5 FORÇAS DE PORTER: ANÁLISE E APLICAÇÃO
03/11/2016 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasVocê já ouviu falar nas 5 forças de Porter?
O tema é muito importante para qualquer empreendedor.
Por isso, se você apenas ouviu falar sobre esse assunto, precisa conhecê-lo mais profundamente.
Basicamente, o modelo criado por Porter ajuda a responder algumas perguntas essenciais para qualquer empresa, como:
Quem são meus concorrentes?
Quais são os pontos positivos e negativos da minha empresa em comparação com a concorrência?.
A partir disso, você pode traçar estratégias e desenvolver um plano estratégico, obtendo resultados melhores a partir da análise do ambiente externo. Entenda melhor.
O que são as 5 forças de Porter?
Esse modelo foi criado na década de 1970 com o objetivo de verificar o nível de atratividade de determinado setor da economia.
Considerando as forças competitivas (que serão especificadas a seguir), é possível identificar os fatores que interferem na competitividade, sejam eles externos, sejam internos.
Isso significa que o modelo de Porter foi criado especialmente para avaliar o nível de concorrência entre diferentes empresas de um mesmo segmento.
Com o resultado da análise, você pode definir a melhor forma de entrada no mercado e qual deve ser seu posicionamento perante a concorrência, clientes e fornecedores.
É importante destacar que esse modelo é válido para qualquer tipo de empresa, independentemente do setor em que atua e do porte que tenha.
Quais são as 5 forças de Porter?
1 – Barreiras à entrada de novos concorrentes
Novos concorrentes só vão entrar no mercado dependendo das barreiras existentes e do poder de reação das empresas que já estão presentes.
As barreiras são elementos que impactam negativamente o surgimento de novas empresas.
Entre os principais obstáculos é possível citar: economia de escala, acesso aos canais de distribuição e capital necessário.
2 – Rivalidade entre os concorrentes
É uma das forças mais significativas, porque considera a atividade e a agressividade dos concorrentes diretos, ou seja, aqueles que vendem o mesmo produto que a sua empresa.
3 – Poder de barganha dos compradores
É a capacidade que os clientes têm em barganhar com as empresas do setor. Ou seja, essa força de Porter tem total relação com a decisão de compra do consumidor, que leva em conta os atributos do produto, principalmente aqueles relacionados à qualidade e ao preço.
Mas em quais situações os clientes têm mais poder? Elas estão especialmente relacionadas aos seguintes fatores:
· Quando as compras de determinado setor possuem um volume grande.
· Quando os produtos possuem uma padronização e, portanto, não há grande diferença entre eles.
· Quando o setor tem pequena margem de lucro.
· Quando o cliente pode fabricar seu próprio produto e isso é financeiramente viável.
4 – Poder de barganha dos fornecedores
Assim como os clientes, os fornecedores também podem barganhar. Mas isso ocorre em outros tipos de situações. Por exemplo:
- Quando há poucos fornecedores para atender aquele mercado;
- Quando os produtos são diferenciados ou exclusivos ou ainda quando a troca de fornecedor representa um custo muito alto;
- Quando o setor de negócios não possui representatividade no faturamento do fornecedor.
5 – Ameaça de produtos ou bens substitutos
São produtos de concorrentes que não são iguais aos da sua empresa, mas atendem a uma necessidade similar dos consumidores. Analisar esse produto é importante para verificar as ameaças que ele representa.
Essa situação surge especialmente nos mercados extremos, mas é equilibrada após determinado período de tempo.
Como o modelo das 5 Forças de Porter funciona?
Ao aplicar esse modelo para analisar o cenário em que a sua empresa se encontra, você precisa considerar seu negócio de uma maneira bastante abrangente. Por isso, é necessário responder a algumas questões:
-
Como é a rivalidade entre os concorrentes?
É importante conhecer os concorrentes diretos ao fazer a análise. Vale a pena destacar que o simples fato de ter outra empresa vender o mesmo produto que a sua nem sempre significa que ela é uma concorrente, porque pode atender públicos diferentes.
-
Quais produtos podem substituir o que a sua empresa vende?
Mesmo que você acredite que tem um produto inovador, provavelmente existem outros produtos que pode substituir o seu. É importante listar todos eles.
-
Qual o poder de barganha dos fornecedores?
Estar preso a somente alguns fornecedores é complicado para qualquer empresa, porque, nesse cenário, são os fornecedores que decidem o custo e a entrega dos produtos, bem como a qualidade deles.
Além disso, o fornecedor pode começar a vender para um concorrente, o que é prejudicial para a sua empresa. Vale a pena pesquisar bons fornecedores e construir um relacionamento de parceria.
-
Como evitar ou dificultar a entrada de novos concorrentes?
Essa nem sempre é uma pergunta analisada, mas deveria ser pensada pelos empreendedores. Algumas formas de criar barreiras são colocar contratos de exclusividade, patentes e marcas registradas e fortes.
-
Qual o poder de barganha dos clientes?
Se você depende de poucos consumidores, acaba tendo problemas. O melhor é ter um público mais amplo. Além disso, é preciso cuidar com as redes sociais, que se tornam um espaço de forte barganha para os clientes.
Assim, você já sabe o que precisa fazer para analisar de acordo com as 5 forças de Porter e ter mais sucesso para a sua empresa.
Você tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Então, deixe o seu comentário!