STRATEGIC SOURCING: 8 PASSOS BÁSICOS PARA UM EXCELENTE “APPROACH” ESTRATÉGICO

  01/10/2014 - Por : -

Quando se fala em Supply Chain, deve-se ter em mente que esta, embora seja uma ideia moderna, não é uma técnica isolada e autossuficiente.

Aliás, as mais modernas técnicas de gestão vêm supondo que o ideal é agregar conhecimentos de diversas áreas, a fim de obter resultados mais significativos.

Nesse aspecto, Strategic Sourcing surge como um meio de otimizar a gestão da cadeia logística ou a otimização do Supply Chain.

Embora essa estratégia não tenha definição em português, sabe-se que ela busca expressar o foco no custo total de propriedade (TCO), incorporando necessidades dos clientes, objetivos organizacionais e as condições de mercado, para obter como resultado o melhor produto/serviço com os melhores valores.

Strategic Sourcing é impulsionada por uma abordagem rigorosa e colaborativa e suas decisões são baseadas em fatos advindos de análise e inteligência de mercado, em um processo contínuo.

O passo fundamental é estar disposto a fazer uma mudança na gestão, definindo claramente a equipe, os processos de decisão, um plano de comunicação adequado e preparar o foco para soluções estratégicas, tanto para incentivar, quanto para atrair essas inovações.

A seguir, apresentamos dicas básicas para alavancar o seu negócio, fundamentadas nessas técnicas e estratégias de otimização de resultados.

8 passos para uma excelente abordagem estratégica

1. Colete dados do fornecedor

Esse passo é necessário para definir o âmbito da categoria de Sourcing.

O foco é desenvolver um perfil de demanda através da coleta de dados importantes dessa categoria, no sentido de investigar e documentar para promover uma melhor identificação dos principais direcionadores de custos e oportunidades.

2. Avalie a categoria

Promova uma análise entre necessidades e desejos, determinando as atuais exigências de especificações de serviços/produtos, avaliar as possibilidades de substituição, considerando as possibilidades de gestão da procura.

3. Acesso à base de fornecimento

Colete dados de mercado sobre a indústria local e compreenda o lugar que os fornecedores ocupam no mercado.

Identifique fornecedores em potencial, identificando quem são os líderes, as peças chave daquele mercado e os competidores.

Selecione os fornecedores com base em critérios e pesos e forme uma lista somente com os qualificados.

4. Determinar a estratégia de Strategic Sourcing

Selecione uma abordagem de Sourcing, um approach e também uma estratégia de acidificação, definindo na sequência um plano de ação.

5. Engaje os fornecedores

Com base nas pesquisas e análises realizadas, estabeleça um caminho para o engajamento do fornecedor por meio do desenvolvimento de uma proposta e criar também critérios e pesos para avaliação de RFP.

A seguir, deve-se compilar / analisar as respostas, com o objetivo final de obter uma lista curta de fornecedores com quem negociar.

6. Conduzir negociações

Na condução de negociações, é necessário formular pontos objetivos, identificando previamente possíveis questionamentos e preparando um plano de atuação, com foco em obter, com o auxílio dos demais critérios, a seleção do fornecedor.

7. Gerenciar fornecedores

Aqui é necessário monitorar os resultados, acompanhar e garantir uma poupança para meses subsequentes.

8. Institucionalizar Strategic Sourcing

Neste último passo, é importante relatar histórias de sucesso, oferecer feedbacks e aproveitar a experiência obtida para desenvolver e aprimorar métricas de desempenho.

Sua empresa aplica a metodologia de Strategic Sourcing para aprimorar seu approach estratégico?

Compartilhe conosco nos comentários!

4.7/5 - (25 votes)

Avalie esse Post

4.7/5 - (25 votes)