4 FORMAS DE FAZER O MARKETING EM COMPRAS NA SUA EMPRESA
21/02/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasNa sua empresa existem ações voltadas para o marketing em Compras?
Essa estratégia é primordial para fazer com que o seu negócio tenha bons resultados e para que todos da organização conheçam a importância do trabalho dessa área.
Isso ajuda a desmistificar aquela ideia de que o departamento de Compras tem apenas a função de gastar.
A ideia do marketing, portanto, é fortalecer o setor como um intermediário que atende a todas as necessidades das outras áreas, seja em relação a materiais, seja quanto a serviços.
A pergunta que fica é: quais estratégias de marketing podem ser adotadas para esse departamento?
Neste post vamos indicar o que você pode fazer para obter os melhores resultados. Vamos lá?
Compras como um setor estratégico
O setor de Compras chega a representar mais de 50% dos custos totais das empresas, de acordo com a American Chamber of Commerce for Brazil (Amcham).
Devido a esse fato, é bastante comum que os aumentos de custo sejam encarados como a falta de eficiência dessa área, independentemente do cenário econômico.
Quando se decide realizar o marketing para Compras, os outros setores começam a descobrir que o trabalho desse departamento vai além.
Ele é focado nas atividades rotineiras, como a solicitação de pedidos ou elaboração de ordens de compra.
Mas também é composto da parte estratégica, que é a que apresenta melhores resultados.
É importante reforçar que nesse novo cenário, o setor de Compras ajuda a empresa a ganhar vantagem competitiva.
Isso pode ser concluído a partir de situações simples.
Por exemplo: os ganhos obtidos na aquisição de produtos ou matérias-primas são revertidos em lucro.
Assim, podemos concluir que a real função desse departamento é agir de forma estratégica e proativa para alavancar os lucros do negócio.
Com a ajuda do marketing, é possível fazer com que todos entendam essa função e encarem a área de Compras como fundamental.
Como fazer o marketing em Compras
A compreensão da importância desse departamento requer a adoção de algumas ações de marketing, que vão ajudar a disseminar esse entendimento.
Veja a seguir o que você, como gestor de Compras, pode fazer:
1. Divulgue os resultados de cada economia obtida
O chamado saving traz resultados diretos para o negócio, impactando de forma positiva.
Divulgar quais foram as economias e os resultados que elas trouxeram é uma maneira de mostrar que a eficiência do departamento de Compras traz resultados positivos para outras áreas.
Por exemplo: foi possível adquirir um novo equipamento para o setor de produção.
2. Mostre como as negociações são realizadas
A área de Compras sempre é vista como a responsável quando há um aumento de custos.
Por isso é importante demonstrar como as negociações foram realizadas, os sucessos que você obteve e como isso amenizou o impacto negativo em relação à organização.
3. Apresente o trabalho focado em inteligência de Compras
Um grande erro que acontece com frequência é o pensamento de que o departamento de Compras não avalia riscos e oportunidades.
Apresentar o trabalho de inteligência de Compras é uma forma de indicar como as conjunturas favoráveis podem ser aproveitadas e indicar como a organização pode se preparar para contextos positivos e negativos.
Por exemplo: como deve ser a atuação para casos em que há falta de determinado material no mercado.
4. Esclareça que a área “se paga”
Um dos principais indicadores da área de Compras é demonstrar que esse setor consegue fazer a empresa lucrar ou ficar no zero a zero, mas nunca ter prejuízo.
Ou seja, o trabalho realizado é pago com os resultados obtidos.
Para conseguir analisar isso, você deve fazer a comparação entre o custo total do setor (inclusive pagamento de benefícios, salários, encargos, despesas com viagens etc.) e os savings conseguidos.
O ideal é que a economia ultrapasse o total gasto – e é aí que você deve aproveitar para fazer a divulgação.
Entendeu como o marketing em Compras é urgente e fundamental para a sua organização?
Agora é só você seguir as 4 dicas que repassamos e começar a agir agora mesmo!
E se você quiser aperfeiçoar o seu perfil, não deixe de ler o post 10 qualidades que todo gerente de Compras deve ter.