O QUE É A INSPEÇÃO DE EMBARQUE?
10/01/2017 - Por : Fábio Hoinaski - ImportaçãoA inspeção de embarque é uma prática bastante utilizada quando falamos em processos de importação. Ela garante que a carga está correta e que nada falta, o que evita imprevistos no momento da chegada ao destinatário.
Dessa forma, você evita perder dinheiro e consegue assegurar que o embarque foi feito da forma esperada, sem contratempos.
O que é a inspeção de embarque?
Esse procedimento tem por objetivo assegurar a qualidade das mercadorias, bem como verificar se o pedido foi cumprido adequadamente.
Isso é especialmente importante quando o importador adquire de diferentes fornecedores, situação que aumenta o risco de não conformidades, atrasos, produtos com qualidade baixa etc.
Por isso, a inspeção traz alguns benefícios, como:
- Verificação da conformidade da documentação e das mercadorias de acordo com as diretrizes regionais, locais, internacionais e/ou nacionais;
- Identificação da qualidade esperada dos materiais;
- Inspeção que analisa se a carga está adequada às normas dos países de origem e destino;
- Estabilidade, qualidade e segurança dos produtos.
Quais são as opções de inspeção de embarque?
Há 3 maneiras de garantir que os produtos estejam no mesmo contêiner e estejam corretas. São elas:
Contratar um inspetor
O inspetor serve para inspecionar as mercadorias e verificar se o pedido está correto. Ele também mede, observa e aplica testes para ter certeza de que o pedido segue as especificações solicitadas e se está de acordo com as normas técnicas.
O custo de um inspetor depende de dois elementos: custo do serviço e das despesas de inspeção. De modo geral, os custos variam de 200 a 300 dólares (Estimativa em Janeiro de 2017).
Contratar uma trading
A trading trabalha de forma similar ao inspetor, mas oferece serviços extras, por exemplo, o processo de exportação de produtos da China para o Brasil, que inclui o contato com os fornecedores, pagamento da compra, acompanhamento do embarque etc.
A trading é como uma terceirizada. Sua vantagem é conseguir reunir os produtos de diferentes fornecedores em apenas um contêiner, o que pode diminuir custos.
O valor da contratação de uma trading é bastante variável, podendo ir de 1% a 10% do total do embarque. Mas é claro que esse percentual pode ser mais alto se você aproveitar outros serviços.
Ir à China
Essa pode ser a opção mais cara, mas pode compensar dependendo do seu caso.
Essa decisão deve ser bem avaliada e tomada somente se o valor investido na importação compensar (ou seja, se for muito alto), se a mercadoria tiver valores muito altos e se os custos e o tempo investido não fizerem falta.
Para ir até a China você investirá, pelo menos, 3.500 dólares (Estimativa em Janeiro de 2017), considerando hotel, passagens aéreas, serviços de tradução e acompanhamento e transporte e alimentação.
Qualquer uma dessas opções é viável. Você deve escolher aquela que for mais condizente com a sua realidade e o seu orçamento.
Além disso, depende do tipo de importação e do investimento feito no processo de compra das mercadorias.
Em resumo, vale a pena apostar na inspeção de embarque, seja indo até a China, seja contratando um inspetor ou uma trading.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe seu comentário!