10 QUALIDADES QUE TODO GERENTE DE COMPRAS DEVE TER
14/02/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasSeu desejo é se tornar um gerente de compras?
Você quer ascender na carreira e vê uma grande oportunidade nessa área?
Se suas respostas foram sim, você precisa conhecer as 10 qualidades que todo gerente de compras deve ter.
Neste post, vamos listar quais são essas características e indicar porque elas são necessárias para você ter sucesso na profissão e ir além.
Quer saber quais são elas?
Continue lendo o texto e aproveite as dicas.
1. Perseverança
Um bom gerente de compras precisa ter essa qualidade para exercer bem seu trabalho.
Ele deve ser persistente para conseguir atingir os seguintes objetivos: redução de custos, aumento da eficiência nas transações realizadas e padrões de compras excelentes.
Ou seja, esse profissional busca incansavelmente agilizar o processo de compras.
Essa é sua missão principal.
2. Multilinguismo
No seu dia a dia, um gerente de compras deve executar diferentes tarefas.
Mas ele precisa saber falar diferentes linguagens.
E isso vai muito além de saber falar e escrever bem os idiomas português, inglês, espanhol etc.
Na verdade, ele precisa compreender sobre desenvolvimentos, urbanizações e comércio internacional.
Tudo isso é necessário devido às conexões de negócios, que foram elevadas consideravelmente pela globalização.
Esse também é o motivo pelo qual é interessante ter um contexto cultural diversificado.
3. Experiência
O conhecimento em negócios e compras é bastante visível para todo gerente de compras.
Esse profissional deve saber se comunicar de maneira efetiva e ter muita prática para ultrapassar qualquer obstáculo que apareça.
Ele também deve trabalhar focando o ROI (retorno sobre o investimento) para poder justificar suas ações e mostrar a importância do departamento de compras.
4. Intuição
Um gerente de compras não deve trabalhar somente com dados.
Ele deve ter intuição para fazer decisões acertadas.
Assegurar um fornecedor ideal não requer somente a análise de um grande número de informações em um período de tempo relativamente curto.
É preciso ter uma percepção extra, que vai identificar possíveis mudanças e verificar o que deve ser feito para que as ações estejam de acordo com o contexto.
5. Persuasão
As situações de desacordo e diferenças de opinião não devem incomodar.
Pelo contrário.
O gerente de compras deve ter persuasão e saber convencer a direção ou o fornecedor com gentileza e, principalmente, com dados claros que comprovam seus argumentos.
Vale a pena notar que nesse cargo a negociação é muito natural.
Esse profissional ainda deve incentivar a colaboração entre os departamentos e influenciar o desenvolvimento de novas ideias.
6. Profissionalismo
O gerente de compras deve manter a empresa e a si mesmo trabalhando de forma sempre responsável.
Isso é importante para que a função seja bem exercida e também porque os processos que seguem altos padrões asseguram melhores resultados.
Em alguns casos é necessário modificar as ações a fim de corresponder ao ambiente em que se está inserido.
Mas isso só deve ser feito quando o gerente identificar essa necessidade.
7. Determinação
O resultado buscado pelo gerente de compras sempre visa ao ganha-ganha.
Mas se isso não for possível, ele deve ser decisivo e direto para que a oportunidade não seja perdida.
Ou seja, a procrastinação não é uma palavra do vocabulário desse profissional.
8. Confiabilidade
As funções do gerente de compras fazem parte de um time.
Isso significa que mesmo que esse profissional seja o líder, ele não faz nada sozinho e suas decisões e ações não são isoladas.
A possibilidade de confiar em seus colaboradores e ser um ponto de confiança é fundamental nesse relacionamento, assim como nas negociações realizadas com os fornecedores.
Nesse caso, as ações e palavras devem andar juntas.
9. Pragmatismo
O pragmatismo é uma doutrina filosófica que entende que a ideia formada por um elemento é a soma dos pensamentos imaginários atribuídos a ele.
Ficou confuso, certo?
Mas a explicação é bem simples: o senso comum nem sempre é tão comum quanto parece.
O gerente de compras deve ser pragmático porque ele precisa ser sensível para lidar com as situações, especialmente aquelas mais complexas.
Adicionalmente ele deve trabalhar com a lógica e a praticidade, que ajudam a obter melhores resultados.
Na prática, isso significa: pergunte antes de tomar uma decisão precipitada ou tirar uma conclusão errada.
10. Bons contatos
O gerente de compras deve ter bom nível de contatos profissionais para alavancar as metas da companhia.
Isso é válido para a criação de contatos em diferentes tipos de indústria e até mesmo em países variados.
Mesmo assim, não ignore um fornecedor menor que apresente boas ações.
Todas as oportunidades e interações devem ser tratadas igualmente.
Essas 10 qualidades que todo gerente de compras deve ter são essenciais para o trabalho.
Se você já as tem, parabéns! Se ainda precisa desenvolver algumas delas, é só trabalhá-las para atingir bons resultados.
Para saber mais sobre a função de gerência, que tal ler o post Gerentes, vocês fizeram a lição de casa?
Aprofunde seus conhecimentos e seja um profissional mais qualificado!