CADEIA DE SUPRIMENTOS : COMO GARANTIR O SUCESSO?

  13/01/2022 - Por : - -

Cadeia de suprimentos, contem um cenário altamente competitivo, as empresas precisam saber se destacar.

Dois fatores relevantes são a agilidade e o custo, que devem ser conseguidos por meio da gestão da cadeia de suprimentos.

A supply chain management é derivada da demanda por gerenciamento e integração das operações logísticas, envolvendo desde os fornecedores até os consumidores finais.A finalidade dessa prática é agilizar os processos mantendo um custo compatível para, no final, entregar o item adquirido ao cliente.

A questão é: qual o segredo de um bom desenvolvimento da cadeia logística?

É o que vamos responder neste post.

Aqui, mostraremos qual é a chave do sucesso e apresentaremos dicas que farão você chegar onde deseja.

Então, vamos lá?

Como funciona a cadeia de suprimentos?

A supply chain abrange todos os processos logísticos de uma empresa.

Quando ela é bem controlada, as atividades seguem um fluxo contínuo e normal, que garante o bom funcionamento de todos os elos presentes na cadeia.

Por outro lado, se algum dos pontos falhar, todo o processo será prejudicado – e isso impactará negativamente a sua empresa.

Como evitar esse prejuízo? Pela integração.

É somente a partir da adoção de um conjunto de métodos bem claros que se torna possível gerenciar mais adequadamente todos os parâmetros da cadeia, como custo, estoque, armazenamento, transporte, entre outros.

Perceba que a gestão da cadeia logística tem como objetivo garantir o produto correto no momento e local adequados e com o custo mais baixo possível.

Assim, ela congrega todos os fornecedores, armazéns, unidades industriais, revendedores e centros de distribuição.

Como garantir a integração?

A gestão da cadeia logística precisa ser integrada e, para isso, é necessário contar com um sistema que controle todos os processos executados, independentemente de uma parte deles ser terceirizado.

Esse objetivo só será assegurado ao seguir recomendações para uma boa gestão da supply chain.

Existem várias dicas relevantes, porém todas elas se resumem a um conceito central: estreitar o relacionamento com os fornecedores.

É assim que você garantirá o sucesso do seu negócio.

Abordando outras sugestões específicas, veja o que você deve fazer para executar uma boa gestão da cadeia logística:

  • Reduza o número de fornecedores para estabelecer uma relação mais próxima com cada um deles;
  • Diminua a quantidade de terceirizados com a mesma finalidade da dica anterior;
  • Determine canais de distribuição e gestão compartilhada do estoque, para que os fornecedores possam dividir lucros, custos e riscos;
  • Faça previsões acertadas de demanda e escassez do estoque, a fim de elaborar promoções e executar outros ajustes necessários;
  • Mensure e acompanhe o índice de desenvolvimento do fornecedor, que pode ser implantado pelo Balanced Scorecard (BSC), metodologia que está baseada nos KPIs, ou indicadores-chave de performance;
  • Utilize ferramentas de gestão eficazes, como os EDIs (Electronic Data Interchange, ou intercâmbio de dados eletrônicos) e ERPs (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa). Essas soluções facilitam as operações eletrônicos e mantém os dados atualizados em tempo real;
  • Adote ferramentas logísticas para selecionar os lugares mais adequados de planejamento e trabalhar junto às rotas de entrega;
  • Agilize os processos de expedição e recepção, que agregam pouco valor e podem se tornar gargalos que impedem o bom funcionamento da cadeia;
  • Cuide do transporte, indo além da avaliação das rotas mais adequadas. Considere principalmente as características do produto e o tempo de deslocamento. Afinal, de nada adianta optar pelo modal marítimo se a mercadoria não resistir;
  • Integre cliente e fornecedores para determinar a logística mais adequada. Ao tomar decisões conjuntas, é mais fácil acertar, porque os fornecedores conhecem profundamente as características locais e os meios apropriados para diminuir custos e melhorar o processo.

Desse modo, a cadeia de suprimentos da sua empresa será mais eficiente e bem-sucedida.

