E-PROCUREMENT: 5 BENEFÍCIOS PARA OS FORNECEDORES
12/03/2015 - Por : Fábio Hoinaski - E-procurementQuando se fala num software de e-Procurement, logo nos vem em mente a utilização dele para atendimento às necessidades do departamento de compras das empresas.
O que muita gente não sabe é que um e-Procurement – como são chamadas estas soluções – também pode trazer benefícios para as empresas fornecedoras.
E é sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!
Para relembrar, e-Procurement é um software para automatizar os processos de compras e vendas, tornando o controle de estoques mais eficaz, reduzindo custos por meio de acompanhamento do histórico de compra (no caso do comprador) e de vendas (no caso do fornecedor), trazendo melhorias nas negociações e deixando a produção mais profissional e estratégica.
Agora, quais são os benefícios que um software de e-Procurement pode oferecer aos fornecedores?
5 benefícios de um e-Procurement para as empresas fornecedoras
Pode ser utilizado pelos fornecedores para dar aos clientes a opção de fazer seus pedidos diretamente no sistema, o que agiliza o trabalho para ambos os lados.
A primeira pergunta que vem à cabeça quando se trata de adquirir uma solução de e-Procuremente é: vale a pena pagar um pequeno percentual em cada venda para poder ter acesso aos sistemas de e-Procurement de mais empresas compradoras?
A seguir, veja outros os 4 principais benefícios que a sua empresa, como fornecedora, pode obter ao utilizar um software para gestão de suprimentos e veja se eles respondem a esta dúvida:
1 – Conquista de mais clientes e aumento do faturamento
A automatização do processo de gestão oferece às empresas fornecedoras mais rapidez no atendimento ao pedido, além de mais capacidade gerencial.
Com um bom software de e-Procurement, os fornecedores podem dedicar a maior parte do seu tempo na conquista de novos clientes, ao invés de dedicar boa parte da sua equipe para atualizar planilhas.
Com poucos cliques é possível buscar históricos de compras, ticket médio e cruzar dados para entender o comportamento de compra dos clientes.
Sobra mais tempo para atender mais clientes – e isso se reflete diretamente no faturamento da empresa.
2 – Agilização dos pedidos
Ao invés do cliente precisar fazer uma ligação para o backoffice da sua empresa, ele pode fazer seus pedidos diretamente no sistema, tornando o seu trabalho como fornecedor mais ágil.
Como os preços já foram negociados previamente, podem ser parametrizados para cada cliente.
Caso precise negociar novos itens, o cliente pode abrir cotações.
3 – Conhecimento do cliente e criação de estratégias para aumentar o ticket médio
Como tudo fica registrado no sistema, inclusive os contratos, quanto mais avançar a parceria comercial entre você e os seus clientes, mais dados você terá para estudar os hábitos de compras e, assim, planejar vendas cruzadas e fornecer informações para que sua equipe comercial consiga atender às necessidades dos seus clientes.
4 – Melhoria no atendimento aos clientes
Uma boa ferramenta de e-Procurement, além de registrar todo o histórico, também permite criar um workflow, ou seja, uma sequência lógica do processo de entregas, o que ajuda a acompanhar desde o momento em que a mercadoria sai da expedição até chegar na empresa que a comprou.
Tanto fornecedor quanto comprador se beneficiam dessa transparência.
5 – Fidelização dos clientes
Ao oferecer uma comunicação fácil e automatizada aos seus clientes, você terá dado um passo a mais para fidelizá-los.
Um e-Procurement mostra que sua empresa está preocupada com o bom atendimento e investe em tecnologia para que isso aconteça, além de gerar um clima de colaboração entre a sua empresa e os compradores clientes.
Você já conta com e-Procurement para sua estratégia de atendimento aos clientes? Conte pra gente, deixe um comentário!
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