CENTRALIZAÇÃO DE COMPRAS: POR QUE VALE A PENA APLICAR NA SUA EMPRESA
A sua empresa trabalha com a ideia da centralização de compras ou as atividades são descentralizadas? O setor que desempenha...
A sua empresa trabalha com a ideia da centralização de compras ou as atividades são descentralizadas?
O setor que desempenha essa tarefa é fundamental para os negócios, mas para ter resultados ainda melhores é preciso trabalhar de modo adequado.
Isso significa atuar de maneira centralizada para alcançar mais competitividade.
Como isso acontece? A resposta é simples. As compras realizadas apenas por um departamento tendem a gerar menos custos e existe a possibilidade de elevar a quantidade de itens adquiridos.
O resultado é o ganho em escala, o que possibilita fazer melhores negociações e obter descontos.
No entanto, existem diversos outros objetivos. Quer saber quis são eles? É só acompanhar este post. Vamos lá?
Centralização de compras como fator competitivo
As empresas podem optar por três modelos de compras: descentralizado, centralizado ou uma combinação das duas alternativas anteriores.
O primeiro prevê que cada unidade da empresa realiza suas aquisições conforme a demanda.
O segundo especifica que todas as compras são realizadas por um único local. Já a combinação de ambos é o caso de empresas que fazem aquisições de alto valor pelo departamento de Compras, mas deixam as de preço mais baixo para os setores específicos.
Essa medida se torna um fator competitivo pelo fato de o departamento de Compras ser o responsável pela implantação de padrões, políticas e procedimentos gerais, além de contratos de compras de equipamentos e materiais, negociações comuns e organização do estoque de qualquer unidade do negócio.
Vantagens da centralização de compras
Os benefícios a serem conquistados com as compras centralizadas são as seguintes:
Melhor aproveitamento das verbas para aquisições
A centralização em apenas um departamento permite que a negociação com fornecedores seja feita em uma quantidade de itens mais alta, o que possibilita fechar acordos mais atrativos, que levam à redução de custos.
Ou seja, alcança-se maior escalabilidade.
Melhor controle por parte da direção
Os dados das compras, quando centralizadas, são coletados a partir de um único setor. Isso possibilita ter um controle maior e verificar a performance do departamento.
De quebra pode-se calcular o total economizado e verificar se é necessário fazer algum ajuste.
Melhor aproveitamento de pessoal
Os colaboradores são mais produtivos quando estão alocados nos cargos corretos.
Ao centralizar as compras você consegue ter profissionais especializados na função, que terão um melhor desempenho e apresentarão resultados mais consistentes.
Eles também se sentem mais motivados e valorizados por serem reconhecidos.
Melhoria na relação com os fornecedores
Um desafio muito grande das empresas é estabelecer um relacionamento próximo com os fornecedores. Isso pode ser conseguido por meio da centralização, já que as mesmas pessoas entrarão em contato com os responsáveis pelo fornecimento.
A compra em quantidade maior é outro fator relevante para a proximidade, porque o fornecedor se sentirá mais confortável em oferecer descontos e outras regalias.
É possível perceber que as compras centralizadas são uma maneira simples de interagir comercialmente tendo o objetivo de conquistar melhores resultados, fortalecer o poder de barganha e melhor qualidade dos fornecedores.
Para centralizar as compras na sua empresa é preciso focar em uma estrutura enxuta e colaboradores voltados para boas negociações, tanto em questão de preços quanto de prazos. Você também pode e deve investir em um software de e-procurement, uma plataforma voltada para a busca pelos melhores fornecedores.
Fica evidente, então, que a centralização de compras é uma boa maneira de chegar a bons resultados e ganhar vantagem competitiva.
Você já aplica essa ideia na sua empresa?
Aproveite e leia mais sobre a importância do setor de Compras e como essa área influencia os resultados da sua empresa.