FORNECEDORES: PRINCIPAIS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA AS REDES

  12/02/2015 - Por : -

Uma das principais características das redes de fornecedores é atuar como hub dos dados coletados entre seus participantes.

Elas oferecem ao gestor a possibilidade de visualizar o conjunto de informações consolidadas.

Na pesquisa desenvolvida pelo Aberdeen Group, o nível de sofisticação no gerenciamento dos registros serve como parâmetro para classificação das empresas.

O objetivo é ver como as ações estratégicas são incorporadas, levando-se em consideração o perfil das companhias.

A partir das respostas coletadas no estudo, as empresas foram divididas em três níveis.

As com desempenho superior receberam  a classificação “melhores na categoria”.

Aquelas com performance intermediária ficaram no grupo das “medianas”.

Já as companhias que apresentaram baixo rendimento receberam a classificação “retardatárias”.

Redes de fornecedores e ações estratégicas

De acordo com a pesquisa, todas as categorias de empresa utilizam as redes de fornecedores em maior ou menor grau.

Foram identificadas as cinco principais ações estratégicas das companhias.

O quadro abaixo apresenta em que nível elas vêm sendo implementadas em cada categoria.

Melhores na categoria Medianas Retardatárias
Melhorar a conformidade de compras e contratos 62% 53% 53%
Aumentar a percentagem de ordens de compras eletrônicas enviadas para os fornecedores 28% 28% 17%
Implementar o gerenciamento de informação de fornecedores juntamente com a rede 24% 25% 28%
Medir o desempenho do fornecedor com relação às atividades na rede 21% 35% 33%
Aumentar o número de fornecedores identificados por meio da rede 21% 18% 22%

É interessante compreender o comportamento de cada um dos perfis em relação às prioridades.

No caso da melhoria na conformidade de compras e contratos, há uma atenção maior por parte das melhores na categoria, com 62%. Isto se deve à preocupação com o ganho de eficiência nos processos.

Medianas e retardatárias apresentam números idênticos (53%).

O aumento da proporção de ordens de compra eletrônicas enviadas tem o mesmo peso para as melhores e medianas.

As retardatárias ficam muito atrás, o que pode sugerir a manutenção de práticas ultrapassadas, tais como o envio de pedidos por fax.

A implementação do gerenciamento de informação de fornecedores registra maior peso entre as retardatárias.

A explicação pode estar na defasagem em relação às demais nessa área.

A quarta ação estratégica, a avaliação do fornecedor em relação à rede, registra números muito próximos entre medianas (35%) e retardatárias (32%), ficando as melhores na categoria com 21%.

As primeiras, provavelmente, ainda precisam aprimorar seus mecanismos de análise dos fornecedores.

A última ação estratégica analisada, a busca por novos fornecedores por meio da rede, tem importância semelhante para os três perfis.

Ela já se consolidou como demanda permanente nas empresas, independentemente do seu nível de utilização dos sistemas de integração.

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