ÁREA DE COMPRAS ESTRATÉGICA: QUAL A IMPORTÂNCIA E AS FUNÇÕES PARA SUA EMPRESA?

  02/05/2017 - Por : - Área de Compras estratégica: qual a importância e as funções para sua empresa?

Área de compras estratégica. você já parou para pensar na importância para a sua empresa? Sim, esse é um departamento estratégico que ajuda a agregar valor ao negócio.

Nem todos os empreendedores, porém, têm essa visão.

Tradicionalmente o setor de Compras era visto como um departamento que tinha a finalidade de realizar processos operacionais e tarefas rotineiras.

Ou seja, a estratégia não era sequer cogitada.

O resultado dessa visão foi o entendimento de que o departamento de Compras é lento, inflexível, burocrático e operacional.

Essa ideia não condiz com a realidade.

No post de hoje vamos ajudá-lo a pensar na importância dessa área e refletir sobre de que forma as atividades dela impactam os resultados do seu negócio.

Vamos lá?

Área de Compras Estratégica: pensamento contemporâneo

A consequência da visão tradicional do setor de Compras fez com que esse departamento ficasse estereotipado durante muitos anos.

Hoje esse paradigma vem mudando, mas ainda há quem pense da forma antiga.

É preciso modificar essa ideia e entender que o profissional de Compras está ganhando cada vez mais espaço nas organizações.

Essa mudança ocorre por diferentes fatores, como a tecnologia da informação (que assegura uma diminuição das despesas e do tempo) e a busca por relacionamentos mais próximos com os fornecedores para assegurar maior qualidade e menor custo.

Isso porque esse especialista pode ajudar a definir as necessidades da empresa, reduzir custos, selecionar os melhores fornecedores, garantir preços atrativos aliados à qualidade e fazer o negócio ganhar vantagem competitiva.

Os principais fatores que ocasionaram o aumento da importância dessa área foram os seguintes:

Reengenharia de processos

As abordagens interfuncionais ultrapassaram as visões funcionais que imperava antigamente. Esse foi o novo foco das Compras, o que permitiu deixar de ser um processo isolado.

Fracasso das técnicas tradicionais de reduções de custos

O aumento da competitividade fez com que as empresas buscassem diminuir os custos de mão de obra, materiais e processos.

O setor de Compras fez isso por meio da adoção de práticas de terceirização e pelas negociações com fornecedores. Isso significa que o fracasso das técnicas tradicionais exigiu que Compras conquistassem novas formas de extração de valor.

Fracasso das relações adversárias com fornecedores

O área de Compras estratégica percebeu que valia mais a pena firmar um relacionamento colaborativo com os fornecedores.

A preocupação é a entrega de valor mais alto para o cliente final.

Além disso, essa área passou a ser vista como um processo contínuo que tem a finalidade de integrar os fornecedores aos processos.

Com isso foi possível adquirir vantagens competitivas decorrentes da redução de custos, melhorias tecnológicas, diminuição do tempo do ciclo de desenvolvimento dos produtos e aumento da qualidade.

Para conseguir todos esses benefícios a atual configuração do setor de Compras abrange as seguintes funções:

  • Coordenação do fluxo de produtos e materiais, equilibrando as demandas e o estoque, que não deve estar em excesso;
  • Aquisição de materiais e serviços, além da verificação dos pedidos para identificar se estão condizentes com a ordem de compra;
  • Abastecimento de materiais nas empresas de manufatura;
  • Negociação de políticas de abastecimento com os fornecedores, com o objetivo de garantir prazo, qualidade e preço;
  • Desenvolvimento e capacitação de fornecedores para eles atenderem às necessidades e padrões definidos pela empresa;
  • Avaliação da performance dos fornecedores realizada por meio de indicadores com a consequente elaboração de um plano de ação quando necessário;
  • Pesquisa do mercado fornecedor a fim de conseguir algo inovador;
  • Análise da previsão de vendas junto a outros setores da empresa a fim de assegurar que as aquisições realizadas sejam adequadas à realidade.

Como é possível perceber, Compras deve se relacionar diretamente com os outros setores da empresa.

O trabalho conjunto é realizado de maneira mais próxima com o financeiro e o estoque, mas todos os demais departamentos são importantes para que as previsões corretas possam ser realizadas.

Funções em uma organização

A Área de Compras estratégica dentro da organização tem o objetivo de encontrar as melhores alternativas entre os fornecedores disponíveis, avaliar a oferta e a procura dos produtos, criar uma expectativa de valor e agir com base nisso.

O setor, porém, pode atuar de outras formas.

Confira:

Negociação

Essa é uma das principais funções da área de compras estratégica.

Nesse caso Compras atua como um negociador de preços com os fornecedores e é essa conversa que determinará o valor final dos produtos e, como consequência, a competitividade da organização.

Estoque

O setor de Compras não atua como o estoque, mas suas funções estão inter-relacionadas.

O objetivo é controlar a quantidade de produtos que devem ser adquiridos para que todos os outros departamentos fiquem satisfeitos.

Vale a pena destacar que é preciso aperfeiçoar os investimentos para fomentar a eficiência do uso dos recursos financeiros e reduzir a necessidade de capital investido em estoque.

Afinal de contas, um bom nível de estoque assegura que a produção continue operando normalmente.

Por outro lado, o estoque excessivo gera custos altos para a empresa devido ao armazenamento e controle constante.

Cabe ao departamento de Compras fazer um monitoramento dos níveis de estoque para ter certeza de que estão equilibrados.

A Área de Compras estratégica tem uma função muito importante na sua empresa e é preciso ter atenção a esse departamento para garantir que todas as atividades sejam realizadas a fim de agregar valor e atingir os objetivos listados.

Na sua empresa, qual a importância da área de Compras?

Aproveite e entenda como melhorá-la lendo o post Sistema de gestão da qualidade total: como otimizar os processos do seu departamento de Compras.

4.7/5 - (29 votes)

Avalie esse Post

4.7/5 - (29 votes)