5 DICAS PARA TER UMA GESTÃO DE COMPRAS EFICAZ

  16/05/2017 - Por : -

Saber trabalhar a gestão de compras é imperativo para as organizações atuais.

Esse setor tem uma atividade estratégica, que pode influenciar os resultados da empresa.

A dúvida é: como gerenciar as aquisições para obter os maiores benefícios?

A resposta passa por algumas estratégias, que visam à manutenção do gerenciamento de compras e estoque em equilíbrio.

É preciso conquistar o melhor custo–benefício, ou seja, adquirir os itens necessários com a maior qualidade e menor preço baixo possíveis.

Ao mesmo tempo deve-se cuidar para que o estoque não esteja em falta porque isso atrapalha a produção e causa prejuízos financeiros e operacionais nem em excesso já que isso representa custos elevados para a companhia.

Como cuidar de todos esses aspectos?

É o que vamos mostrar a seguir. Confira as dicas que preparamos a partir de agora:

1. Registre todas as entradas e saídas

A definição dos itens que devem ser adquiridos precisa considerar os elementos que já estão armazenados em estoque.

O registro efetivo de todas as entradas e saídas assegura maior veracidade nas informações e permite fazer uma gestão das compras mais eficaz.

2. Padronize produtos e suas descrições

Essa dica está totalmente relacionada à anterior.

Afinal de contas, de nada adianta registrar entradas e saídas se as mercadorias não contarem com uma padronização.

Por exemplo: se o produto X tem a descrição 001, ele não pode ser registrado futuramente como 002, certo?

Cada produto deve ter sua respectiva categoria.

Também é indicado criar um código de identificação, o que aumenta a organização do estoque e impede que confusões ocorram.

3. Analise o fluxo de vendas

O fluxo de vendas oferece informações relevantes, mas nem sempre as empresas as consideram. Isso é totalmente errado.

Se você deseja equilibrar compras e estoque precisa analisar os dados e interpretá-los.

Isso significa compreender os produtos que vendem mais, quais mercadorias têm períodos de sazonalidade, os itens com menos giro etc.

A partir dessas informações é possível traçar uma estratégia adequada, que impeça a manutenção de muitos materiais em estoque.

Isso também leva a uma programação de compras de acordo com o histórico de demanda e à tomada de decisão a respeito dos produtos que não têm giro.

Por exemplo: você pode fazer uma queima de estoque, um período de descontos a fim de vender os itens que estão parados.

4. Programe suas compras

A programação de compras é um detalhe importante, porque permite comprar de maneira mais eficiente.

A ideia é criar um calendário para cada produto observando a demanda histórica dele.

Por exemplo: verifica-se que os equipamentos de ar condicionado vendem mais nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Nos outros períodos do ano você pode ter um estoque menor e nesses intervalos do verão adquire em maior quantidade para atender à demanda sazonal.

5. Conheça seus fornecedores

A melhor forma de garantir a operação continuada da sua empresa é ter vários fornecedores.

Depender de apenas uma opção é prejudicial, porque você pode ficar sem itens em estoque e ter problemas com a qualidade ou o preço.

Tenha várias alternativas e confie nos seus fornecedores. Lembre-se de fazer o processo de avaliação e homologação para garantir maior confiança e um relacionamento mais próximo.

Avalie também a credibilidade dele no mercado, sua disponibilidade de produtos e flexibilidade de entregas.

Seguindo essas 5 dicas você conseguirá manter o equilíbrio entre compras e estoque.

Para ter ainda mais sucesso conte com um software de compras.

Ele ajuda a ter economia de dinheiro e tempo, e aumento de receita, eficiência e competitividade.

Quer saber mais sobre gestão de compras?

Leia este post que traz 10 dicas para melhorar esse gerenciamento na sua empresa.

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