Agora que você já sabe a chave para o sucesso da supply chain, que tal ver 7 estratégias para otimizá-la?

F.A.Q – Perguntas frequentes

O que é a cadeia de suprimentos?

Como mencionado, a cadeia de suprimentos, ou supply chain, envolve todas as etapas de fabricação e entrega de produtos aos clientes. Isso corresponde a:

  • Aquisição de matéria-prima;
  • Estocagem de mercadorias prontas, em fabricação ou de seus insumos;
  • Transporte de itens,
  • Entrega de produtos ao cliente.

Nessas fases, incluem-se processos ou fluxos de trabalho, recursos financeiros, mão de obra, entre outras variáveis que asseguram o funcionamento de toda a cadeia. Vale destacar que a cadeia de abastecimento parte dos fornecedores e segue até os clientes, envolvendo, às vezes, intermediários (revendas, representações) e outras instituições.

Como funciona o gerenciamento da supply chain?

A gestão da cadeia de suprimentos é a administração e controle dos elementos que a constituem, como:

  • Fluxos de dados;
  • Produção de mercadorias;
  • Atividades e funções dos colaboradores;
  • Rotinas logísticas;
  • Custos;
  • Canais de distribuição,
  • Tempo de entregas.

Ela emprega técnicas, metodologias e soluções tecnológicas para acompanhar, integrar, controlar e organizar suas etapas. Cada companhia conta com uma cadeia de suprimentos própria, de modo que tanto clientes empresariais quanto fornecedores têm as suas.

Por isso, uma gestão de suprimentos eficiente deve considerar, além de seus fluxos internos, os externos. Ou seja, aqueles que envolvem os seus parceiros, fornecedores e consumidores.

É importante que haja integração de processos entre esses agentes, com troca de informações para que as cadeias de ambos sejam otimizadas e se complementam. Dessa forma, o cliente saberá, por exemplo, quando o fornecedor tem matéria-prima e, a partir disso, poderá se preparar para fazer pedidos.

Qual a  importância para a indústria?

Uma boa gestão de cadeia de suprimentos diminui custos ao longo da cadeia. Isso acontece principalmente ao otimizar o controle dos produtos de modo a prevenir perdas, extravios e quebras. Também é essencial reduzir confusões que surgem devido a dados conflituosos nos estoques — como quantidades de itens estocados que não batem com os registros — e nas entregas.

Líderes que buscam bons resultados e redução de gargalos logísticos precisam focar no gerenciamento de suprimentos. Isso deve ser feito tanto em curto quanto em médio e longo prazo. Assim, é possível que as atividades do setor se tornem mais simples, seguras e ágeis.

Quais os principais benefícios da gestão do abastecimento?

Transparência

Um dos principais benefícios de ter uma gestão eficiente é a transparência. Esse é um benefício para a organização, pois ela passa a acompanhar melhor o que ocorre em todo o processo.

Redução de custos

Uma gestão da cadeia de fornecimento eficaz reduz custos em diferentes setores. Exemplos disso são o estoque, compras, entregas e distribuição, entre outros. Com a integração de todas as etapas que compõem esse fluxo, a economia poderá ser ainda maior. Contudo, para que isso seja possível, é fundamental contar com um bom sistema de gestão empresarial.

Otimização de espaço e recursos

É preciso se preocupar com a correta alocação de recursos e de espaço. Por exemplo, em armazéns, realizam-se estudos sobre qual design é melhor para a alocação de prateleiras e estantes, além dos corredores entre elas. Avalia-se até o movimento dos veículos nesses espaços, para encontrar as rotas mais rápidas e eficientes para o transporte e armazenamento de produtos.

Atendimento e entrega

O cliente também sai ganhando quando a empresa investe em Supply Chain Management. Isso porque aumentam as chances de as compras serem entregues dentro do prazo devido à eficiência da cadeia de produção.

O atendimento ao consumidor é outro processo beneficiado, pois os vendedores conseguem saber, em tempo real, quais itens estão em estoque e quanto tempo demora para serem enviados ao cliente.

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