5 FORÇAS DE PORTER: ANÁLISE E APLICAÇÃO

  03/11/2016 - Por : - 5 forças de Porter: como fazer uma análise e aplicar na sua empresa

Você já ouviu falar nas 5 forças de Porter?

O tema é muito importante para qualquer empreendedor.

Por isso, se você apenas ouviu falar sobre esse assunto, precisa conhecê-lo mais profundamente.

Basicamente, o modelo criado por Porter ajuda a responder algumas perguntas essenciais para qualquer empresa, como:

Quem são meus concorrentes?

Quais são os pontos positivos e negativos da minha empresa em comparação com a concorrência?.

A partir disso, você pode traçar estratégias e desenvolver um plano estratégico, obtendo resultados melhores a partir da análise do ambiente externo. Entenda melhor.

O que são as 5 forças de Porter?

Esse modelo foi criado na década de 1970 com o objetivo de verificar o nível de atratividade de determinado setor da economia.

Considerando as forças competitivas (que serão especificadas a seguir), é possível identificar os fatores que interferem na competitividade, sejam eles externos, sejam internos.

Isso significa que o modelo de Porter foi criado especialmente para avaliar o nível de concorrência entre diferentes empresas de um mesmo segmento.

Com o resultado da análise, você pode definir a melhor forma de entrada no mercado e qual deve ser seu posicionamento perante a concorrência, clientes e fornecedores.

É importante destacar que esse modelo é válido para qualquer tipo de empresa, independentemente do setor em que atua e do porte que tenha.

Quais são as 5 forças de Porter?

1 – Barreiras à entrada de novos concorrentes

Barreira - Força de Porter

Novos concorrentes só vão entrar no mercado dependendo das barreiras existentes e do poder de reação das empresas que já estão presentes.

As barreiras são elementos que impactam negativamente o surgimento de novas empresas.

Entre os principais obstáculos é possível citar: economia de escala, acesso aos canais de distribuição e capital necessário.

2 – Rivalidade entre os concorrentes

É uma das forças mais significativas, porque considera a atividade e a agressividade dos concorrentes diretos, ou seja, aqueles que vendem o mesmo produto que a sua empresa.

3 – Poder de barganha dos compradores

Negociação - Força de Porter

É a capacidade que os clientes têm em barganhar com as empresas do setor. Ou seja, essa força de Porter tem total relação com a decisão de compra do consumidor, que leva em conta os atributos do produto, principalmente aqueles relacionados à qualidade e ao preço.

Mas em quais situações os clientes têm mais poder? Elas estão especialmente relacionadas aos seguintes fatores:

·         Quando as compras de determinado setor possuem um volume grande.

·         Quando os produtos possuem uma padronização e, portanto, não há grande diferença entre eles.

·         Quando o setor tem pequena margem de lucro.

·         Quando o cliente pode fabricar seu próprio produto e isso é financeiramente viável.

4 – Poder de barganha dos fornecedores

Assim como os clientes, os fornecedores também podem barganhar. Mas isso ocorre em outros tipos de situações. Por exemplo:

  • Quando há poucos fornecedores para atender aquele mercado;
  • Quando os produtos são diferenciados ou exclusivos ou ainda quando a troca de fornecedor representa um custo muito alto;
  • Quando o setor de negócios não possui representatividade no faturamento do fornecedor.

5 – Ameaça de produtos ou bens substitutos

São produtos de concorrentes que não são iguais aos da sua empresa, mas atendem a uma necessidade similar dos consumidores. Analisar esse produto é importante para verificar as ameaças que ele representa.

Essa situação surge especialmente nos mercados extremos, mas é equilibrada após determinado período de tempo.

Como o modelo das 5 Forças de Porter funciona?

Aplicação 5 forças de porter

Ao aplicar esse modelo para analisar o cenário em que a sua empresa se encontra, você precisa considerar seu negócio de uma maneira bastante abrangente. Por isso, é necessário responder a algumas questões:

  • Como é a rivalidade entre os concorrentes?

É importante conhecer os concorrentes diretos ao fazer a análise. Vale a pena destacar que o simples fato de ter outra empresa vender o mesmo produto que a sua nem sempre significa que ela é uma concorrente, porque pode atender públicos diferentes.

  • Quais produtos podem substituir o que a sua empresa vende?

Mesmo que você acredite que tem um produto inovador, provavelmente existem outros produtos que pode substituir o seu. É importante listar todos eles.

Estar preso a somente alguns fornecedores é complicado para qualquer empresa, porque, nesse cenário, são os fornecedores que decidem o custo e a entrega dos produtos, bem como a qualidade deles.

Além disso, o fornecedor pode começar a vender para um concorrente, o que é prejudicial para a sua empresa. Vale a pena pesquisar bons fornecedores e construir um relacionamento de parceria.

  • Como evitar ou dificultar a entrada de novos concorrentes?

Essa nem sempre é uma pergunta analisada, mas deveria ser pensada pelos empreendedores. Algumas formas de criar barreiras são colocar contratos de exclusividade, patentes e marcas registradas e fortes.

  • Qual o poder de barganha dos clientes?

Se você depende de poucos consumidores, acaba tendo problemas. O melhor é ter um público mais amplo. Além disso, é preciso cuidar com as redes sociais, que se tornam um espaço de forte barganha para os clientes.

Assim, você já sabe o que precisa fazer para analisar de acordo com as 5 forças de Porter e ter mais sucesso para a sua empresa.

Você tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência? Então, deixe o seu comentário!

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