O QUE É O LEAN MANUFACTURING E COMO SUA EMPRESA PODE OBTER VANTAGEM COMPETITIVA?

  12/02/2017 - Por : - - O que é o lean manufacturing e como sua empresa pode obter vantagem competitiva?

Um conceito muito utilizado e que ajuda as empresas a aprimorarem sua gestão de estoques. O lean manufacturing é uma abordagem que tem por objetivo identificar e reduzir os desperdícios e isso ocorre por meio da melhoria contínua.

Também chamada de manufatura enxuta, a ideia é acabar com as atividades que não agregam valor e melhorar os processos pelo fluxo de material puxado pelo pedido do cliente.

Porém, como fazer isso?

Neste artigo vamos explicar o que é essa sistemática, quais são seus fundamentos e as vantagens proporcionadas por esse método.

Então, vamos lá?

O que é lean manufacturing?

Esse conceito surgiu a partir do sistema Toyota de produção, que prevê a identificação e eliminação do desperdício.

A fábrica criou essa abordagem tem como principal objetivo produzir mais com menos esforços humanos, tempo e recursos.

Para que isso seja conseguido há 5 etapas que devem ser seguidas:

  • definição de valor considerando o ponto de vista do cliente;
  • mapeamento do fluxo de valor;
  • garantia de que o fluxo está realmente fluindo;
  • utilização de um sistema produtivo puxado;
  • busca pela excelência.

Em outras palavras, a manufatura enxuta preocupa-se com a fluidez do produto em seu processo de produção.

A prerrogativa é evitar interrupções e assegurar que o sistema seja puxado pela demanda do consumidor.

Para isso, é necessário que os colaboradores estejam envolvidos e motivados.

Também é necessário se perguntar o que agrega valor para os clientes internos e externos, porque é a partir disso que os desperdícios são eliminados.

Quais são os principais fundamentos do lean manufacturing?

Os princípios desse método são baseados na redução de:

  • desperdícios;
  • tempo;
  • estoques;
  • área;
  • etapas;

A ideia da manufatura enxuta é atacar os desperdícios mais comuns da indústria:

  • excesso de produção: ocorre quando itens são produzidos mesmo sem demanda. O resultado é o estouro do inventário e um custo muito alto com o transporte dos materiais;
  • espera: pode acontecer em diferentes casos, como quando o colaborador aguarda uma máquina que realiza as tarefas automaticamente, quando é necessário esperar ferramentas, suprimentos ou a próxima etapa do processo ou ainda quando não há atividade a ser executada;
  • transportes desnecessários: são as distâncias longas para o transporte de materiais em processo, movimentação de componentes, matérias-primas ou produtos sem necessidade ou a criação de transportes ineficientes;
  • excesso ou incoerência de processos: é quando há tarefas desnecessárias para processar os componentes;
  • excesso de inventário: é quando há sobra de produtos acabados, matéria-prima ou componentes, o que leva a lead times longos, defeitos, obsolescência, entre outras situações;
  • movimentos desnecessários: é quando o colaborador deixa de focar o trabalho para procurar ferramentas, componentes etc.;
  • defeitos: surgem na produção de itens defeituosos, retrabalhos, reparos, produtos remanufaturados, scrap e inspeções que desperdiçam esforço e tempo;
  • não aproveitamento da criatividade dos colaboradores: é a perda de ideias, tempo, melhorias, habilidades e aprendizados por não ouvir o trabalhador.

Quais são as vantagens do lean manufacturing?

Os benefícios mais visíveis são:

Eliminação das atividades que não agregam valor ao fluxo

O processo de manufatura tradicional foca a identificação de locais efeitos, o que pode levar a uma melhoria individual, mas não de todos o fluxo.

Com a manufatura enxuta é possível avaliar as oportunidades de redução de desperdícios, eliminando o que não agrega valor.

