7 TÉCNICAS DE ARMAZENAGEM E LOGÍSTICA PARA O SEU NEGÓCIO
17/08/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Logística - RevisadoA relação entre armazenagem e logística deve ser bem equilibrada para que a empresa consiga ter o máximo aproveitamento.
Isso pode ser feito por meio de técnicas específicas, que potencializam o uso do espaço e asseguram mais rapidez no transporte dos itens.
A ideia é usar diferentes procedimentos dentro e fora dos armazéns para obter mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade.
Desse modo, é possível reduzir desperdícios de espaço e tempo, o que implica aumento do lucro.
No entanto, como saber qual técnica de armazenagem é mais adequada? O primeiro passo é conhecer os diferentes tipos existentes.
É o que vamos mostrar neste post. Assim, você poderá escolher o modelo ideal para os seus produtos.
Então, que tal conhecer as técnicas? Continue!
Técnicas de armazenagem e logística: as melhores opções
Esses métodos são procedimentos que devem ser adotados em armazéns e centros de distribuição a fim de maximizar o uso do espaço e agilizar o processo de transporte de materiais.
A finalidade é ter mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade, porque essas características ajudam a eliminar desperdícios de espaço e tempo.
Como consequência, o lucro aumenta e há a redução de custos com o transporte.
Além disso, o armazenamento correto evita a manutenção do capital imobilizado por mais tempo que o necessário, o que reduz a possibilidade de perda de validade de mercadorias e produtos.
As técnicas de armazenagem variam conforme o segmento de atuação da empresa.
Por exemplo: se as atividades envolvem produtos químicos, é necessário adotar alguns procedimentos exclusivos, que cumpram as regras de regulamentação para transporte e armazenagem.
Para ser mais eficiente, a empresa também deve implantar sistemas para o endereçamento de estoque e implantação de códigos de barras, que facilitam o encaminhamento, localização e uso dos itens armazenados.
A definição de um método de controle de estoque (FIFO e LIFO, por exemplo) é outro item necessário.
A opção deve ser feita a partir do vencimento da validade do item armazenado.
Veja a seguir algumas técnicas de armazenagem que podem auxiliar o seu negócio:
1. Armazenamento de produtos químicos
A logística e o transporte desse tipo de produto é mais complexa e, por isso, há várias regras que precisam ser seguidas.
Algumas diretrizes são:
- NBR 7502, que determina como deve ser feito o transporte de cargas perigosas;
- Código Marítimo Internacional de Mercadorias Perigosas;
- Decreto 2.657, que aborda o uso de produtos químicos no trabalho.
O ideal é que você analise o tipo de produto químico que utiliza e verifique as normas impostas pela legislação.
2. Uso de planos metálicos
As opções nesse caso são bastante variadas. Estantes porta-paletes é uma delas, já que exclui a necessidade de paletização.
Além disso, o equipamento é transformado em uma gôndola rapidamente, o que traz mais flexibilidade para o transporte e o armazenamento.
3. Sistemas de gestão de estoque
O uso de suporte tecnológico é uma necessidade, especialmente se o estoque da sua empresa for grande.
Você pode usar um software ERP, que reúne várias informações em um só local e garante a atualização dos dados automática.
4. Endereçamento de estoque
Essa técnica facilita muito na hora de encontrar algum item estocado.
O objetivo é denominar as áreas e alocar os materiais conforme os critérios estabelecidos. Duas opções são:
- RPA: rua, posição e altura;
- ARMNV: área, rua, módulo, nível e vão.
Em ambos os casos são utilizados apenas números, que facilitam a nomeação dos elementos.
5. Paletização
Esse sistema de unitização abrange uma quantidade de produtos grande em apenas um palete.
Depois disso, os itens podem ser colocados em porta-paletes, como já indicado, ou agrupados por meio de pirâmides ou torres.
Nesse último caso, geralmente se utiliza os mesmos produtos com as mesmas datas, o que simplifica a movimentação e o controle.
