METAS SMART: APRENDA A DEFINI-LAS PARA SUA EMPRESA
17/07/2017 - Por : Fábio Hoinaski - IndicadoresUma sigla que define exatamente que é necessário esperteza para atingir os objetivos definidos no planejamento. São as metas SMART, sigla que também pode ser traduzida por inteligente.
A definição dessas metas garante mais eficiência ao processo e evita que o planejamento seja desperdiçado.
Para isso, é preciso conhecer o conceito SMART e entender como aplicá-lo ao seu negócio.
Neste post vamos apresentar essas informações e indicar de que forma você pode obter as vantagens dessa prática. Se você quer saber mais, aproveite e acompanhe!
O que são as metas SMART?
As empresas precisam trabalhar com metas para saber onde querem chegar e o caminho que se deve trilhar para atingir o objetivo.
Apesar de muitos entenderem a importância dessa definição, na prática pode ser um pouco diferente.
A correria do dia a dia dificulta a definição de metas e nem sempre fica claro quais delas devem ser estabelecidas.
É aí que entra o conceito SMART, que toma como base 5 atributos que são origem a essa sigla.
Para entender o que eles significam, veja a explicação de cada elemento a seguir:
S (Specific)
O elemento específico se refere à qualidade da meta. Ela deve ser bem clara, tanto para a direção quanto para os colaboradores, evitando confusões e mal-entendidos.
Quanto mais específica for uma meta, melhor para a empresa. Definir apenas que se quer vender mais é insuficiente, porque pode haver diferentes interpretações.
O melhor é ser mais direto, estabelecendo que se deseja aumentar as vendas em 20% no prazo de 10 meses.
Ou que se precisa elevar as vendas online para ter mais presença online.
Para não cometer erros, é preciso responder algumas perguntas, como:
- O que deve ser atingido com a meta?
- Quem tem responsabilidade sobre ela?
- Onde deve ser executada?
- De que forma será ultrapassada?
- Por que existe?
M (Measurable)
O aspecto mensurável garante que a meta possa ser gerenciada. É assim que se pode ter um controle maior sobre ela e verificar a necessidade de ajustes.
Esse elemento deve ser definido a partir da meta. Portanto, não há um indicador específico recomendado.
Seguindo o exemplo anterior, se a ideia é aumentar as vendas em 20% em determinado prazo, uma forma de mensurar é conferir o faturamento durante o período de tempo da meta, no caso, 10 meses.
A ideia é responder a duas questões principais:
- Qual é o resultado esperado da meta?
- Qual período de tempo será necessário para alcançá-la?
A (Achievable)
A meta definida deve ser passível de alcance. Portanto, de nada adianta delimitar algo irreal, que não condiz com o histórico da empresa.
Por exemplo: se o desejo é aumentar as vendas, definir um aumento de 100% em 5 meses provavelmente é algo irreal.
Além de a meta não ser alcançada, essa definição fará os colaboradores se sentirem desmotivados, o que pode trazer resultados negativos para a organização.
É por isso que a análise do histórico da empresa é relevante. Por meio dele é possível compreender qual número é passível de alcance.
Além disso, você pode conversar com a equipe para ter certeza de que a meta condiz com a realidade.
No exemplo que estamos utilizando, o aumento das vendas é de 20%, algo que pode ser alcançado para boa parte das empresas.
R (Relevant)
A meta deve ser relevante para impactar positivamente o seu negócio e ser possível provar que houve um efeito positivo.
Isso significa que não basta definir qualquer meta. É preciso garantir que haja sentido no que foi estipulado.
Alguns exemplos são aumento no total de clientes ou de faturamento ou ainda a diminuição dos custos.
A dica é analisar números relevantes ao negócio e tentar associar um deles à meta.
Se não for possível fazer essa associação, reveja a meta, porque talvez ela seja inútil para o seu negócio.
T (Time)
Esse aspecto pode ser traduzido como tempo ou temporal, porque a meta deve ter um prazo definido. Sem contar com esse elemento ela está fadada ao fracasso.
O prazo é definido logo no início. Mesmo assim, é importante revisar a meta com a equipe ou com o gestor para verificar se é realmente possível.
Se ele disser que, por exemplo, é capaz de aumentar as vendas em 20% em 10 meses, como estipulado, então está tudo certo.
Agora que você entendeu a importância das metas SMART, é só começar a trabalhar com esse conceito para ter resultados mais eficazes.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no post.