Aprimoramento das atividades que agregam valor

Essa questão está especialmente representada na manufatura celular, uma das ideias mais adotadas do modelo enxuto.

Nesse caso, ao invés de produzir em grandes lotes, a empresa fabrica em menores quantidades, sempre seguindo a demanda.

Com esse nivelamento uma etapa é levada a outra por meio do processo one piece flow, o que reduz o tempo de algumas semanas para horas.

Isso ocorre porque a manufatura celular diminui o inventário e o lead time.

Redução do tempo de fabricação

Isso ocorre por meio da eliminação de atividades desnecessárias.

Consequentemente, há uma redução dos custos operacionais relativos a equipamentos, energias, tempo dos colaboradores e serviços.

Aumento, retenção e manutenção dos rendimentos empresariais

A empresa consegue ampliar sua margem de lucro e gera economia significativa nos custos. Esse benefício é decorrente dos outros já citados.

E a sua empresa, já adota o conceito de lean manufacturing?

Deixe seu comentário, se ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar uma experiência!

FAQ

Hoje você saberá mais por aqui um conceito que é bem difundido nas empresas, que seria o que é o lean manufacturing e como é a forma de se obter uma vantagem competitiva. É uma forma de aprimorar a sua gestão em estoques, com o lean manufacturing, sendo uma abordagem que tem o objetivo que é o de identificar, de definir ou de reduzir todos os desperdícios, com uma melhora que é a contínua. Vem saber mais aqui!

O que é o conceito de lean manufacturing em detalhes 

O lean manufacturing é também visto como uma manufatura que é a enxuta, mas para acabar com aquelas atividades que não agregam valor e que  melhoram os processos pelo fluxo que é o de material que é puxado por um pedido de cliente. É uma abordagem que a sua principal finalidade é a de produzir mais, só que com menos esforços, que sejam os humanos, menos tempo ou até recursos.

Para que o lean manufacturing seja alcançado, há 5 etapas a serem seguidas e que são: 1º) uma definição de valor a ser considerado pelo ponto de vista que é o do cliente, 2º) pelo mapeamento que é o de um fluxo de valor, 3º) pela garantia que é a de um fluxo e verificar se está realmente fluindo, 4º) pelo uso que é o de sistema produtivo puxado e 5º) por uma busca em excelência.

No que é baseado o lean manufacturing  

Há alguns princípios que são fundamentais no lean manufacturing e com base em uma redução de desperdícios, de tempo, de estoques, de área e de etapas, sempre com um ataque nos desperdícios que sejam os mais comuns em uma indústria. Evitando um excesso de produção, quando alguns itens podem ser produzidos, mesmo sem uma demanda, com um custo que é muito alto com o transporte que é dos materiais.

Evitar uma espera, que pode acontecer em alguns casos, os transportes que são desnecessários ou criar transportes que sejam ineficientes, deixar de fazer tarefas desnecessárias para uma proteção de componentes, ter um excesso de inventário, quando há sobras de produtos acabados, de matéria-prima ou de componentes e demais situações, com movimentos desnecessários, quando um colaborador deixa de focar no trabalho.

Os defeitos podem surgir numa produção de itens e com um não aproveitamento que é o de uma criatividade dos colaboradores, com uma perda de ideias, de tempo, de melhorias, de habilidades e de aprendizados por não ouvir um trabalhador. Com o lean manufacturing, há uma eliminação que é das atividades que não irão agregar um valor ao fluxo.

Haverá um aprimoramento que é o de todas as atividades que agregam valor, com uma redução no tempo que é o de fabricação, pela eliminação de tarefas desnecessárias, por meio de um aumento, de retenção e de manutenção que é a dos rendimentos empresariais, para que seja aumentada uma margem de lucro e com geração econômica ou significativa em todos os custos. Viu como é bom usar esse método? Veja mais no nosso blog. 

4.4/5 - (31 votes)

Avalie esse Post

4.4/5 - (31 votes)