6. FEFO, ou PVPS
Esse método de controle de estoque indica que o primeiro produto que vence é o primeiro que sai.
É uma técnica bastante indicada para bens perecíveis, que possuem prazos de vencimento curto ou médio, como é o caso dos iogurtes, leites, carnes não congeladas, entre outros alimentos.
Outra indicação é quando você recebe o mesmo produto a partir de fábricas distintas ou quando negocia com os fornecedores para ter acesso a itens com prazos menores de venda.
7. FIFO, ou PEPS
A ideia, aqui, é que o primeiro que entra é o primeiro que sai. Esse sistema de armazenamento não considera a data de vencimento, mas sim a de entrada.
Por isso, é indicada para produtos que não têm prazo de validade ou ele é muito longo, como é o caso dos eletrônicos.
Agora que você viu todas essas 7 técnicas, saiba que não há um método mais adequado.
O mais importante é analisar as particularidades e ajustar os métodos de armazenagem de acordo com o que é necessário.
E você, já sabe qual é a melhor técnica de armazenagem e logística?
Aprofunde-se no assunto lendo sobre o método de controle de estoque preço médio.
FAQ
- Quais as técnicas de armazenagem e logística? E quais as melhores opções?
Essas técnicas são procedimentos que devem ser adotados em centros de distribuição e em armazéns para que possa maximizar o uso do espaço e também para pode agilizar o processo de transporte de materiais. Pois, a sua finalidade é ter mais rapidez, mobilidade e também usabilidade e praticidade, isso porque essas características ajudam na eliminação dos desperdícios de espaço e do tempo.
E em consequência disso, o lucro aumenta e existe a redução dos custos com o transporte. E, além disso, o armazenamento feito da forma correta evita a manutenção do capital imobilizado por mais que o necessário, o que reduz a possibilidade de perda de validade de produtos e de mercadorias.
As técnicas, por sua vez, elas variam conforme o segmento que atua a empresa. Como, por exemplo: se as atividades envolvem produtos que são químicos, será necessário que você adote alguns procedimentos que possam cumprir as regras de regulamentação para o transporte e para o armazenamento de tais produtos.
Para que possa ser mais eficiente, a empresa também deverá inserir sistemas tanto para o endereçamento de estoque, quanto para implantação de códigos de barras que podem facilitar assim o encaminhamento, a localização e também o uso dos produtos que estão armazenados. A definição de um método de controle de estoque se trata de outro produto que é necessário. A opção deverá ser realizada a partir do vencimento da validade do produto armazenado.
- Quais as técnicas de armazenagem que poderão auxiliar o seu negócio?
As técnicas são as seguintes: o armazenamento de produtos químicos, que na logística e o transporte para esse tipo de produto é bem mais complicado, por isso que existem muitas regras que precisarão ser seguidas. O uso dos planos metálicos, as alternativas que são encontradas para esse caso é muito variadas.
As estantes para porta-paletes, por exemplo, ela exclui a necessidade de paletização. E, além disso, há uma transformação do equipamento em uma gôndola o que acaba trazendo mais flexibilidade para o transporte e o armazenamento.
Os sistemas de gestão de estoque e o endereçamento de estoque são técnicas também que podem auxiliar o seu negócio. Assim como também o FEFO, ou o PVPS que é uma técnica de controle de estoque que indica que o primeiro produto que vence será o primeiro produto a sair. Esse método é muito utilizado para os produtos perecíveis que possuem prazos vencimento muito curto ou médio, como por exemplo: os alimentos.
O FIFO ou o PEPS, por exemplo, essa técnicas tem como ideia que o primeiro produto que entrar será o primeiro que terá que sair. Pois, esse tipo de armazenamento não considera a data de vencimento, mas sim a de entrada. É o caso dos eletrônicos que possui uma validade muito longa, ou dos produtos que não possui prazo de validade. Lembre-se que o mais importante é que você analise as particularidades e assim possa ajustar os métodos de armazenagem de acordo com o que é necessário.