TRÊS DICAS PARA CRIAR UM SCORECARD DE FORNECEDOR

  29/01/2022 - Por : - - Tres dicas para criar um scorecard de fornecedorá

Todos precisam de um bom fornecedor. Entretanto, existem pessoas que preferem optar pela adaptação de um fornecimento, em vez de escolher os parceiros certos.

A chave para o sucesso esta exatamente nessa escolha. Você deve encontrar parceiros que são a chave para seu negócio.

Mas como saber se você está escolhendo o fornecedor correto?

Uma das maneiras mais simples é por meio de um scorecard.

Aqui, você entende como criar um scorecard de fornecedor perfeito para a sua empresa. Nunca mais tenha problemas com a escolha de fornecedores.

O que, afinal, o seu scorecard deve ter?

Para começar, vamos entender um pouco sobre os elementos básicos de todos os scorecards.

Desse modo, você poderá apenas adaptar o conteúdo mais tarde.

Visão: esse tópico coloca um pouco de como a empresa é vista e quer ser vista no mercado.

Ela deve ser entendida e reproduzida por todos dentro do ambiente.

Comunicação: esse tópico diz respeito à maneira de integrar diferentes áreas e processos dentro da empresa.

Quando identificamos isso, podemos programar algumas medidas de desenvolvimento.

Planejamento: é nessa etapa que você define suas prioridades e os processos que merecem maior investimento.

Pode ser aplicado à dinâmica de fornecedores também.

Feedback: essa etapa diz respeito ao retorno fornecido ao funcionário e ao parceiro, assim como o modo pelo qual ele será dado.

Entenda o que é importante para o seu negócio

Você não deve atribuir o mesmo peso para todos os critérios de seu scorecard, e decidir por esses elementos é essencial.

Para se sair bem nesse processo, você deve se perguntar qual é o quesito mais urgente para melhoras em sua empresa.

Os processos financeiros, a perspectiva do cliente e as entradas de dinheiro são alguns bons elementos.

Faça um produto acessível

A pior das escolhas quando estamos falando sobre criar um scorecard é torná-lo pouco acessível.

Nesse sentido, você deve trabalhar para que o usuário e o fornecedor entendam tudo que esta sendo proposto e analisado.

Você deve optar por usar as melhores tecnologias disponíveis no mercado atual, para que o seu fornecedor possa adaptar a ferramenta aos seus gostos individuais e a preferências de uso.

Uma boa maneira de começar é escolher uma divisão exata para cada um dos tópicos que você vai avaliar sobre o fornecedor.

Você precisa saber que, por exemplo, os processos de comunicação são diferentes dos planejamentos de negócios.

Esses podem parecer conceitos obviamente diferentes, mas podem causar muita confusão. Isso ocorre, pois um scorecard não é fácil de produzir.

Principalmente, se pensarmos em um produto acessível e intuitivo para todos.

Torne mais simples a identificação dos elementos da empresa

Você deve montar o seu scorecard de modo a salientar os elementos importantes da sua empresa.

Existem pessoas que, ao produzir o produto, se focam inteiramente em questões de fluxo financeiro ou de aproveitamento de projetos.

É claro que essas questões são importantes, mas elas não são únicas.

Você deve fazer com que o seu fornecedor entenda elementos como a visão da empresa, a missão direcionada ao mercado e os valores do negócio.

F.A.Q- Perguntas frequentes:

  1. Como criar um scorecard de fornecedores?

Toda empresa necessita de bons fornecedores, no entanto existem pessoas que escolhem optar pela adaptação de um fornecimento ao invés de selecionar os parceiros certos, podemos dizer que o avanço de qualquer negócio está nessa seleção, apesar de muitos terem dificuldades e acabam escolhendo os fornecedores errados por essa causa um scorecard é uma importante ferramenta para auxiliar nesse processo de escolha.

Para criar um scorecard de fornecedores  é preciso:

  • Apresenta a visão da empresa; como a empresa é vista pelo mercado e como pretende ser;
  • comunicação; está relacionado à maneira de interagir em diferentes áreas e processos dentro da organização.
  • planejamento; definir prioridades e investimentos
  • Feedback: está ligado ao retorno abastecido ao funcionário ou parceiro.
  1. o que deve ter em um scorecard?

Primeiro é importante entender os pontos mais interessantes da empresa, é primordial fazer um produto acessível e depois tornar mais simplificado a identificação dos elementos da empresa.

  1. o que é o Balanced Scorecard?

Essa ferramenta tem como principal finalidade mensurar a performance da empresa e alinhar a tomada de decisões assim como a gestão, essa prática é aplicada em diferentes tipos de empresas.

Diversas organizações dos setores públicos, assim também o setor privado utilizam essa metodologia, isso porque provaram sua eficácia.

O BSC além de balancear o desempenho, também são capazes de alcançar diferentes elementos importantes para analisar e dar continuidade à estratégia, essa prática ainda possibilita a criação de uma rede de qualificação que alcança todos os âmbitos empresariais.

É considerada uma ferramenta  primordial na comunicação no setor corporativo.

  1. quais as finalidades do BSC?

A finalidade dessa prática está ligada ao alinhamento entre as tarefas operacionais da organização e o planejamento estratégico descrito por ela.

É recomendável que esse plano seja realizado conforme a capacidade organizacional e cuidar .

  1. Quais as perspectivas oferecidas pelo BSC?
    • Perspectiva dos clientes; está ligado a visão da organização. define questões relacionadas ao mercado e outros segmentos. foca na entrega para o consumidor.
    • Perspectiva dos processos internos; por meio dessas perspectivas é possível identificar situações difíceis que podem atrapalhar o alcance das metas das empresas.
    • Perspectivas de aprendizado e crescimento; está vinculada à elaboração de metas e objetivos, que possam direcionar o aprendizado e o crescimento.
    • Perspectivas financeiras; nessa projeção os objetivos devem ser de acordo com o da empresa.
  2. Quais os componentes estratégicos do Balanced Scorecard?

Essa metodologia aplicada na empresa exige algumas etapas, as quais são:

  • Definir com clareza o cenário futuro;
  • Determinar os objetivos estratégicos;
  • Estabelecer os pontos críticos de sucesso;
  • Selecionar os indicadores para medir e acompanhar o desenvolvimento durante o processo;
  • Estabelecer metas e planos de ação;
  1. Como fazer boas parcerias com bons fornecedores?

Para isso é importante manter a qualidade, compliance e eficiência.

Essa características deve andar acompanhada de 5 critérios os quais são:

  • Infraestrutura;
  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Ética e valores;
  • alto desempenho;

Bons fornecedores estarão sempre a disposição para a empresa, além da melhoria na qualidade do seu produto o que resultará em clientes satisfeitos.

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