GERENCIAMENTO DE COMPRAS: PORQUE SUA EMPRESA DEVERIA SE PREOCUPAR
28/07/2014 - Por : Fabio Hoinaski - Área de comprasA gestão de compras é uma ferramenta essencial para apoiar uma das principais razões da existência de uma empresa: a geração de lucros.
Fazer o acompanhamento minucioso de tudo que é comprado, bem como ter uma excelente estratégia de relacionamento com fornecedores e potenciais fornecedores é um diferencial das empresas competitivas.
E competitividade deixou de ser algo teórico há muito tempo.
Somente as empresas competitivas se mantém no mercado, sejam quais forem os seus portes ou os segmentos em que atuam.
O gerenciamento estratégico de compras vai desde a avaliação constante da carteira de fornecedores e aqui não estamos falando apenas de preço, mas também de como estas empresas fornecedoras estão de acordo com os valores da organização contratante, passando pela negociação de preços e prazos de entrega, controle de contratos, até o controle do estoque.
Outro ponto importante dentro da gestão de compras é o acompanhamento de contratos.
Com uma abordagem mais estratégica, é possível prever e projetar geração de receita e redução de custos com uma boa gestão de contratos.
Estipular contratualmente preços e prazos de entrega, muitas vezes, pode ser vital para o controle de suprimentos.
Gerenciamento de compras: Porque sua empresa deveria se preocupar
Do ponto de vista operacional, as empresas com boa gestão de compras ganham tempo uma vez que o fluxo dos processos está “redondo”, perde-se menos tempo com retrabalhos, redundância de informações e reparação de erros.
Também é possível afirmar que controlando estrategicamente as compras, a empresa ganha significativa redução de custos.
Este ganho é possível com a negociação mais estreita de mercadorias e serviços, mas também pelo fato de ter uma equipe mais reduzida na área de suprimentos.
Ou seja, as pessoas envolvidas podem se dedicar a outras atividades, potencializando suas entregas para a empresa.
Além de tudo isso, o gerenciamento estratégico de compras, permite que a empresa tenha em mãos mais insumos na hora de negociar com seus próprios clientes.
Uma vez que está tudo sob controle, é possível ter uma visão clara das margens de lucro, bem como ser mais preciso na hora de prometer entrega e flexibilidade para negociar.
E a gestão estratégica de compras é feita com pessoas altamente qualificadas, mas também com ferramentas tecnológicas que façam o operacional, e deixem os profissionais mais livres para se dedicar ao estratégico.
Não dá mais para fazer compras utilizando apenas telefone ou E-mail, é preciso ferramentas que comparem preços, otimizem fluxos, guardem históricos de evolução das negociações e, no fim das contas, tornem o processo mais fácil, para isso pode ser usado um sistema de compras.
E a sua empresa, como está se preocupando com o gerenciamento de compras?
Conte para a gente nos comentários abaixo!