precisam de considerações complexas para definir sua estratégia de atuação, o que torna o leilão inglês estrategicamente simples.

Desvantagens:

  • A dinâmica de tempo real do leilão inglês acaba produzindo custos de transação relativamente altos, se comparados ao leilão fechado.

Pronto! Agora você já conhece mais uma modalidade de leilão e esta, por sinal, é uma das mais utilizadas para a compra e venda de bens em diversos setores.

Gostou do post? Para ficar por dentro sobre outras modalidades de leilões, continue acompanhando nosso blog.

4.5/5 - (27 votes)

Avalie esse Post

4.5/5 - (27 votes)