BENCHMARK EM COMPRAS

  17/07/2014 - Por : -

O Wikipédia explica que o termo de benchmarking foi utilizado pela primeira vez por sapateiros para medir os pés das pessoas.

Eles colocavam o pé de alguém em um “banco” e marcavam por fora para obter um padrão para os sapatos.

Hoje, a definição de benchmarking é: “O processo de comparar os próprios processos de negócio e métricas de desempenho com as melhores práticas da indústria”.

No meu último artigo Métricas para compras: uma estrutura que funciona eu descrevi a maioria das métricas de desempenho de função de compra para dirigir o comportamento com o objetivo de melhorar a performance.

Você pode melhorar o seu próprio desempenho; no entanto, o mais importante é verificar se a sua organização está atuando acima da média em comparação com o mercado/indústria.

Apenas o benchmark pode lhe dar este quadro.

Ao realizar um benchmark você será capaz de responder: Você tem uma vantagem competitiva?

Quais são os seus pontos fortes e fracos na função de compras e a que você deve direcionar seus esforços para melhorar?

Quadro

Tanto ao fazer o individual (sua empresa com outra empresa) quanto coletivo com entidades terceiras, você precisa definir um quadro de referências.

Um bom exemplo de quadro de referência em benchmaking para o desempenho de aquisição foi dado pelo professor Andrew Cox do Instituto Internacional Avançado de Compras & Suprimentos, em que ele também explica a diferença entre de World Class e Best-in-Classe.

Outra alternativa é usar o quadro existente ou parte dele definido por entidades terceiras que executam o processo.

De qualquer forma, você precisa definir seus objetivos de forma muito clara, o que e por que você quer.

Entidades de Terceiros

Minha preferência pessoal é pela utilização de terceiros para fazer benchmark por que: eles possuem experiência em fazê-lo imparcialmente; eles possuem dados do histórico para que você possa ver a evolução; e você pode comparar sua empresa com outras do mesmo setor ou de setores relacionados.

Existem várias entidades que fazem benchmarking, mas vou mencionar aquelas com quem trabalhei e que me deram permissão para escrever sobre eles.

Os comentários abaixo estão relacionados com a sua atuação em benchmarking e não a todos os serviços que oferecem.

AT Kearney

Uma empresa de consultoria reconhecida, oferece duas avaliações do processo: “Avaliação de Excelência em Aquisição (AEA)” * e “Casa de Compras e Abastecimento Kearney ” *.

As empresas participantes devem ter uma receita anual superior a US$ 3 bilhões. Em 2011 a AEA contou com a participação de 500 empresas de todos os continentes.

A Casa de Compras e Abastecimento Kearney é o quadro para a pesquisa AEA.

A pesquisa AEA é executada através de uma ferramenta on-line e não há custo para participação.

Todas as empresas que participam da pesquisa AEA recebem um relatório personalizado de benchmark mostrando o desempenho da empresa em relação às melhores práticas em toda a Origem e Gestão de Categorias, Processo Operacional, Alinhamento de Organização e outros “quartos” da Casa descritos acima.

CAPS Research

É uma organização de pesquisa sem fins lucrativos dedicada a assuntos de fornecimento e cadeia de fornecimento.

Eles oferecem vários relatórios do processo gratuitamente: Relatórios de Indústria e Indústria-transversal, relatórios com Foco no benchmarking  e da Cesta Básica de Produtos.

Alguns relatórios estão disponíveis apenas para patrocinadores.

Algumas métricas do processo utilizadas são: Projeto Organização # FTE, gastos gerenciados, as despesas operacionais, processos de trabalho, redução de custos e evasões, entre outros.

Para participar, você só precisa enviar um e-mail.

O próximo relatório da Indústria de Transformação Desempenho Benchmark será publicado em janeiro de 2013.

Roland Berger

Uma empresa de consultoria reconhecida que fornece um relatório chamado “Estudos em Excelências de Compras”.

Mais de 500 participantes em todo o mundo ajudam a identificar tendências e padrões de referência cruzada da indústria.

O questionário e os dados são usados ​​para construir a sua posição no Performance Cube** composto por três dimensões: Estratégia, Desempenho e Capacitador.

O relatório mencionado acima mostra as tendências em cada dimensão e as mudanças ao longo dos anos.

As empresas podem participar sem nenhum custo e resultados individuais como o processo podem ser medidos através de seus consultores.

O Hackett Group

Uma empresa de consultoria reconhecida que fez mais de 7.500 estudos do processo.

O benchmark é um projeto pago em que você fornece informações e dados de uma forma pré-formatada e esta informação preenche sua base de dados por uma década.

O estudo do processo é traçado em “A Grade de Valores Hackett” e através dele você é capaz de determinar tanto lacunas de desempenho e lacunas de capacidade, quanto comparar sua empresa com as concorrentes, as indústrias interprofissionais e as best-in-class em termos de eficiência e eficácia.

Retirar

Eficiência e eficácia em Compras são alvos em movimento e apenas o benchmark pode lhe dar a direção a seguir e identificar as áreas em que você precisa melhorar.

No entanto você deve definir o que e por que você quer o processo, e mais importante, ter todas as métricas de desempenho posicionadas antes de iniciar o processo.

Traduzido por Ibid do original: Benchmarking in Purchasing.

Autor: Paulo Morett

Fonte: (Link fora do ar) http://www.mypurchasingcenter.com/office-products/blogs/benchmark-in-purchasing-are-you-worst-in-class/

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