O QUE É TRADING CHINESA?

  04/08/2017 - Por : - O que é trading chinesa?

Tem dúvidas sobre o que é trading chinesa? Nesse conteúdo você aprenderá tudo!

Quando uma pessoa começa a importar de diversos países, como por exemplo Estados Unidos e China, ela acaba tendo contato com alguns termos que lhe são estranhos no dia a dia.

Em muitos casos, a palavra “trading” surge na consulta em lojas ou na pesquisa de textos sobre assuntos de importação.

Mas o que seria uma trading? É justamente isso o que o este artigo irá responder.

Além de definir o que é esse termo, você ainda poderá ver algumas dicas sobre ele na importação de produtos chineses.

O que é uma trading?

Na importação em massa de produtos e mercadorias, muitas das vezes a busca é por preços sempre menores e entregas que sejam favoráveis ao seu negócio.

Para conseguir esse tipo de serviço, não são raros os casos feitos de compras diretamente na fábrica onde determinado brinquedo ou roupa é produzido.

O que acontece nessa conversa direta é que outros serviços poderão ser contratados para que todo o fornecimento fique em ordem, como advogados para possíveis taxações e empresas de transporte para carregar as mercadorias de um país ao outro.

As tradings nada mais são do que intermediários que fazem todo o “trabalho sujo”, cortando as despesas a mais que poderiam haver no transporte e com outros serviços.

Esse tipo de serviço geralmente está presente na exportação de produtos, pois ele pode lhe dar com empresas que não tem documentação adequada para enviar produtos para outros países.

Existem diversas vantagens e desvantagens de comprar através de tradings, mas muitos empresários brasileiros não indicam esse caminho para quem vai importar da China.

Isso se deve a diversos fatores que poderão ser encontrados logo abaixo.

Como essas empresas agem?

As empresas de trading podem ser encontradas na internet, havendo diversos sites seguros para realizar a compra de produtos importados.

Elas reúnem diversos fabricantes diferentes em um único portal, o que oferece maior conforto no momento da escolha de mercadorias que serão adquiridas.

Em alguns casos é preciso estar atento sobre a loja digital que está visitando, isso se deve ao fato de que muitas tradings acabam não se identificando como uma empresa intermediária, fazendo com que o consumidor pense que está lidando diretamente com o fabricante de determinado produto.

Quais as vantagens?

Existem basicamente três grandes vantagens em comprar através de intermediários, sendo a maior delas o fato de haver uma diminuição expressiva no tempo de fabricação e envio das mercadorias.

Isso acontece porque uma trading tem como clientes diversas fábricas e ela pode coletar um mesmo produto (um brinquedo por exemplo) de variadas produtoras diferentes.

Outra vantagem de se comprar através de tradings é o fato de haver uma maior disponibilidade de mercadorias em um mesmo canal, não sendo preciso pagar diversos fretes caso o contato seja feito com diferentes fabricantes.

A última grade vantagem é que o número mínimo de produtos adquiridos é bem menor, pois muitas vezes essas empresas fazem serviços de consolidação ou expedição de carga.

Isso pode ajudar pequenos comerciantes que querem alavancar seus negócios com mercadorias mais baratas.

Quais as desvantagens?

As desvantagens de lhe dar com uma trading começam pelo preço dos produtos, estes que tendem a ser mais caros do que ter uma conversa direta com o fabricante.

Nesse caso é preciso avaliar e planejar bem qual meio será mais benéfico para os lucros de seu empreendimento.

Outra desvantagem é que as chances de adquirir uma mercadoria de baixa qualidade são maiores, pois como foi dito anteriormente as empresas trading tendem a lhe dar também com fábricas pequenas, que ainda não possuem todas as licenças de exportação e que muitas vezes oferecem produtos mais frágeis.

Uma das vantagens ditas no tópico anterior, sobre a velocidade na entrega da encomenda, pode ser também uma desvantagem.

Por coletar produtos de diversas fábricas, é possível que algumas delas pode oferecer mercadorias de baixa qualidade.

Nesse caso haverá um desbalanceamento na qualidade dos brinquedos, aparelhos eletrônicos ou que quer que tenha sido importado.

Em caso de problemas, a negociação também tende a ser mais arrastada. A trading é um intermediário, portanto não trata diretamente com a fabricação dos produtos e por isso não há um contato direto com a empresa que realmente cometeu o erro.

Isso pode ser um problema quando as compras são grandes e o valor gasto também.

Como identificar uma trading?

Existem algumas dicas para saber se uma empresa é trading ou não, principalmente no caso de elas se esconderam através de uma fachada que indica que são os reais fabricantes.

A localidade (CEP) da empresa pode dizer muitos sobre quem ela é. Muitas tradings são originárias de Hong Kong, pois existe uma maior facilidade para empreender nessa região.

A vantagem da variedade de produtos de um determinado site também pode influenciar na identificação, pois dificilmente uma fábrica disponibiliza tantos produtos em diferentes áreas de atuação.

4.4/5 - (29 votes)

Avalie esse Post

4.4/5 - (29 votes)