COMO IMPLANTAR O BALANCED SCORECARD NA SUA EMPRESA?

  08/06/2017 - Por : -

Você já conhece o Balanced Scorecard (BSC) e sabe a importância dessa técnica. A dúvida que pode surgir é: como implantar essa técnica no seu negócio?

O BSC trabalha com 4 perspectivas diferentes: de clientes, processos internos, financeira e aprendizado e crescimento.

A ideia de cada um desses aspectos é lidar com medidas de curto e longo prazos, que ajudem a alcançar uma performance competitiva.

Em outras palavras, o BSC é uma técnica que possibilita ter uma visão de desempenho integrada, que abranja as 4 perspectivas para ter melhores resultados.

No entanto, a implantação pode parecer um pouco complexa justamente por conta desses diferentes vieses.

Para desmistificar essa questão, este post vai apresentar o que você deve fazer para implementar o BSC no seu negócio.

Quer saber mais? Acompanhe!

Como implantar o Balanced Scorecard?

O BSC sempre deve ser trabalhado e encarado de forma integrada.

Suas 4 perspectivas traduzem as habilidades, os conhecimentos e os sistemas necessários para que os colaboradores possam inovar e alcançar as capacidades estratégicas.

É dessa forma que se pode entregar valor ao mercado e aos acionistas.

Formalmente, o BSC divide-se em tarefas que devem ser desenvolvidas.

Seus criadores, Kaplan e Norton, estabelecem 4 processos de gestão que ajudam a colocar a implantação dessa técnica em prática.

Veja quais são eles:

Visão

Esse processo permite estabelecer um consenso sobre a estratégia e visão organizacionais.

Essa noção deve ser compartilhada por todos os colaboradores, desde a direção até a área produtiva.

Quando isso ocorre, a consequência é o fato de a estratégia ser traduzida em termos operacionais, o que significa que os mapas estratégicos são desenhados.

Eles agregam dinâmica e trazem mais foco e clareza para a sua empresa.

Comunicação e ligação

O segundo processo representa a comunicação da estratégia empresarial nos sentidos vertical e horizontal da estrutura.

O objetivo é integrar os diferentes departamentos e níveis hierárquicos da organização para que os objetivos setoriais e individuais sejam alcançados.

A ideia é identificar os processos-chave, que são os principais que existem na empresa.

Assim é possível desenvolver medidas de desempenho para acompanhá-los e verificar se o caminho traçado está correto.

Planejamento do negócio

Esse processo tem como finalidade a alocação de recursos organizacionais e a definição de prioridades conforme as metas estratégicas elaboradas.

Com isso é possível evitar a complacência ou qualquer elemento que possa inviabilizar as mudanças necessárias para o desenvolvimento do negócio.

Vale a pena destacar que a empresa deve adaptar suas prioridades e recursos a fim de que suas necessidades estratégicas sejam estabelecidas.

Feedback

Essa prática de dar o retorno tem como objetivo oferecer à empresa a capacidade de aprender estrategicamente, ou seja, gerenciar um processo de modo constante e continuado para que todos na organização o conheçam.

A quais elementos se atentar?

Durante todo esse processo, toda a organização deve entender que o BSC exige a implantação de uma nova cultura.

É preciso sustentá-la e percebê-la a fim de que a mudança realmente seja consolidada.

Afinal de contas, se a direção não participar e aplicar a mudança, os colaboradores se sentirão desmotivados.

Por outro lado, se somente os gestores incorporarem a nova cultura e não contarem com a ajuda dos funcionários, não será possível colocar a ideia efetivamente em prática.

Outro detalhe relevante é que a empresa deve usar seu canal de comunicação interno para implantar o BSC com eficiência.

A ideia é usar e-mails, quadros de avisos, intranet, palestras e quaisquer outros meios para levar a metodologia para todos os colaboradores.

Desse modo os funcionários farão parte da mudança e compreenderão melhor os objetivos de longo prazo e qual é a estratégia necessária para atingi-los.

Assim também é possível alinhar esforços e iniciativas às modificações que devem ser aplicadas.

Em resumo, o BSC é um plano de comunicação que abrange todos os envolvidos no empreendimento.

Ele deve detalhar a estratégia em suas diferentes perspectivas e ajudar o processo de comunicação para todos os setores.

Assim os resultados são melhores e mais efetivos.

Gostou de entender mais sobre o Balanced Scorecard?

Se quiser saber mais, aproveite para ler o que é exatamente essa metodologia e quais são seus objetivos.

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