SWOT CRUZADA: O QUE É E COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO

  22/06/2017 - Por : -

A análise SWOT já deve ser sua conhecida. Mas você sabia que pode modificar um pouco essa avaliação fazendo a SWOT cruzada?

Não é uma inversão, mas sim uma mudança de interpretação.

Enquanto na SWOT você apenas verifica quais são as forças, ameaças, fraquezas e ameaças, no modelo cruzado é verificado como os dois pontos negativos influenciam a possibilidade de os positivos ocorrerem.

Por que isso é importante?

Essa avaliação possibilita ter uma noção mais clara dos planos de ação que devem ser desenvolvidos para que as estratégias sejam colocadas em prática.

Em outras palavras, há mais chances de sucesso.

Para você entender melhor essa prática, vamos abordar neste post como o formato cruzado pode ser aplicado.

Vamos lá?

Como fazer a SWOT cruzada?

Essa é uma etapa que vem após o modelo tradicional de SWOT.

Ou seja, depois de saber exatamente quais são as oportunidades, fraquezas, forças e oportunidades começa-se a análise de como os fatores externos interferem na possibilidade de os internos acontecerem.

Nesse momento 4 estratégias podem ser adotadas:

1. Estratégia ofensiva: pontos fortes x oportunidades

A ideia dessa estratégia é identificar a ajuda que determinada força dá para que uma oportunidade aconteça.

O objetivo é fortalecer o desenvolvimento e o crescimento de um elemento positivo.

Por exemplo: uma empresa de turismo tem como ponto forte ser uma marca reconhecida internacionalmente e uma oportunidade é a realização de um evento esportivo.

Conhecendo esses fatores pode-se determinar quais estratégias ofensivas podem aumentar as chances de que o negócio ocorra.

Uma possibilidade nesse caso seria o investimento em parcerias com operadoras e agências internacionais a fim de atrair mais clientes.

Em resumo: o formato cruzado da SWOT permite traçar estratégias mais específicas para melhorar o ambiente.

2. Estratégia de confronto: pontos fortes x ameaças

A comparação entre pontos fortes e ameaças permite analisar como as forças reduzem a ocorrência de ameaças.

Um exemplo é uma empresa de soja, que possui como fatores positivos a qualidade do produto, a tecnologia de ponta e a produção em larga escala.

Já as ameaças são a elevação do dólar, que costuma encarecer sementes e insumos.

Uma estratégia à qual você pode chegar é construir um setor de exportações, já que a moeda americana deixa a mercadoria mais barata para clientes de outros países e há qualidade suficiente para competir no mercado internacional.

3. Estratégia de reforço: pontos fracos x oportunidades

Essa estratégia deve ser utilizada quando você deseja diminuir os impactos de uma fraqueza para aumentar a chance de ocorrência de uma oportunidade.

A ação deve, portanto, focar a fraqueza para que não haja interferência no ambiente externo.

Um exemplo nesse caso seria uma indústria de injeção de peças em PVC.

Imagine que o ponto fraco seja a logística deficitária e a oportunidade é a alta do mercado de revenda de peças plásticas.

Como a demanda é boa e o problema é a logística, uma solução seria contratar empresas terceirizadas para o transporte da mercadoria.

Isso eleva as chances de venda, ou seja, fortalece a oportunidade.

4. Estratégia de defesa: pontos fracos x ameaças

Esse é o cenário mais complicado. Seu objetivo é diminuir os impactos negativos e perdas causadas por ameaças e fraquezas.

A finalidade é reduzir a possibilidade de que a fraqueza concretize a ameaça.

Como exemplo podemos citar uma empresa de artesanato cujo ponto fraco é não conseguir atender a demanda por ter uma capacidade produtiva reduzida.

A ameaça é a concorrência, especialmente grandes fábricas que produzem em larga escala.

A estratégia nesse caso é contratar maquinário e personalizar os produtos para atender a nichos de mercado.

Assim consegue-se se diferenciar e fugir do consumidor padrão.

Essas 4 estratégias e os exemplos apresentados deixam claro como você pode aplicar a SWOT cruzada.

Aproveite e saiba o que é a análise SWOT e como ela pode ser útil para sua empresa.

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